Protótipo mostra o design do telefone dobrável exterior da Xiaomi

Apesar desse smartphone nunca ter visto a luz do dia, três anos depois, Kuba Wojciechowski publicou algumas fotos reais de um protótipo do dispositivo. Embora ainda num estado ainda inicial, é uma intrigante peça de história tecnológica.

Há alguns anos , em 2019, Xiaomi apresentou um pedido de patente à CNIPA para um telefone dobrável para o exterior. Isto significaria essencialmente que o ecrã do smartphone envolve a parte de trás da unidade e pode ser desdobrado para aumentar o seu tamanho de ecrã.

Protótipo mostra o design do telefone dobrável exterior da Xiaomi 1

Apesar desse smartphone nunca ter visto a luz do dia, três anos depois, Kuba Wojciechowski publicou algumas fotos reais de um protótipo do dispositivo. Embora ainda num estado ainda inicial, é uma intrigante peça de história tecnológica.

E pelo que podemos ver, o conceito de telefone foi tornado realidade num protótipo rudimentar mas funcional. Podemos ver quatro câmaras, um flash LED, e depois por baixo delas, um botão que permitiria que o telefone se desdobrasse ao ser premido.

Protótipo mostra o design do telefone dobrável exterior da Xiaomi 5

Há várias imagens do interior, dos quais podemos ver uma bateria de 3.500 mAh. Sabemos também que estava equipado com o chip Snapdragon 855 e um modem X50, que tinha suporte 5G.

O aspecto faz lembrar muito o Mate X da Huawei de 2020, que recebeu uma sequela em Abril deste ano. Telefones como estes ainda apresentam uma faixa – um pequeno pedaço de reservado para câmaras e botões, que também funciona como um pouco de aderência extra para quando o telefone é desdobrado.

Porque é que o telefone dobrável da Xiaomi não foi lançado?

Podemos nunca descobrir porque é que este protótipo não chegou à fase de produção, mas ouviu-se dizer que está relacionado com preocupações de durabilidade. Afinal de contas, as telas dobráveis são infames por serem facilmente arranhadas e danificadas.

Quando dobrado, esse mesmo ecrã cobriria não só a frente mas também a parte de trás do telefone, o que significava que os utilizadores tinham de ser extremamente cuidadosos quando o colocavam em qualquer superfície – ou mesmo nos seus bolsos.

A Xiaomi avançou para um desenho mais comum de dobra interior, como o Mix Fold 2 do início deste ano. O telefone mostra realmente do que a marca é capaz, pois faz grandes inovações em termos de quão leve e fino pode ser um dobrável.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!
Deixe um comentário