Android Geek
O maior site de Android em Português

Processo de fabrico 5nm é estável: TSMC pronta para o fabrico do Chipset A14 da Apple

O Chipset é direccionado para os mercados de 5G e inteligência artificial de rápido crescimento, abre caminho para o lançamento do Chipset A14 de 5 nm em 2020.

 

Informações vindas da China sugerem que, em 2020, os iPhones usarão Chipsets de 5nm. A TSMC anunciou que fornecerá uma versão completa da sua infraestrutura de design de Chipset de 5nm dentro da sua Open Innovation Platform (OIP). Isso permitirá o projecto de sistemas de chipset de 5 nm (SOCs) em aplicações de computação móveis e de alto desempenho avançados de última geração. O Chipset é direccionado para os mercados de 5G e inteligência artificial de rápido crescimento, abre caminho para o lançamento do Chipset A14 de 5 nm em 2020.

Processo de fabrico 5nm é estável: TSMC pronta para o fabrico do Chipset A14 da Apple 1

A TSMC tem sido a única fornecedora de chipsets da série Apple A desde 2016. Acredita-se que os produtos produzidas pelas TSMC são superiores a outros fabricantes de Chipsets, como a Samsung e Intel. Portanto, a TSMC continuará a monopolizar os Chipsets da série A da Apple em 2019 e 2020 - pois deverá produzir Chipsets A13 e Chipsets A14.

Ao longo dos anos, a TSMC continuou a melhorar o seu processo de fabrico, desde o 16nm do A10 Fusion, o 10nm do A11 Bionic até o 7nm do A12 Bionic. Graças à simplificação do processo de litografia EUV, o Chipset A13 provavelmente atingirá níveis de 7nm +.

CliffHou, vice-presidente de P & D e desenvolvimento tecnológico da TSMC, disse:

“A tecnologia 5nm da TSMC oferece aos clientes o fluxo lógico mais avançado do sector para atender ao crescimento exponencial do poder de computação alimentado pela inteligência artificial e 5G. A nanotecnologia requer uma tecnologia de design mais profunda para optimização colaborativa. Portanto, trabalhamos perfeitamente com nossos parceiros do ecossistema para garantir que fornecemos blocos IP validados e ferramentas EDA para os nossos clientes. Continuaremos a ajudar os clientes a serem testados com sucesso e levar os produtos ao mercado mais rapidamente ”.

Processo de fabrico 5nm é estável: TSMC pronta para o fabrico do Chipset A14 da Apple 2

Comparado com o processo de 7 nm da TSMC, o recurso inovador do Chipset de 5 nm é que o núcleo ARMCortex-A72 fornece 1,8 vezes a densidade lógica e 15% de ganho de velocidade da geração anterior. Também alcança uma área SRAM e analógica superior através da arquitectura do processo. O processo de 5nm tem a vantagem de um processo simplificado de litografia EUV e fez um bom progresso na aprendizagem de rendimento, alcançando a melhor maturidade técnica actual da TSMC.

O processo de 5nm da TSMC já está a caminho e a empresa planeia investir US $ 25 biliões em produção em massa até 2020. Segundo relatos,a sua meta é alcançar os processos de fabrico de 3nm em 2022.

 

Fonte (em chinês)

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais