Android Geek
O maior site de Android em Português

One UI da Samsung ainda tem um longo caminho a percorrer

No entanto, a empresa geralmente inclui um conjunto próprio de melhorias com as suas actualizações e a atualização oficial está normalmente livre de quaisquer erros importantes. No final do ano passado, a gigante sul-coreana anunciou a sua skin One UI sobre o Android 9 Pie, que é uma das maiores mudanças de interface que a Samsung trouxe ao longo dos últimos anos.

A Samsung é conhecida por lançar suas actualizações do Android ao ritmo de um caracol e é frequentemente uma das últimas fabricantes a distribuir a atualização mais recente do Android. No entanto, a empresa geralmente inclui um conjunto próprio de melhorias com as suas actualizações e a atualização oficial está normalmente livre de quaisquer erros importantes.

One UI da Samsung ainda tem um longo caminho a percorrer 1

No final do ano passado, a gigante sul-coreana anunciou a sua skin One UI sobre o Android 9 Pie, que é uma das maiores mudanças de interface que a Samsung trouxe ao longo dos últimos anos.

Uma interface do utilizador que vem com uma mão cheia de mudanças e melhorias para a interface do utilizador e traz alguns novos recursos, bem como navegação por Gestos e a funcionalidade do modo escuro em todo o sistema, algo que todos esperávamos ansiosamente.

Dito isto,a One UI está longe de ser perfeita. A atualização tem alguns novidades interessantes e tem uma camada de tinta fresca, e parece que essa é a principal razão de a Samsung a ter lançado tão cedo.

Caso queiram saber por que achamos que a atualização mais recente da Samsung não está à altura, então vamos explicar.

Por que a interface do utilizador da Samsung One não está pronta?

Há uma mão cheia de problemas com a interface do utilizador que não afeta apenas os utilizadores que estão na versão beta da interface do OneUI. Vários problemas ainda não foram corrigidos e há alterações desnecessárias que foram feitas a partir da UI  Experience 9.5.

Vamos dar uma vista de olhos em algumas das coisas que fazem a nova atualização parecer um passo na direção errada.

Samsung Pay não está a funcionar devidamente

Apesar de não estar dísponivel no nosso país, o Samsung Pay é facilmente uma das melhores aplicações de pagamento em smartphones e funcionava perfeitamente até agora nos mercados selecionados. Depois de instalar a atualização mais recente do One UI, o Samsung Pay parece não estar a funcionar para vários utilizadores.

One UI da Samsung ainda tem um longo caminho a percorrer 2

A aplicação geralmente falha e os pagamentos nunca são concretizados. Para aumentar a confusão, a reinicialização do dispositivo também não parece corrigir o problema para alguns utilizadores.

Esperamos ver a atenção da Samsung a esta questão em breve. No entanto, é importante notar que o recurso não está completamente inoperacional e afeta apenas alguns utilizadores.

Modo de vídeo Pro removido

Câmara-Pro-Mode-e1549607344971

O modo pro para gravação de vídeo foi removido sorrateiramente e, a menos que o utilizador já tivesse usado o modo pro video antes da atualização do Pie, esta remoção teria passado despercebida.

No entanto, para aqueles que adoram gravar vídeos no seu smartphone Samsung especialmente devido ao modo pro na aplicação da câmara, atualizar o vosso dispositivo para o Android Pie será uma grande decepção, já que não há modo profissional para gravação de vídeo.

Não há um bom motivo para justificar a remoção do modo pro para vídeo com a atualização One UI, já que o recurso é bastante útil e não há muitas aplicações profissionais de gravação de vídeo na Play Store que oferecem os mesmos recursos.

Não é possível ocultar a barra de navegação

Agora, aqui está algo que ainda não conseguimos superar. A Samsung removeu a opção de ocultar a barra de navegação quando não está em uso. Anteriormente, com o Experience UI, os utilizadores podiam simplesmente tocar duas vezes no ponto pequeno na barra de navegação para ocultá-la quando não estava em uso.

One UI da Samsung ainda tem um longo caminho a percorrer 3

O recurso era super conveniente e ajudava a libertar a área da barra de navegação para que as aplicações pudessem ocupar o ecrã inteiro. Bem, com a nova atualização da One UI, os utilizadores já não podem ocultar a barra de navegação.

Já existem vários fóruns dedicados aos problemas do One UI e a maioria dos utilizadores está desapontada com a remoção da opção de ocultar a barra de navegação quando não estiá em uso.

O nosso melhor palpite é que a Samsung quer que os utilizadores experimentem o novo Gestos em ecrã cheio , é por isso que removeram a opção de esconder a barra de navegação; no entanto, não é assim que se fazem as coisas.

Navegação por Gestos parece inacabada

A navegação por gestos na One Ui estão ao nível dos últimos iPhones, porém, isso acontece em quase todos os dispositivos Android. No entanto, os gestos na interface One UI carecem de melhorias, como por exemplo a velocidade para alternar entre aplicações deixa algo a desejar.

One UI da Samsung ainda tem um longo caminho a percorrer 4

Huawei, OnePlus e Xiaomi têm uma implementação um pouco melhor do recurso Gesture Navigation.


Em conclusão, a atualização do One UI é razoavelmente boa e traz uma quantidade decente de melhorias que eram necessárias, como a renovação da interface do utilizador, que honestamente parece muito melhor do que o que o Experience UI 9.5 tinha a oferecer.

No entanto, além das mudanças na interface do utilizador e da implementação no modo noturno, parece que a Samsung deu um passo para trás quando se trata dos recursos oferecidos, já que recursos muito úteis foram removidos da One UI.

Esperamos ver a Samsung trazer alguns desses recursos de volta em futuras actualizações; No entanto, as hipóteses de isso acontecer são diminutas.

Os utilizadores terão que se contentar com os recursos disponíveis na One UI e ver o que a Samsung tem a oferecer com a atualização do Android Q ainda este ano.


Já experimentaram a One UI? Qual a vossa opinião?

 

Gostaram? Podia ter sido melhor?
Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Gostaram? Podia ter sido melhor?
Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!
close-link