Qualcomm vai integrar suporte de Hardware ao Codec AV1 no próximo Snapdragon

A Qualcomm anunciou que irá incluir suporte de hardware ao codec AV1 na sua próxima plataforma. Este é um grande passo em frente para esta tecnologia, uma vez que o suporte de hardware tornará muito mais fácil a sua implementação e utilização. A decisão da Qualcomm irá provavelmente ajudar a popularizar o AV1 e encorajar outras empresas a começar a utilizá-lo também.

A Qualcomm anunciou que irá incluir suporte de hardware ao codec AV1 na sua próxima plataforma. Este é um grande passo em frente para esta tecnologia, uma vez que o suporte de hardware tornará muito mais fácil a sua implementação e utilização. A decisão da Qualcomm irá provavelmente ajudar a popularizar o AV1 e encorajar outras empresas a começar a utilizá-lo também.

O que é o Codec AV1?

AOMedia Video 1 (AV1) é um formato de codificação de vídeo aberto, livre de royalties, inicialmente concebido para transmissões de vídeo através da Internet. Foi desenvolvido como sucessor do VP9 pela Alliance for Open Media (AOMedia)[2], um consórcio fundado em 2015 que inclui empresas de semicondutores, fornecedores de serviços de streaming, produtores de conteúdos de vídeo, empresas de desenvolvimento de software e fornecedores de navegadores web. A especificação AV1 bitstream inclui um codec de vídeo de referência. Em 2018, o Facebook realizou testes que aproximavam as condições do mundo real, e o codificador de referência AV1 atingiu uma compressão de dados que foi 34%, 46,2%, e 50,3% superior à libvpx-vp9, x264 Perfil alto, e x264 Perfil principal, respetivamente.

Tal como VP9, AV1 tem um modelo de licenciamento livre de royalties que não impede a adoção em projetos de código aberto. AVIF é um formato de ficheiro de imagem comprimido que utiliza algoritmos de compressão AV1.

A Qualcomm irá trazer suporte de hardware para o codec AV1 à sua próxima plataforma SM8550

O fabricante americano está a trabalhar na próxima geração da sua plataforma de hardware de maior desempenho. De acordo com a mais recente informação , o suporte de hardware para o codec de vídeo AV1 permitiria uma compressão e reprodução de vídeo de muito maior qualidade a taxas de bits mais baixas.

No Mobile World Congress em Barcelona, várias marcas revelaram os seus novos smartphones topo de gama, muitos dos quais têm o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1 SoC no coração do sistema.

No entanto, o fabricante americano já está a olhar para o futuro e a trabalhar na próxima geração da sua plataforma de hardware de maior desempenho. De acordo com as notícias, poderá dar um passo importante com o novo chip, com o suporte de hardware para o codec de vídeo AV1.

Qualcomm vai integrar suporte de Hardware ao Codec AV1 no próximo Snapdragon 1

Este codec, criado em 2018 pela Alliance for Open Media, é um dos mais interessantes actualmente em uso. É um dos candidatos a suportar a entrega de conteúdos 8K e 4K HFR, competindo com o codec HEVC. A Qualcomm tinha ficado atrás da concorrência sobre o tema, e o actual Snapdragon 8 Gen 1 não oferece suporte de hardware para descodificar o codec, ao contrário das plataformas Exynos 2200 e Mediatek Dimensity 1000 da Samsung, que já o oferecem.

AV1 Codec AOMedia

A partir da próxima geração, as coisas devem mudar. Com a próxima plataforma, com o nome de código SM8550, a componente gráfica Adreno irá implementar suporte de hardware para AV1. Nesse momento, salvo novos lançamentos, apenas a Apple ficaria de fora do suporte de hardware. Apesar de estar entre os membros fundadores da AOMedia (juntamente com a Amazon, ARM, Facebook, Google, Intel, Microsoft, Mozilla, Netflix, Nvidia e Samsung). Atualmente, a descodificação de hardware da AV1 está presente em televisores topo de gama, incluindo televisores 8K, e o suporte alargado vai levar a um alargamento da base de utilizadores com a Netflix e o YouTube a liderar o caminho.

De acordo com as fontes, espera-se que o Google traga em breve o suporte de hardware AV1 ao seu Chromecast, contribuindo para o crescimento do ecossistema.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!