Android Geek
O maior site de Android em Português

Patente da Oppo mostra smartphone dobrável com ecrã do lado de fora

Desde então, várias patentes surgiram, que revelam vários designs que a empresa está a experimentar. O design mais recente a surgir é uma concha, como uma espécie de Moto RAZR invertido, e tem uma característica interessante – detecção de ângulo.

Há um ano, a Oppo demonstrou um protótipo de telefone dobrável no MWC, porém não deu em nada. Desde então, várias patentes surgiram, que revelam vários designs que a empresa está a experimentar. O design mais recente a surgir é uma concha, como uma espécie de Moto RAZR invertido, e tem uma característica interessante - detecção de ângulo.

O telefone foi projetado para ser dobrado com o ecrã do lado de fora. Dobrado, é bastante compacto e quadrado, mas não precisa de um ecrã externo como o RAZR. É mais semelhante ao RAZR do que ao Galaxy Z Flip, já que a metade é ligeiramente mais curta. Isso deixa a “testa” sempre visível (o dobrável Moto tinha um “queixo” com o leitor de impressão digital).

Renderizações 3D com base em uma patente Oppo para um telefone dobrável
Renderizações 3D com base em uma patente Oppo para um telefone dobrável

Renders 3D com base numa patente Oppo para um telefone dobrável

Esta “testa” é onde se encontra a câmara (por ser a parte mais grossa). Pode ser usada quando o telefone está dobrado como câmara traseira ou selfie. Uma vez desdobrada, é uma câmara traseira. O protótipo que a Oppo mostrou no MWC 2019 era semelhante, excepto que era uma maquete horizontal (como o Huawei Mate X) em vez de vertical.

A equipa do LetsGoDigital criou vários renders (imagens construídas digitalmente com base na informação conhecida) 3D com base na patente. Salientamos que a patente gira á volta da ação de dobramento e do sensor, portanto, o posicionamento das câmaras e outros elementos não relacionados envolve um pouco de especulação.

Relacionado:  Samsung Galaxy S20 Ultra e Note 20 Ultra com problemas no carregamento sem fio

A Oppo projetou este telefone para funcionar em mais de dois modos: há “dobrado” e “aberto”, é claro, mas o sensor de ângulo pode detectar o ângulo de dobra e ajustar a IU de acordo. Como o Galaxy Z Flip, ele pode ser colocado numa mesa dobrado pela metade (como um laptop).

A patente da Oppo mostra uma concha dobrável com a tela do lado de fora

A patente também menciona um leitor de impressão digital (provavelmente montado na parte mais grossa do dispositivo), bem como um leitor de íris (já que o leitor FP pode nem sempre estar numa posição fácil de alcançar).

O design dobrável para fora tem vantagens:

- não há necessidade de um segundo ecrã ou câmaras adicionais. E não dobra o ecrã num ângulo muito apertado, como os designs dobráveis ​​para dentro. No entanto, o maior desafio é que o frágil ecrã fica completamente exposto. A Oppo pode estar a aguardar que a Corning e outras empresas possam desenvolver um vidro durável e dobrável para usar em tais projetos.

Outras patentes da Oppo exploraram dobráveis ​​com um único ecrã e posicionamentos alternativos de câmara, por exemplo uma câmara pop-up. A empresa também considerou controlos deslizantes com ecrãs extensíveis como uma alternativa ao design dobrável.

Fonte (em holandês) | Patente (PDF)

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!