Polémica leva Coreanos a preferir Apple em vez de Samsung

No entanto, isso ainda não dá à Samsung luz verde para trair a confiança dos seus clientes. Um vídeo bastante interessante da Coreia do Sul mostra que toda a controvérsia do GOS que surgiu no início deste ano fez com que muitas pessoas mudassem de dispositivos Galaxy para iPhones.

A Samsung tem uma longa e orgulhosa história na Coreia do Sul, sendo o maior conglomerado do país e uma das empresas mais inovadoras do mundo. Os cidadãos encaram, com razão, como uma questão de orgulho o apoio a este gigante de origem local.

No entanto, isso ainda não dá à Samsung luz verde para trair a confiança dos seus clientes. Um vídeo bastante interessante da Coreia do Sul mostra que toda a controvérsia do GOS que surgiu no início deste ano fez com que muitas pessoas mudassem de dispositivos Galaxy para iPhones.

A Samsung tem uma base de clientes sólida e leal na Coreia do Sul, o seu país de origem. Como uma das empresas mais inovadoras do mundo, os cidadãos vêem com razão como uma questão de orgulho o apoio a este gigante da casa.

A controvérsia do GOS fez com que os clientes trocassem os telefones Galaxy por iPhone

Em primeiro lugar, um flashback sobre toda a controvérsia. Em Março deste ano, surgiu a notícia que a Samsung estava a limitar mais de 10.000 aplicações e jogos nos seus dispositivos através de um software chamado Serviço de Optimização de Jogos. O que o GOS faz é reduzir o desempenho da GPU e da CPU quando detecta qualquer uma das aplicações ou jogos da lista que está a ser executada.

Polémica leva Coreanos a preferir Apple em vez de Samsung 1

A lista deixou convenientemente de fora aplicações de benchmarking, o que significava que os telefones Samsung iriam publicar pontuações de alto desempenho que não seriam representativas do desempenho do mundo real. Isto levou a que o Geekbench proibisse os telemóveis Samsung com GOS.

A Samsung alegou que o principal objectivo do GOS era evitar o sobreaquecimento do dispositivo quando aplicações e jogos de desempenho intensivo são utilizados por longos períodos de tempo. Mais tarde, lançou uma correcção que acrescentou um botão na aplicação Game Booster que permitiu ao GOS dar prioridade ao desempenho máximo para todas as aplicações e jogos.

Um coreano YouTuber foi às ruas em Seul para perguntar aos cidadãos sobre o telefone que estão a usar e se preferem um telefone Galaxy em vez de um iPhone. Também é salientado no vídeo que a taxa de pessoas na casa dos 40 anos a mudar de um dispositivo Galaxy para um iPhone aumentou recentemente em dois dígitos.

A tendência que eleva o estatuto do iPhone como dispositivo no resto do mundo parece ter chegado também à Coreia do Sul. Uma pessoa responde que foi influenciada pelos memes que dizem que se está menos na moda se se estiver a usar um telefone Samsung em comparação com um iPhone. Outra preferiu mais as capacidades de câmara do iPhone.

Uma pessoa que estava de facto a caminho da loja Apple destacou a controvérsia do GOS como a razão pela qual mudou do seu dispositivo Galaxy para um iPhone. Com os sul-coreanos mais jovens a serem, em grande parte, ávidos jogadores móveis, é compreensível que todo o episódio não lhes tenha corrido bem e tenha abalado a sua confiança na Samsung.

Não importa se a Samsung acabou por oferecer uma solução que deveria ter existido desde o início. Só quando o que o GOS estava a fazer veio à luz e houve críticas significativas é que a empresa decidiu que finalmente deixaria os clientes experimentarem toda a potência dos aparelhos que tinham adquirido.

Embora seja difícil dizer com precisão quantos clientes a Samsung pode ter perdido em resultado desta controvérsia, isto não significará o fim do seu domínio na Coreia do Sul. O ecossistema da Samsung é sólido no seu país de origem; as relações e parcerias que tem com transportadoras e retalhistas também garantem que continua a prosperar mesmo perante a crescente popularidade do iPhone.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!