Três anos após a última atualização para a versão 4+ com até 100W, a Qualcomm lançou o Quick Charge 5 ontem. Esta versão 5 do carregamento rápido DA Qualcomm promete mais de 100W (sem dizer o quanto exatamente), e velocidades de carregamento muito mais altas e telefones sempre frescos.

A Qualcomm promete que "pode ​​carregar um dispositivo de bateria de 4500mAh de 0 a 50% em cerca de cinco minutos" e passar de 0 a 100 em apenas 15 minutos. Isso tornaria o Quick Charge 5 mais rápido do que o Warp Charge / VOOC, da OnePlus e da OPPO, que carrega a bateria de 4510mAh do OnePlus 8 em 50% em 20 minutos.

Embora a OnePlus consiga provavelmente manter o equipamento mais frio do que qualquer telefone que use o Quick Charge, a Qualcomm promete que o novo padrão é 10 ° C mais frio que o QC 4+ (embora esse status seja baseado no carregamento de baterias de 2750mAh).

Como as fontes de alimentação dos telefones são extremamente sensíveis a altas temperaturas, isso pode ajudar a ganhar mais alguns meses de uso dos aparelhos que usem o novo padrão.

Qualcomm Quick Charge 5 carrega telefones de 0 a 100% em apenas 15 minutos 2

Para atingir essas velocidades de carregamento, o Quick Charge 5 permitirá que os OEMs coloquem duas baterias nos os seus telefones que podem carregar em conjunto - uma bateria de 4500mAh consistiria em duas células individuais de 2250mAh, geridas por um Chipset de bateria da Qualcomm. Essa configuração pode atingir mais de 20V de tensão de entrada e potências acima de 100W.

Isso pode parecer ser complicado, caro e ocupar mais espaço do que uma bateria comum, mas esse parece ser o caminho a seguir. É o que a Oppo faz com sua tecnologia de carregamento de alta velocidade.

Qualcomm Quick Charge 5 carrega telefones de 0 a 100% em apenas 15 minutos 3

Como qualquer padrão Quick Charge antes, o Quick Charge 5 é compatível com as gerações anteriores - um dispositivo QC 2.0 pode ser carregado com segurança com o mais recente carregador Quick Charge 5, por exemplo. Embora ainda nenhum telefone tenha sido anunciado com Quick Charge 5, a Qualcomm diz que o veremos em alguns telefones no terceiro trimestre de 2020, uma vez que a tecnologia é compatível com o Snapdragon 865 e 865+.

Quanto à configuração ultrarrápida de duas células, resta ver quantos aparelhos vão acabar por sair com esta configuração.