Android Geek
O maior site de Android em Português

Padrões de bloqueio em Android podem ser previsíveis

Padrões de bloqueio em Android podem ser previsíveis

A Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega realizou uma pesquisa que mostra que os padrões de bloqueio do Android podem ser tão previsíveis quanto os clássicos “1234”, “senha”, “password” e etc.

segur_smartphone.jpg
                                                                                                                                      Imagem depositphotos.com

 

O estudo analisou os padrões de bloqueio de quatro mil utilizadores do sistema operativo da Google para determinar as tendências de comportamento que podem tornar este tipo de medida insegura diante de ataques persistentes.

padrao1.jpg

 

O estudo foi realizado por Marte Loge e verificou que, em média,os utilizadores usam a ligação entre 5 pontos para os seus padrões de bloqueio.

Mais preocupante ainda é que 37% dos utilizadores usam métodos que unem apenas quatro pontos, o que significa um universo de combinações de 1.624 possibilidades.

Para terem uma noção de como a utilização de mais pontos pode exponencialmente aumentar a segurança do vosso dispositivo, se usarem nove pontos, são 140.704 combinações diferentes.

Num total de quatro mil padrões de bloqueio analisados, 44% dos padrões começam com o primeiro ponto do esquema. E em 77% dos casos, o movimento de desbloqueio começa num dos cantos do ecrã.

Com estes dados é possível a partir de possibilidades adivinhar qual o padrão de desbloqueio de um equipamento.

 

 

Como criar um padrão de desbloqueio seguro?

Segundo o autor do estudo, a forma mais segura será criar padrões que funcionem em sentido contra-relógio, que não comecem em nenhum dos cantos e que mudem de direcção. O número de pontos utilizado poderá não ser relevante se o padrão for demasiado simples.

Na imagem abaixo, podemos ver um conjunto de alternativas que mostram padrões muito fáceis de adivinhar e outros nem tanto, porque vão contra as tendências identificadas.

padrao2.jpg

Na primeira combinação: são ligados nove pontos de maneira muito simples. Ao lado, uma opção com nove pontos muito mais difícil de decifrar.

 

Qual a forma de bloqueio que usam? Acertámos no vosso padrão?

 

 

 

 

FONTE

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma 😉

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma ;)
close-link