Android Geek
O maior site de Android em Português

Review Sonoff RF – Interruptor WIFI com comando RF

À semelhança do Sonoff Touch  este Sonoff RF também não vem embalado de uma forma particularmente deslumbrante. Uma fina camada de cartão é o que nos separa do aparelho e respectivos acessórios. Dentro da caixa encontramos o relé, um comando RF, e um conjunto de 4 parafusos para apertar os espelhos de cada um dos lados do relé, depois de concluída a instalação.

Review Sonoff RF – Interruptor WIFI com comando RF image

As ligações são do mais simples que podemos ter. Existe um input e um output, sendo que basta ligar a fase e o neutro na mesma orientação em cada um dos lados do aparelho.

Review Sonoff RF – Interruptor WIFI com comando RF image

A partir daqui já podemos ligar e desligar a corrente através do botão preto que está no próprio relé, faltando apenas configurar o comando RF e o funcionamento através de WIFI.

E foi aqui que encontrámos algumas dificuldades…

Review Sonoff RF – Interruptor WIFI com comando RF image

Ao tentarmos “descobrir” o Sonoff RF na app eWeLink, o manual de instruções diz-nos que temos que nos ligar a uma rede WIFI que fica disponível quando ficamos a pressionar o botão do relé durante 7 segundos e este entra no modo de emparelhamento. Colocamos a password 12345678 e ficamos ligados a essa rede wifi. No nosso caso, foram necessárias várias tentativas até que tivéssemos ligação a essa rede wifi. Depois de reiniciar várias vezes, quer o telemóvel, quer o relé, lá conseguimos e o dispositivo ficou disponível na aplicação. De referir que esta forma de configuração apenas é necessária para IOS, sendo que para Android será bem mais fácil e intuitivo…

CURIOSIDADE: A Apple terminou o ano de 2016 como a fabricante com mais lucros no que ao departamento móvel diz respeito, apesar de ter vendido significativamente menos unidades que a rival Sul Coreana Samsung.  

Review Sonoff RF – Interruptor WIFI com comando RF image

A configuração do comando RF foi mais fácil, bastou seguir as instruções e ficámos também com a opção de ligar ou desligar o dispositivo com um comando igual aos comuns comandos de garagem.

O preço não é proibitivo, ronda os 7-14 euros, sendo que o mais barato que encontrámos foi na própria loja online do fabricante por $7,20.

Numa nota de apreciação geral, é um produto com uma boa relação qualidade / preço, acessível, configurável por qualquer pessoa, mesmo sem grandes conhecimentos técnicos.

Uma boa escolha.

Fica a nossa review em vídeo.

Link do Sonoff RF:https://goo.gl/SKzrhc
Link do 433 Mhz RF Remoto:https://goo.gl/Y4b2dm
Nota Editorial: Porque não usamos um sistema métrico nas nossas análises?
A utilização de um smartphone é uma experiência pessoal, e tentamos de forma clara transmitir a nossa experiência com os equipamentos avaliando aspectos quantitativos e qualitativos.
Usar um sistema de avaliação que atribua uma nota ou numero de estrelas a um equipamento irá inevitavelmente ser confuso para o leitor ou injusto para os equipamentos ou ambos.
Um topo de gama do ano corrente poderá merecer uma nota perto da máxima, enquanto um equipamento de gama média que se destaque pode também merecer uma nota alta no seu segmento. Para evitar a confusão do leitor ter que avaliar a que gama pertence o equipamento o preço a que foi lançado e a data da análise, optámos por excluir a atribuição de notas aos equipamentos.
Se não concordam, façam-nos chegar a vossa opinião para [email protected] ou através do formulário de contacto no canto inferior direito do site.
.

Comentários estão fechados.