Android Geek
O maior site de Android em Português

Root Android. Ainda vale a pena? Vantagens e desvantagens

Fazer Root ou não fazer Root essa é a questão. O Android é um sistema operativo que nos permite modificar muitos dos seus recursos de forma rápida e fácil, ajudando-nos com a imensa quantidade de aplicações de personalização que podemos encontrar no Google Play.

Fazer Root ou não fazer Root essa é a questão. O Android é um sistema operativo que nos permite modificar muitos dos seus recursos de forma rápida e fácil, ajudando-nos com a imensa quantidade de aplicações de personalização que podemos encontrar no Google Play.

 

Fazer Root ao nosso smartphone pode abrir um novo mundo de possibilidades, permitindo acesso aos cantos mais ocultos do sistema operativo do Google. No entanto, acreditamos que é uma questãovválida: Vale a pena fazer Root a um smartphone neste momento? Aqui estão as nossas reflexões para se esclareçam todas as dúvidas.

O que podemos fazer com acesso Root?

O Android é um sistema operativo que, Felizmente, é muito personalizável. Podemos encontrar muitas aplicações que nos permitem modificar muitos aspectos do nosso dispositivo, para que possamos configurá-lo ao nosso gosto. Daquelas que visam os aspectos estéticos da interface, como Launcher e pacotes de ícones, passando por aqueles que nos permitem aprofundar um pouco mais as funções do nosso smartphone.

No entanto, ser utilizador root é outra história. Quando nos tornamos "superusuários" temos um controlo muito mais profundo do funcionamento do terminal. Podemos personalizar qualquer aspecto que nos venha à mente desde a ROM até aos botões de navegação, passando pela barra de notificação e até a animação de inicialização. Nem tudo é baseado nos aspectos visuais, claro, também teremos acesso a aplicações que nos permitem desinstalar o bloatware, como o Titanium Backup, ou criar todos os tipos de gestos para navegar à vontade, como o GMD GestureControl. As possibilidades são muitas e muito diversas.

Vale a pena fazer Root hoje?

Vale a pena fazer Root a um smartphone hoje? Se me fizerem essa pergunta a primeira resposta que vem à mente é não, e vou explicar as razões. Estas baseiam-se em duas premissas específicas: em primeiro lugar, temos atualmente muito mais liberdade do que há alguns anos; em segundo lugar, talvez seja um risco que não compense.

Todos os dias temos mais opções sem a necessidade de root

Há alguns anos, nem sequer podíamos ver a percentagem de bateria na barra de notificação, hoje vem por defeito. Há algum tempo, era muito útil mudar a ROM para certos smartphones cujo software de origem era completamente inútil, hoje em dia mesmo os dispositivos mais económicos têm bom desempenho.

 

O que quero dizer com isto? Não há dúvidas de que durante os primeiros anos da história do Android foi muito útil ter acesso root, mas o sistema operativo do Google já percorreu um longo caminho desde então e as camadas de personalização de diferentes fabricantes também. A cada nova atualização, temos melhores opções como o OnePlus, com o OxygenOS, nos fornece Skins que funcionam e são altamente personalizáveis. Podemos ter muito mais controlo sobre o nosso dispositivo sem nos complicar.

É necessário correr o risco?

Levando em conta os comentários da seção anterior, Vale a pena correr riscos? Devem ter em mente que, embora não seja um processo realmente complicado, se quisermos fazer root ao nosso dispositivo, teremos que alterar certos parâmetros que podem colocar em risco a integridade do nosso smartphone se não forem feitos corretamente. Além disso, e para mim é um dos pontos mais importantes, fazer Root significa perder instantaneamente a garantia do dispositivo.

Qualquer problema de software que surja após o processo pode ter sido causado pelas permissões "superusuário", de modo que nenhum fabricante considerará a reparação sob garantia. Levando em conta que as possibilidades concedidas pelo. ROOT não são tão diferentes e espetaculares quanto há alguns anos, pode não valer a pena o risco.

Conclusões: o momento passou

Se eu tivesse escrito estas linhas há 6 anos, não teria dúvidas sobre a resposta. Eu teria dito "se puderem, façam, brinquem e explorem o vosso Android e personalizem tudo o que puderem personalizar". No entanto, o sistema operativo de Mountain View hoje é infinitamente melhor do que há um tempo atrás. E o Android Pie 9.0 fará a diferença

 

Portanto, e colocando numa balança o que podemos ganhar e perder, Eu não acho que valha a pena fazer Root neste momento.

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais