Portugueses (68%) não conhecem as vantagens do 5G

Nesse sentido a empresa levou a cabo, durante o mês de agosto, um estudo em parceria com a IPSOS sobre o nível de perceção da sociedade portuguesa sobre a nova rede móvel. Os resultados hoje divulgados mostram que apesar de 84% dos inquiridos já terem ouvido falar sobre o tema, mais de metade, cerca de 68% da amostra, desconhece os benefícios do 5G.

Para a Samsung, o 5G é um componente crítico que vem apoiar a sua visão 'Connected Living'. Nesse sentido a empresa levou a cabo, durante o mês de agosto, um estudo em parceria com a IPSOS sobre o nível de perceção da sociedade portuguesa sobre a nova rede móvel. Os resultados hoje divulgados mostram que apesar de 84% dos inquiridos já terem ouvido falar sobre o tema, mais de metade, cerca de 68% da amostradesconhece os benefícios do 5G. Videochamadas (teletrabalho) com elevada qualidade (81%) e o acesso a uma ligação sem falhas (82%) assumem-se como as principais necessidades dos portugueses relacionadas com a implementação da nova rede móvel.

Portugueses (68%) não conhecem as vantagens do 5G 1

A quinta geração móvel, irá permitir velocidades maiores e tempos de resposta menores e tudo, ou praticamente tudo, estará ligado entre si. Com o 5G os próximos anos trarão definitivamente uma maior relevância para temas como a IoT ou a AI e a Samsung tem vindo a adaptar a sua oferta através do lançamento de diversos equipamentos compatíveis com a quinta geração da rede móvel.

O Estudo – Os Resultados

O projeto, que resultou de uma parceria estabelecida com a IPSOS, empresa de estudos de mercado, teve como objetivo principal analisar o nível de perceção do utilizador da tecnologia 5G em Portugal. Para este efeito foram inquiridas, através de um inquérito online, 750 indivíduos maiores de 18 anos, 48% do sexo masculino e 52% do sexo feminino de todas as regiões nacionais, entre o dia 4 e 10 de agosto de 2020.

Os resultados obtidos mostram que no cenário global 84% dos inquiridos sabem ou já ouviram falar sobre 5G e uma em cada dez pessoas possui um equipamento compatível com a quinta geração de rede móvel. No entanto cerca de 68% da amostra selecionada não sabe em que consiste a nova tecnologia ou não reconhece as suas funcionalidades, como nos mostra o gráfico abaixo:

Portugueses (68%) não conhecem as vantagens do 5G 2

Entre as vantagens da introdução da nova geração de rede móvel, aquela que mais se destaca na opinião dos inquiridos (49%) é a velocidade de download, seguida pela melhoria de desempenho dos seus equipamentos. Apesar disso, uma grande percentagem (70%) dos participantes neste estudo referiu estarem satisfeitos com a atual rede implementada no país (4G). Quanto aos aspetos negativos, o destaque vai para a falta de cobertura em zonas mais remotas, cerca de 16% refere que é um dos principais motivos de desagrado sobre o 4G.

A mudança de paradigma quanto ao tipo de necessidades face ao atual contexto em que vivemos é igualmente percetível quando as videochamadas (teletrabalho) com elevada qualidade e sem interrupções (81%) se assume como uma das principais necessidades dos portugueses no seu todo como nos mostra o seguinte gráfico:

Portugueses (68%) não conhecem as vantagens do 5G 3

Quanto ao nível de satisfação este mostra-se bastante superior quando comparados um conjunto de parâmetros entre utilizadores com equipamentos dotados de 4G e utilizadores que possuem equipamentos já compatíveis para a rede 5G.

Portugueses (68%) não conhecem as vantagens do 5G 4

Sobretudo ao nível do entretenimento, incluindo o serviço de streaming, qualidade de vídeo e rapidez de download, os utilizadores com equipamentos 5G mostram-se bastante mais satisfeitos, inclusive, quanto ao nível de cobertura em zonas mais remotas ou ao nível do acesso a plataformas como Netflix.

Relacionado:  Vivo Y76s será um smartphone 5G, segundo as suas certificações

A diferença de desempenho entre a rede móvel atual e a nova geração leva a que 45% dos inquiridos assuma a compra de um equipamento compatível com 5G nos próximos, como nos mostra o gráfico lateral. No entanto apenas 41% dê como certo ou muito provável que a compra seja nesse sentido e para isso contribui a perceção de valores mais elevados a pagar e uma maior vulnerabilidade a ciberataques. Salvo o preço (41%), característica que se destaca entre as demais, a segurança (12%) está aliás no topo das prioridades dos inquiridos no momento da escolha de um equipamento, a par da capacidade de armazenamento interno (12%).

Para Nuno Parreira – Diretor de Telecomunicações da Samsung “a discussão em torno do 5G, em Portugal e no Mundo, é crítica para empresas e cidadãos. Mas o debate sobre o arranque desta nova tecnologia, ainda que enquadrado num vasto e complexo conjunto de investimentos e congregação de vontades comuns, não pode ser dissociado da perceção que a sociedade tem desta tecnologia e dos seus benefícios para os múltiplos setores de atividade.” 

O estudo em questão visou perceber também onde ou em que se situação o tema conetividade é mais importante, os resultados alcançados mostram claramente uma mudança de paradigma face ao impacto da pandemia na sociedade portuguesa quando o destaque vai para o teletrabalho, como podemos verificar no gráfico abaixo:

Portugueses (68%) não conhecem as vantagens do 5G 5

Após uma breve introdução a todos os inquiridos sobre as vantagens da quinta geração de rede móvel, a perceção foi alterada e os resultados obtidos são ilustrativos quanto ao impacto que a implementação do 5G terá na sociedade e em todos os quadrantes de atividade, sobretudo ao nível da sustentabilidade e da criação de novas oportunidades. Cerca de 39% dos inquiridos afirma ainda que serão necessários sistemas ou dispositivos mais seguros, visto que existirá um maior número de dispositivos conectados entre si.

Portugueses (68%) não conhecem as vantagens do 5G 6

Nuno Parreira, conclui afirmando que “Em traços gerais, verificámos que mais de metade dos cidadãos (68%) ainda não entendem completamente os benefícios desta tecnologia. Apesar de 84% já ter ouvido falar do 5G, a verdade é que o seu conhecimento sobre este é ainda insuficiente. O 5G será um pré-requisito para a realização de potenciais negócios a curto-prazo, sendo uma tecnologia chave para o desenvolvimento da Indústria 4.0, que irá alterar a forma como vivemos. E neste âmbito, a Samsung está na linha da frente para dar resposta às exigências do mercado.

Inquérito de Satisfação - Amostra

O estudo anunciado foi levado a cabo pela IPSOS em Portugal e Espanha entre 4 e 10 de Agosto de 2020, a cidadãos maiores de 18 anos (48% Masculino; 52% Feminino) co recurso a uma amostra de 750 cidadãos nacionais.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!