Android Geek
O maior site de Android em Português

Polémica instalada: Motorola deixará mesmo a linha Moto G4 sem atualização prometida

Sabe o que a grande maioria de nós odeia? Os mentirosos. Ninguém gosta que lhe seja prometido algo, apenas para tirar proveito disso. No lançamento, a Motorola anunciou as atualizações do Android N e O para a linha Moto G4, mas para o choque de muitos proprietários do G4, nenhum desses telefones foi listado na lista oficial de atualização da empresa para o Android Oreo. E para agravar ainda mais a situação, toda a menção a essa promessa foi apagada, querendo fazer dos utilizadores uns meros parvos.

Moto G4

A Motorola mencionou que a linha Moto G4 (ou pelo menos, o G4 Plus) obteria o Android O em diversas ocasiões. A principal evidência disso mesmo foi a captura de ecrã que pode ver acima, na qual a Motorola afirma o seguinte: “Os equipamentos Moto Pure, como o Moto G4 Plus, serão atualizados para as versões do sistema operativo N e O”. Essa captura de ecrã faz parte de uma informação maior, que você pode ver abaixo à esquerda.

Curiosamente, neste momento se for à página do Moto G4 na Amazon Índia, encontrará a mesma informação, apenas sem a menção de uma atualização para O (veja o ultimo paragrafo). E verificar o minuto 1:02 do vídeo da Amazon Índia referente ao Moto G4, quando o telefone era novo, verá o mesmo texto num formato diferente.

Veja também isto: um panfleto do Moto G4 Plus em espanhol que veio na caixa do telefone na Colômbia, que afirma o mesmo. A seção “Moto Pure” diz “La version Moto Pure de Moto G recibe actualización a las versiones del sistema operativo Android N y O” Não precisa de saber ler espanhol para ver que o Android O mais uma vez foi mencionado e prometido.

444444.jpg

Nem internamente a Motorola, parece saber exatamente o que está a acontecer, o que torna a situação no mínimo ridícula. Na passada sexta feira noticiamos aqui, que a Motorola parecia ter voltado atrás com as pretensões e afinal os Moto G4 deveriam ser atualizados, e isso aconteceu porque a Motorola Índia respondeu a um utilizador, na rede social Twitter, a afirmar que o Moto G4 Plus iria mesmo ser atualizado para o Android Oreo.  Entretanto a resposta original da Motorola Índia foi excluída, mas o mal já estava feito, e os utilizadores chateados, e com razão.

A Motorola tinha por habito ser um boa empresa a disponibilizar atualizações, e de forma rápida. Notavelmente, o Moto X (2013) obteve o Android 4.4 KitKat antes do Nexus 4, e o Moto X (2014) obteve o Android 5.0 Lollipop antes do Nexus 5. Mas, ultimamente, a empresa tem-se concentrado em disponibilizar tantos equipamentos quanto possível, que a faz esquecer do cumprir as promessas.

 Se dou de barato que a Motorola não atualize o equipamento, que só por si já é grave porque fizeram uma promessa de atualização, o que não consigo admitir é o facto da fabricante que agora está nas mãos da Lenovo, tentar apagar todos os vestígios dessa mesma promessa.

Pessoalmente penso que este assunto ainda não vai morrer por aqui, e que ainda “muita tinta” vai correr sobre este assunto. Não sei até que ponto os utilizadores não poderão solicitar a devolução do seu dinheiro por falta por conformidade.

Vamos ver quais são os próximos capítulos desta novela, que se espera ser longa. Qual é a sua opinião sobre este assunto? Deixe-nos saber a sua opinião.

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!
close-link