Android Geek
O maior site de Android em Português

Novos ARM A78, X1 e Mali G78 / G68 chegam ao Android

A ARM é a empresa responsável por criar a arquitetura do processador que é usada pela Qualcomm, Apple, Samsung, MediaTek e Huawei para construir cada novo processador.

Embora normalmente não faça manchetes, a ARM é uma das empresas que tem o maior papel no avanço e na evolução da tecnologia móvel. A ARM é a empresa responsável por criar a arquitetura do processador que é usada pela Qualcomm, Apple, Samsung, MediaTek e Huawei para construir cada novo processador.

Isso torna de extrema relevância cada nova arquitetura apresentada pela ARM, pois ela será o núcleo e o coração dos novos processadores móveis Android. A empresa apresentou os seus projetos futuros, e destaca duas novas CPUs e dois novos processadores gráficos.

Novos ARM A78 e X1

A CPU é um dos elementos mais importantes do SoC (Sistema num Chipset) do nosso smartphone, e é o principal responsável pela execução das instruções do sistema operativo e das aplicações. Quanto melhor o desempenho de uma CPU, melhor a experiência que vão ter.

É importante considerar, no entanto, que o desempenho geralmente está limitado ao consumo de energia. A ARM leva a eficiência muito a sério, o que significa que ano após ano trabalham para melhorar o desempenho sem aumentar o consumo (ou manter o desempenho com um consumo muito menor).

Novos ARM A78, X1 e Mali G78 / G68 chegam ao Android 1

A primeira das novas arquiteturas de CPU é o Cortex A78, arquitetura que supera o actual A77, que até hoje apresentava o melhor em desempenho. Segundo a ARM, a nova arquitetura é capaz de oferecer 20% de desempenho extra com o mesmo consumo, embora o mais interessante dessa arquitetura seja que reduz um pouco o consumo de energia. Neste momento em que o A78 reduz a potência ao nível do A77, o consumo de energia é metade da geração anterior, isto torna os núcleos extremamente eficientes.

 

Novos ARM A78, X1 e Mali G78 / G68 chegam ao Android 2

O A78 é a melhor arquitetura ARM actual, mas não está nem perto da nova. A ARM lançou uma nova linha chamada Cortex X1, a arquitetura mais extrema da ARM. Esse núcleo é maior e é 30% maior que o actual A77. Uma verdadeira fera.

Embora os fabricantes possam projetar a configuração que preferirem, a ARM espera que os novos Chipsets cheguem num módulo quad-core, onde se incluem três núcleos A78 e um X1.

Novos ARM Mali G-68 e G-78

Novos ARM A78, X1 e Mali G78 / G68 chegam ao Android 3

Por outro lado, os processadores gráficos também são de grande importância na experiência do utilizador, pois o processador é responsável por garantir o máximo desempenho em jogos e qualquer tarefa que exija componente gráfica.

O Mali G-78 não é uma grande revolução, pois internamente possui as mesmas especificações do G-77 anterior, um processador gráfico que está presente em smartphones como o Galaxy S20. No entanto, as otimizações no seu design permitem um consumo reduzido de 30%.

Novos ARM A78, X1 e Mali G78 / G68 chegam ao Android 4

Finalmente, temos uma nova categoria, que vem com o Mali G-68. Esse Chipset gráfico seria projetado para smartphones de médio e alto gabarito, posicionando-se no meio da tabela, uma GPU que acabará por ser a protagonista nos smartphones de jogos mais acessíveis.

Fonte

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais