Android Geek
O maior site de Android em Português

Qualcomm XR1 é oficial: um chip Snapdragon para AR e VR

A Qualcomm Technologies, Inc., uma subsidiária da Qualcomm Incorporated (NASDAQ: QCOM), estreou a Plataforma Qualcomm® Snapdragon ™ XR1, a primeira plataforma dedicada a Realidade Estendida (XR) do mundo durante um evento de lançamento que antecedeu a Augmented World Expo (AWE) .

A XR1 é uma plataforma de última geração que oferece aos utilizadores comuns experiências de XR de alta qualidade, permitindo que os OEMs desenvolvam dispositivos com estas capacidades. A plataforma XR1 também possui otimizações especiais para experiências de Realidade Aumentada (AR) com recursos de Inteligência Artificial (AI), oferecendo melhor interatividade, consumo de energia e eficiencia térmica.

A Qualcomm Technologies também anunciou que os fabricantes de equipamentos originais (OEMs) Meta, VIVE, Vuzix e Picoare já estão a desenvolver a primeira plataforma dedicada XR1.

“À medida que a tecnologia evolui e a procura do consumidor cresce, imaginamos que os dispositivos XR desempenhem uma variedade maior de papéis no dia a dia dos consumidores e trabalhadores”, disse Alex Katouzian, vice-presidente sénior e gestor geral da Unidade de Negócios Móveis da Qualcomm Technologies, Inc. “ Ao integrar recursos visuais poderosos, áudio de alta fidelidade e experiências interactivas ricas, o XR1 ajudará a criar uma nova era de dispositivos XR de alta qualidade para os consumidores. ”

O XR1 integra a arquitetura de computação heterogênea da Qualcomm Technologies, incluindo a Unidade de Processamento Central (CPU) multicore baseada em ARM, o processador vetorial, a Unidade de Processamento Gráfico (GPU) e o Qualcomm® AI Engine. Outros recursos importantes incluem uma avançada camada de serviços de software XR, aprendizado de máquina, o SDK (Snapdragon XR Software Development Kit) e as tecnologias de segurança e conectividade da Qualcomm Technologies.

A plataforma XR1 também fornece um mecanismo de AI para processamento no dispositivo. Esse mecanismo fornece aos clientes a capacidade de processar recursos IA e executar algoritmos de visão computacional baseados em aprendizagem de máquina de alto desempenho e eficientes em energia que podem ajudar com  AR com melhor previsão de posicionamento, classificação de objetos etc.

Neste artigo vão encontrar:

Tecnologia Visual

A plataforma XR1 permitirá que os consumidores fiquem imersos NOS seus filmes, programas e desportos favoritos, oferecendo suporte a resolução de vídeo 4K de alta definição em até 60 quadros por segundo para VR HMDs de alta qualidade. Novos algoritmos de hardware e software dedicados no seu Processador de Sinal de Imagem (ISP) Qualcomm Spectra ™ podem ajudar a reduzir significativamente o ruído indesejado em imagens, produzindo uma imagem final substancialmente melhorada em headsets AR de alta qualidade. O processador de exibição integrado fornece uma variedade de opções de exibição com composição acelerada por hardware, suporte a dois monitores, sobreposições 3D e suporte para interfaces de programação de aplicações (APIs) gráficas, incluindo OpenGL, OpenCL e Vulkan. A plataforma também possui recursos avançados de processamento de visão, fundamentais para tecnologias como o Virtual Inertial Odometry (VIO), que permite que os utilizadores se movimentem no mundo virtual ou interajam com objetos aumentados numa experiência de AR.

Audio

A plataforma XR1 usa o Qualcomm Technologies 3D Audio Suite, as tecnologias de áudio Qualcomm Aqstic e o Qualcomm® aptX ™ Audio para experiências de áudio de alta fidelidade e assistência de voz “sempre ligada e sempre ouvida”, bem como a reprodução Bluetooth. As funções de transferência relacionadas ao XR1 (HRTF) permitem que os ouvintes oiçam sons binaurais que parecem vir de um ponto específico no espaço.

Interacção

Com três e seis graus de liberdade (3DoF, 6DoF) recursos de contr