Android Geek
O maior site de Android em Português

Pesquisa de imagens do Facebook: Como saber se uma imagem de perfil aparece mais que uma vez?

Com esta quantidade incrível de pessoas na plataforma, é uma ótima ferramente de manter contato com amigos e familiares, ligar-se a comunidades, Mas nem tudo são rosas na plataforma de Mark Zuckerberg e hoje vamos mostrar como uma ferramenta do próprio facebook pode revelar se uma imagem aparece em mais do que um perfil. Muito útil para desmascarar burlões, ou simplesmente pessoas que se fazem passar por outras.

O Facebook é monstruoso, com mais de 2 mil milhões de utilizadores mensais no início de 2020. Com esta quantidade incrível de pessoas na plataforma, é uma ótima ferramente de manter contato com amigos e familiares, ligar-se a comunidades, Mas nem tudo são rosas na plataforma de Mark Zuckerberg e hoje vamos mostrar como uma ferramenta do próprio facebook pode revelar se uma imagem aparece em mais do que um perfil. Muito útil para desmascarar burlões, ou simplesmente pessoas que se fazem passar por outras.

Mas esta ferramenta serve também para descobrirem se alguém anda a usar as vossas imagens, e ainda descobrir a fonte de um meme viral. 

Como procurar uma imagem no Facebook

Antes de entrarmos no âmago da questão sobre como realizar uma pesquisa de imagens no Facebook, há algumas coisas que precisamos clarificar. Esta pesquisa só irá abranger perfis públicos ou visíveis para a vossa conta. Por exemplo, se bloquearem alguém no Facebook, essa pessoa não irá ver as vossas imagens através de uma pesquisa. Faz sentido,certo?

Com isso esclarecido, existem duas maneiras de realizar pesquisas de imagens do Facebook: pelos nomes de arquivos e pelas próprias imagens. Os resultados podem variar, mas ambos os métodos são fáceis e podem ser feitos em apenas alguns minutos.

Que tipo de imagens podemos pesquisar?

Se conseguirrm usar o método de nome de arquivo, vai funcionar com praticamente qualquer imagem. Os nomes de arquivo são exclusivos para upload. Portanto, independentemente do que estiver na imagem, vão conseguir localizar a imagem.

Para fazer uma verdadeira pesquisa reversa de imagens no Facebook apenas com a imagem, pode ser difícil encontrar uma combinação perfeita. Geralmente, as imagens nítidas e únicas são melhores para pesquisas reversas, e quanto maior a resolução, melhor.

Não devia ser preciso dizer, mas as pesquisas de imagens do Facebook não são as mesmas do software de reconhecimento facial, portanto, não esperem milagres.

Pesquisa de imagens do Facebook: o método de nome de arquivo

Exemplo de pesquisa de imagem do Facebook

O primeiro método de pesquisa de uma imagem do Facebook só funciona se o nome do arquivo não tiver sido alterado desde o primeiro download da plataforma ou se a própria imagem já estiver hospedada no Facebook. Ao olhar para o nome do arquivo ou URL,vão ver o texto fb e uma longa sequência de números, como visto acima.

Essa sequência de números é a chave para realizar uma pesquisa de imagens do Facebook, pois pode ser usada para encontrar o perfil pelo qual foi publicada. Haverá três sequência de números separadas por underscore, mas o que queremos está no meio. Este é o ID do perfil da imagem.

Agora, insiram o URL https://www.facebook.com/photo.php?fbid= seguido pelo ID copiado da imagem. Isso vai levar-vos directamente ao perfil, desde que seja público ou visível à vossa conta.

Pesquisa reversa de imagens do Facebook: o método do Google

Pesquisa de imagens reversas do Facebook com o Google

O segundo método que descreveremos usa o complexo algoritmo de pesquisa de imagens do Google. Se já usaram a pesquisa de imagens reversa do Google, tudo isso deve ser familiar.

Existem duas maneiras de o fazer. A primeira funciona se a imagem já tiver sido colocada online. Basta clicar com o botão direito e selecionar Pesquise no Google por imagem. Isso abrirá uma nova guia com resultados de imagem correspondentes de toda a Web, que podem ser limitados a apenas resultados do Facebook, se adicionarem site: facebook.com na caixa de pesquisa.

Quando a imagem está no vosso computador em vez de online, Podem executar a mesma função acedendo a image.google.com, e clicar no ícone da câmara, e então carregar uma imagem e Escolher arquivo. Salientamos que, se estiverem no smartphone, pode ser necessário mudar para a versão desktop do site para que a opção apareça. Depois dos resultados aparecerem, adicionem site: facebook.com na pesquisa para encontrar perfis com imagens correspondentes no Facebook.

Falámos do Google, mas a maioria dos motores de busca modernos pode fazer esta pesquisa de imagens. O Bing é uma ótima alternativa, e o motor de busca russo Yandex também pode fazer maravilhas quando a pesquisa de imagens do Google não vos der o que procuram.

Outros métodos

Pesquisa de imagem reversa do TinEye no Facebook

Se desejam explorar ainda mais a Web e procurar uma imagem em sites que não sejam o Facebook, existem alguns serviços que vos podem ajudar. Um dos mais populares é o TinEye, especializado em pesquisas reversas de imagem. Este permitirá que o utilizador saiba onde a imagem se encontra em diversos sites da Web, onde se incluem Amazon, Flickr, Twitter e, claro, no Facebook.

 

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais