Android Geek
O maior site de Android em Português

File-by-File da Google reduz o tamanho do update das Apps em até 90%

A Google anunciou o patch File-by-File, um novo sistema que promete reduzir o tamanho das atualizações das aplicações Android em até 90%. Este novo recurso trabalha com o algoritmo "Bsdiff". Este algoritmo analisa a aplicação instalada no dispositivo e o respetivo update, e após essa analise o somente é transferido o que é estritamente necessário, deixando de fora partes repetidas, reduzindo o tamanho das atualizações em até 50%. Agora, com o Patch File-by-File, o "Bsdiff" analisa versões descomprimidas dos ficheiros, encontrando ainda mais arquivos em comum e economizando tráfego e largura de banda.

File-by-File da Google reduz o tamanho do update das Apps em até 90% 1

No entanto, nem todos os smartphones ou tablets serão capazes de lidar com esta nova tecnologia. Isto porque segundo a Google, o patch File-by-File é exigente a nível de processamento, e os modelos mais antigos podem acabar por não conseguir lidar com ela. A descompressão e recompressão dos ficheiros em dispositivos mais modernos, lançados a partir de 2015, leva sensivelmente um segundo por cada megabyte, e em dispositivos mais antigos esse numero aumenta significativamente, levando mesmo a que muitos dispositivos fiquem bloqueados na hora de atualizar uma aplicação. Como tal, este novo recurso por enquanto está limitado aos updates automáticos que costumam acontecer durante a noite, quando o smartphone está a recarregar e quando a possibilidade de o estarmos a usar é muito baixa.

Efetuar o update manual de aplicações dificilmente ativa o File-by-File. A Google mostra as diferenças de tamanho dos updates usando a tecnologia, que podemos ver na tabela abaixo:

File-by-File da Google reduz o tamanho do update das Apps em até 90% 2

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais