Preços de smartphones, consolas e outros eletrónicos vão subir mais

Foi relatado que a Samsung planeia aumentar o custo dos seus serviços para a produção de chips no segundo semestre deste ano em 15-20%. Acima de tudo, os chips criados utilizando processos técnicos maduros irão aumentar de preço.

Muitos dispositivos utilizam chips fabricados pela Samsung. Onde quer que estes chips sejam desenvolvidos, pelo próprio gigante sul-coreano ou, por exemplo, pela Qualcomm, em alguns casos, a Samsung é indispensável. Por uma dependência involuntária do fabricante do chip, os fabricantes de electrónica e de automóveis terão de pagar, mais cedo ou mais tarde. E esse momento está próximo. O custo dos chips de smartphones irá aumentar.

Foi relatado que a Samsung planeia aumentar o custo dos seus serviços para a produção de chips no segundo semestre deste ano em 15-20%. Acima de tudo, os chips criados utilizando processos técnicos maduros irão aumentar de preço. Neste momento, a empresa está a negociar com os clientes para aumentar o custo dos serviços, alguns deles já chegaram a um acordo.

Preços de smartphones, consolas e outros eletrónicos vão subir mais 1

O aumento do preço dos chips feitos pela Samsung irá afectar os fabricantes de smartphones, consolas de jogos, tablets e sistemas de automóveis. A própria Samsung orgulha-se de não comentar esta informação, deixando-a à mercê de analistas, peritos e iniciados. Estes, por sua vez, estão a preparar os consumidores para um aumento do custo do produto final, equipamento e automóveis, e terão de pagar mais. Eles vão resmungar, mas vão reconciliar-se. É verdade, que devido ao aumento do custo, e ao aumento quase inevitável dos preços destes produtos, eles estarão menos dispostos a comprar.

Aumento dos preços dos smartphones tem como culpada a Samsung e os seus chips

Para ser justo, deve dizer-se que no contexto da crise, a escassez de componentes; e problemas devidos ao coronavírus, o custo dos produtos Samsung permaneceu estável durante muito tempo. Ao contrário da TSMC, o gigante sul-coreano, até há pouco tempo; encontrou reservas para não aumentar o custo dos serviços e dos chipsets. Mas o inevitável aumento do custo dos materiais, novos surtos de COVID-19; e a situação instável no mercado acabou por forçá-la a rever os preços da produção de semicondutores.

Vai gostar de saber:  Descubra o Futuro Apple: iPhone Dobrável, Óculos AR e Novas Funcionalidades

A Samsung mostrou recentemente não só dispostivos comerciais, mas também protótipos funcionais de smartphones de próxima geração. Ross Young, fundador das empresas de pesquisa Display Supply Chain Consultants e DisplaySearch; também visitou a exposição e publicou fotografias dos protótipos de smartphones da Samsung.

Preços de smartphones, consolas e outros eletrónicos vão subir mais 2

A Samsung refere-se a esta solução como o “Vertical Retractable Design” como quando dobrado; o dispositivo é um smartphone compacto com um ecrã AMOLED na clássica relação de aspecto 16:9.

O ecrã maior pode ser mais conveniente ao ler notícias ou artigos; ou quando se vêem filmes com uma relação de aspecto teatral. Além disso, quando dobrado, o dispositivo cabe facilmente num bolso e é mais fino do que os smartphones dobráveis.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!
Através de Bloomberg