Android Geek
O maior site de Android em Português

Oppo. Como foi feito o desenvolvimento dos ecrãs da série Find X2?

Para a OPPO, um ecrã notável é essencial para criar um telefone notável. Esse deve ser o padrão para um telefone de topo.

A inovação na tecnologia dos ecrãs e a interacção com estes trouxeram a revolução dos smartphones na última década.

Ao entrarmos na era 5G, um crescimento explosivo de informações traz-nos o mundo inteiro através do ecrã do telefone. Hoje, com a prevalência de telefones com ecrã inteiro, os ecrãs continuam a ser a principal forma de interacção com o telefone, além de serem a chave para criar uma experiência limpa, suave e agradável.

O caminho para o desenvolvimento das ecrãs da série Find X2

Para a OPPO, um ecrã notável é essencial para criar um telefone notável. Esse deve ser o padrão para um telefone de topo.

A série Find X2 da OPPO usa o espírito de exploração. A análise de diagnóstico e teste do ecrã da  DisplayMate, deu ao Find X2 uma análise muito positiva: “Com base nos extensos testes e medições de laboratório, o OPPO Find X2 possui um excelente ecrã de primeira classe para smartphones de classe mundial em termos de precisão, desempenho e calibração perfeita. Com base nos testes e medições de laboratório, o OPPO Find X2 recebeu o prémio DisplayMate Best Smartphone Display, que é o mais alto grau de desempenho de ecrã da DisplayMate, A +.

O caminho para o desenvolvimento das ecrãs da série Find X2

Os engenheiros da OPPO trabalharam arduamente para criar o melhor ecrã digno de um FlagShip com taxa de atualização de 120Hz, taxa de amostragem de 240Hz, QHD +, cores de 10 bits, O1 Ultra Vision Engine, calibração perfeita, sistema de proteção ocular adaptativa com IA ​​(Display de tom natural + AI Brilho, certificação TÜV Rheinland Full Care Display e nova estética para o ecrã sempre ativo.

O caminho para o desenvolvimento das ecrãs da série Find X2

1. taxa de atualização de 120Hz, taxa de amostragem de 240Hz e QHD +

A característica mais importante de um bom ecrã é a suavidade de rolagem; isso afeta toda a experiência com o telefone. O aumento na taxa de atualização de ecrã traz um aumento notável na suavidade.

As informações da OPPO sobre o mercado actual mostram que os ecrãs OLED flexíveis têm apenas uma taxa de atualização de até 90Hz. Nos ecrãs de LCD de 120Hz, a velocidade de resposta é limitada pelos materiais de cristal líquido no ecrã. Como resultado, não são nem de longe tão bons quanto os ecrãs OLED.

OPPO é a primeira marca chinesa de smartphone que usa um ecrã QHD + OLED flexível de 120Hz.

Como é a primeira vez que um ecrã OLED de 120Hz é usado, a OPPO desenvolveu novas soluções de drivers para suportar a alta taxa de atualização. No lado do hardware, foram desenvolvidos ICs de driver mais rápidos para drivers de pixel, e a placa de circuito também foi projetada com 8 camadas para melhorar a capacidade anti-interferência.

Para otimizar ainda mais a vida útil da bateria, os ecrãs da série Find X2 suportam uma framerate dinâmica. O resultado é que, ao reconhecer as operações do ecrã, a framerate reage aos toques em tempo real. Os engenheiros da OPPO trabalharam com a Samsung e a United Microelectrics Corporation (UMC) para analisar e otimizar o processo de fabrico.

A framerate de 120Hz também exige requisitos mais altos de receptividade ao toque no ecrã. Além disso, é necessária uma taxa de amostragem mais alta para corresponder às respostas de toque mais rápidas necessárias para altas taxas de atualização. O Find X2 é o primeiro telefone de uma marca chinesa de smartphone com ecrã sensível ao toque Y-OCTA que pode atingir uma taxa de amostragem de 240Hz. Além de suportar uma alta taxa de amostragem, o painel Y-OCTA também ajuda a tornar o telefone mais fino e leve.

Estrutura de toque AMOLED Y-OCTA flexível

O caminho para o desenvolvimento das ecrãs da série Find X2

Para atender às diferentes necessidades do utilizador, o sistema suporta 3 modos; Comutação de 120Hz, 60Hz e "Smart". O modo AI alterna de maneira integrada e inteligente através de baixas taxas de quadros e, ao desfrutar de um alto índice de quadros, a duração geral da bateria é otimizada. Cenários com requisitos de baixa framerate reduzem a framerate e, portanto, reduzem o consumo de energia, e cenários com requisitos de alta framerate aumentam a framerate para garantir a suavidade na visualização.

O sistema ajustará a framerate em tempo real de acordo com diferentes aplicações e cenários. Por exemplo, algumas aplicações suportam apenas taxas de atualização de 60Hz. O sistema ajustará a taxa de atualização para 60Hz. Além disso, o sistema também detectará diferentes requisitos de atualização nos quais ajustará a taxa de atualização. O efeito de atualização de 60Hz e 120Hz é o mesmo. Por meio da tecnologia de framerate por toque, somente quando o ecrã está rolando, a framerate é aumentada para 120Hz o que garante suavidade e duração da bateria ao mesmo tempo.

2. 10 bits

Um bom ecrã requer não apenas operações suaves, mas também cores mais ricas, especialmente para a transição sutil de cores escuras para claras. Nos painéis de telefone convencionais actuais, essa transição pode ser difícil de ver.

A OPPO descobriu que atualmente a maioria dos telefones disponíveis no mercado usa painéis do ecrã de 8 bits, o que pode facilmente levar à divisão de camadas de cores no ecrã. Os engenheiros da OPPO trabalharam juntos com a Qualcomm e a Samsung para conseguir 1,07 bilião de cores usando um algoritmo de profundidade de cores de 8 bits e pontilhamento de 2 bits juntos. Com o ecrã configurado com a mais alta resolução de QHD +, pode atingir mil milhões de cores.

O caminho para o desenvolvimento das ecrãs da série Find X2

3. Calibração do ecrã

O indicador mais importante para determinar se um produto atingiu o padrão mais alto é se a qualidade é consistente. Para o hardware do telefone, isso não é muito difícil de determinar. No entanto, para ecrãs, não há uma maneira simples. Devido às inconsistências no processo de produção do ecrã, as diferenças entre diferentes ecrãs podem ser bastante significativas. Pode haver tons de azul, vermelho, amarelo ou verde em cada ecrã individual. Para garantir que todos os ecrãs mostrem cores verdadeiras, a calibração do ecrã é concluída como parte da linha de produção.

Quando os ecrãs Find X2 estão no modo suave ou no modo de filme, existe uma precisão perfeita de 0,4 JNCD, △ E≈0,4 e 2,2 Gama. Não é apenas o melhor do setor, mas também é válido para todos os Find X2 que saem de fábrica.

Para ajudar a conseguir isso, a OPPO solicitou duas patentes de calibração do ecrã e adicionou uma etapa de calibração do ecrã à linha de produção. Isso aumentou o tempo de fabrico de cada telefone em 7 segundos.

4. Cuidados com os olhos adaptativos por IA ​​(adaptação da cor do ambiente + ajuste de brilho da AI)

O padrão de um bom ecrã é a reprodução de cores. Para objetos não luminosos, como um pedaço de papel branco, isso não é difícil. Mesmo sob luz de velas, o pedaço de papel branco que vemos é branco. Porém, para ecrãs com iluminação própria, a temperatura da cor precisa ser ajustada de acordo com a luz ambiente, para garantir que tudo o que vemos seja branco. A adaptação da cor ambiente ajuda o ecrã a cumprir essa função. Ele identifica o valor da temperatura da cor da luz ambiente e ajusta a temperatura da cor do ecrã para combiná-la com o ambiente. Isso cria uma experiência como se o utilizador estivesse a ler o jornal.

Relacionado:  Especificações do Realme V15 e nova cor prateada reveladas

O Find X2 Pro usa sensores de cores de seis canais. Os sensores de cores podem medir com precisão a intensidade da luz e a temperatura da cor da luz ambiente circundante. Isso serve para se adaptar à temperatura da cor e ajustar de forma inteligente o brilho. Além do hardware, o ajuste de luz AI do ColorOS 7 também pode aprender as preferências do utilizador quanto ao nível de luz.

O caminho para o desenvolvimento das ecrãs da série Find X2

Para manter a proporção do ecrã do Find X2 e garantir a eficácia da adaptação da cor ambiente, o Find X2 é o primeiro do setor a utilizar um guia de luz flexível para ocultar o sensor de cor frontal sob uma abertura extremamente estreita. Esta é uma excelente solução para colocar um sensor de cor na frente sem perder espaço no ecrã. Todos os algoritmos e estratégias para ajustes inteligentes do ecrã são desenvolvidos pela OPPO.

Esses sensores de temperatura de duas cores não apenas tornam a reprodução de cores do ecrã mais precisa, mas também tornam as fotos mais precisas. O sensor de temperatura da cor é ativado antes da câmara para equilíbrio automático de branco (AWB) e exposição automática (AE), de modo que, quando a câmara for ligada pela primeira vez, não haverá mudanças drásticas na cor do ecrã de visualização.

O caminho para o desenvolvimento das ecrãs da série Find X2

5. Motor O1 Ultra Vision

Desde o início do projeto, os gestores de produto da OPPO e as equipas de P&D têm pensado sobre esta questão: além de tornar as operações de rolagem do Find X2 mais suaves a 120 Hz, que outros cenários de uso existem?

Isto acontece porque os recursos do produto precisam se basear nos cenários de uso real do telefone para causar o maior impacto.

Através de um grande número de estudos com utilizadores, a OPPO descobriu que as actuais plataformas de vídeo convencionais fornecem alta resolução, mas raramente altas taxas de quadros. Filmes e programas de TV geralmente são produzidos apenas em 24 ou 30 qps.

Para que os utilizadores possam aproveitar o impacto visual de taxas de quadros mais altas o Find X2 apresenta o "O1 Ultra Vision Engine" da OPPO, que implementa uma tecnologia de interpolação de movimento, Motion Clear.

O caminho para o desenvolvimento das ecrãs da série Find X2

O princípio do Motion Clear é estimar a trajetória de movimento de cada quadro com base nas ligações entre dois quadros. Ao fazer previsões inteligentes com base no primeiro e no segundo quadros, são feitos cálculos para determinar a diferença nos elementos de movimento nos quadros. Finalmente, uma imagem é gerada e inserida entre os quadros brutos.

Seja através de hardware FlagShip ou tecnologia de vídeo de 120Hz, a OPPO provou ser líder no setor.

Para diferentes tipos de vídeo, existem duas opções de Motion Clear: 60 qps e 120 qps. O Motion Clear é adequado para cenas desportivas de alta velocidade, como eventos desportivos e filmes de ação, pois ajuda a evitar saltos, desfocagem e trepidação de imagem.

O caminho para o desenvolvimento das ecrãs da série Find X2

Além da framerate, os engenheiros da OPPO também descobriram que o formato de vídeo mais comum é o vídeo de faixa dinâmica padrão (SDR). Os vídeos SDR não apenas são limitados pelos próprios padrões SDR, mas, em comparação com o vídeo HDR, as partes escuras do vídeo SDR podem facilmente tornar-se muito escuras e as partes brilhantes muito claras. O 01 Ultra Video Engine melhora significativamente a qualidade do vídeo. Em aplicações diferentes (vídeo curto e outras aplicações de vídeo), ele fornece diferentes parâmetros de aprimoramento da qualidade da imagem.

Quando a qualidade do vídeo HDR é melhorada, alterações no brilho e na cor afetam a experiência do utilizador. Além disso, quando o utilizador abre e fecha aplicações de vídeo, as alterações de brilho e cor trazidas pelo aprimoramento da qualidade da imagem HDR também afetam a experiência do utilizador.

Para ajustar a qualidade da imagem HDR melhorada ao tempo ideal quando os utilizadores abrem e fecham aplicações de vídeo, os engenheiros de desenvolvimento simularam a abertura / encerramento de aplicações de vídeo várias vezes para ter o melhor efeito e resultado.

O caminho para o desenvolvimento das ecrãs da série Find X2

6. Animações do sistema

Um bom ecrã não precisa apenas de uma alta taxa de atualização e amostragem; as animações do sistema também afetam a experiência do utilizador no ecrã. 120Hz não significa "focado apenas na velocidade". O ColorOS 7 adicionou mais detalhes interativos, projectados para trazer efeitos dinâmicos mais alinhados à mecânica natural. É baseado em comportamentos humanos com um telefone. Simulando o amortecimento, a velocidade e a inércia do uso no mundo real e calculando a aceleração de acordo com a velocidade dos gestos do utilizador, isso permite efeitos físicos mais realistas, suaves e não lineares. Isso torna a interacção mais suave, para que pareça "perfeita".

Os engenheiros de software OPPO otimizaram a interacção de três dimensões: animações de janelas, alternância de tarefas múltiplas e rolagem de lista. A animação do zoom da janela simula com precisão o alívio inicial do movimento dos componentes e pode ajustar a velocidade de abertura e encerramento da animação de acordo com a velocidade do dedo. Isso traz uma animação leve e suave de abertura / encerramento. A velocidade de troca de tarefas múltiplas e o amortecimento se resumem à velocidade e pressão dos movimentos dos dedos. Podem alternar rapidamente entre aplicações em primeiro plano deslizando de baixo para baixo. Ao deslizar pelas listas, o sentido de amortecimento de recuperação é correspondido automaticamente de acordo com a velocidade de deslizamento. parece-se natural, como um salto de primavera no mundo real.

O caminho para o desenvolvimento das ecrãs da série Find X2

7. Nova estética do ecrã sempre ativo

O Find X2 não apenas possui um ecrã brilhante com cores precisas, mas o ecrã sempre ativo possui "pretos puros", dando continuidade à estética do OPPO do ecrã sempre ativo. Um polarizador preto integrado é usado para bloquear ou reduzir a luz ambiente que entra no ecrã. Isso ajuda a eliminar os reflexos do ecrã, para que, quando o ecrã sempre ativado estiver em uso, o ecrã fique realmente preto.

Além disso, quando o ecrã está ligado, a fonte fica mais escura, que melhora o efeito do ecrã da imagem e a experiência de leitura.

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!