Android Geek
O maior site de Android em Português

Processo de fabrico 5nm é estável: TSMC pronta para o fabrico do Chipset A14 da Apple

O Chipset é direccionado para os mercados de 5G e inteligência artificial de rápido crescimento, abre caminho para o lançamento do Chipset A14 de 5 nm em 2020.

 

Informações vindas da China sugerem que, em 2020, os iPhones usarão Chipsets de 5nm. A TSMC anunciou que fornecerá uma versão completa da sua infraestrutura de design de Chipset de 5nm dentro da sua Open Innovation Platform (OIP). Isso permitirá o projecto de sistemas de chipset de 5 nm (SOCs) em aplicações de computação móveis e de alto desempenho avançados de última geração. O Chipset é direccionado para os mercados de 5G e inteligência artificial de rápido crescimento, abre caminho para o lançamento do Chipset A14 de 5 nm em 2020.

Processo de fabrico 5nm é estável: TSMC pronta para o fabrico do Chipset A14 da Apple 1

A TSMC tem sido a única fornecedora de chipsets da série Apple A desde 2016. Acredita-se que os produtos produzidas pelas TSMC são superiores a outros fabricantes de Chipsets, como a Samsung e Intel. Portanto, a TSMC continuará a monopolizar os Chipsets da série A da Apple em 2019 e 2020 - pois deverá produzir Chipsets A13 e Chipsets A14.

Ao longo dos anos, a TSMC continuou a melhorar o seu processo de fabrico, desde o 16nm do A10 Fusion, o 10nm do A11 Bionic até o 7nm do A12 Bionic. Graças à simplificação do processo de litografia EUV, o Chipset A13 provavelmente atingirá níveis de 7nm +.

CliffHou, vice-presidente de P & D e desenvolvimento tecnológico da TSMC, disse:

“A tecnologia 5nm da TSMC oferece aos clientes o fluxo lógico mais avançado do sector para atender ao crescimento exponencial do poder de computação alimentado pela inteligência artificial e 5G. A nanotecnologia requer uma tecnologia de design mais profunda para optimização colaborativa. Portanto, trabalhamos perfeitamente com nossos parceiros do ecossistema para garantir que fornecemos blocos IP validados e ferramentas EDA para os nossos clientes. Continuaremos a ajudar os clientes a serem testados com sucesso e levar os produtos ao mercado mais rapidamente ”.

Processo de fabrico 5nm é estável: TSMC pronta para o fabrico do Chipset A14 da Apple 2

Comparado com o processo de 7 nm da TSMC, o recurso inovador do Chipset de 5 nm é que o núcleo ARMCortex-A72 fornece 1,8 vezes a densidade lógica e 15% de ganho de velocidade da geração anterior. Também alcança uma área SRAM e analógica superior através da arquitectura do processo. O processo de 5nm tem a vantagem de um processo simplificado de litografia EUV e fez um bom progresso na aprendizagem de rendimento, alcançando a melhor maturidade técnica actual da TSMC.

O processo de 5nm da TSMC já está a caminho e a empresa planeia investir US $ 25 biliões em produção em massa até 2020. Segundo relatos,a sua meta é alcançar os processos de fabrico de 3nm em 2022.

 

Fonte (em chinês)

Gostaram? Podia ter sido melhor?
Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Gostaram? Podia ter sido melhor?
Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!
close-link