OPPO apresenta nova tecnologia de câmara por baixo do ecrã

Combinando o melhor em inovação de hardware com os algoritmos de IA patenteados da OPPO, a nova solução de câmara sob o ecrã coloca discretamente a câmara frontal sob o ecrã do smartphone de uma forma que mantém a integridade.

A OPPO, a marca líder mundial em tecnologia, revelou hoje a sua próxima geração de tecnologia de Câmaras Sub-Screen (USC) para smartphones. Combinando o melhor em inovação de hardware com os algoritmos de IA patenteados da OPPO, a nova solução de câmara sob o ecrã coloca discretamente a câmara frontal sob o ecrã do smartphone de uma forma que mantém a integridade.

OPPO apresenta nova tecnologia de câmara por baixo do ecrã 1

Esta nova solução, onde a câmara frontal está escondida debaixo do ecrã, resolve muitos desafios técnicos e de produção que têm dificultado a tecnologia da câmara sob o ecrã desde o início do seu desenvolvimento. As principais inovações incluem a resolução de questões como a qualidade inconsistente da visualização na área do ecrã por cima da câmara sob o ecrã, a má qualidade da imagem causada pela câmara ser obstruída pelo ecrã.

Graças aos progressos alcançados nestas áreas, a OPPO oferece uma solução avançada de câmara sob o ecrã que leva a experiência abrangente do ecrã completo a um novo nível.

A nova solução de câmara sob o ecrã da OPPO introduz várias inovações no design da estrutura e nos algoritmos de IA do ecrã:

  • Geometria de píxeis inovadora: a nova solução reduz o tamanho de cada píxel sem diminuir o número de píxeis para garantir um ecrã de alta qualidade de 400-PPI mesmo na área de câmara.
  • Cablagem transparente e novo design: a OPPO substituiu a tradicional cablagem do ecrã por um material de cablagem transparente inovador. Combinado com um processo de fabrico de alta precisão que reduz a largura da cablagem em 50%, tal resulta numa qualidade de ecrã muito mais requintada, com uma experiência visual mais harmoniosa.
  • Controlo melhorado da precisão, cor e brilho do ecrã: em contraste com a norma atual do setor em utilizar 1 circuito de píxel para impulsionar 2 píxeis (“1 para 2”) na área do ecrã acima da câmara, a OPPO introduziu uma nova solução utilizando tecnologia de ecrã patenteada, com cada circuito de píxel a impulsionar apenas 1 píxel (“1 para 1”). Quando aliada à tecnologia precisa de compensação algorítmica da OPPO, tal permite que a cromaticidade e o brilho de todo o ecrã sejam controlados com precisão com um desvio de cerca de 2%. Para utilizações como a leitura de e-books, a consulta de notícias ou a navegação com mapas, a tecnologia de câmara por baixo do ecrã da OPPO permite a apresentação correta de tamanhos de letra mais pequenos e uma melhor preservação e representação dos pormenores da textura e das cores, resultando numa experiência mais consistente e envolvente.
  • Melhoria da fiabilidade e da vida útil: com a introdução do circuito de píxel “1 para 1” e do algoritmo de otimização dedicado, a solução apresentada pela OPPO permite a compensação da exposição na área da câmara sob o ecrã, melhorando a vida útil do mesmo em até 50%.
Relacionado:  Oppo Reno 6, Reno 6 Pro lançados em Portugal com vários truques na manga, inclusive memória RAM de até 19GB

No que diz respeito à câmara, o Instituto de Investigação da OPPO nos EUA desenvolveu uma série de algoritmos de imagem de IA, incluindo a redução da difracção, HDR e AWB, com o objectivo de diminuir alguns dos efeitos secundários negativos normalmente encontrados em câmaras escondidas sob o ecrã, tais como imagens desfocadas e reflexão de imagem.

A OPPO também treinou o seu modelo de redução da difracção AI utilizando dezenas de milhares de imagens para controlar problemas causados pela difracção na fonte de luz, permitindo aos utilizadores captar imagens mais nítidas e de aspecto mais natural.

À medida que a procura dos consumidores por rácios mais elevados de ecrã para corpo e novos factores de forma de smartphone cresce, a OPPO tem investido fortemente na investigação e desenvolvimento nestas áreas. A OPPO lançou até à data três gerações de soluções de câmaras com ecrã inferior desde que começou a desenvolver a tecnologia em 2018, solicitando mais de 200 patentes no processo.

Em 2020, a OPPO também promoveu a sua contribuição para o desenvolvimento tecnológico, com a apresentação à Comissão Electrotécnica Internacional das suas primeiras normas propostas para a tecnologia de câmaras com ecrã inferior. A proposta apresentada incluía recomendações para sete métricas técnicas chave, incluindo transmissão de ecrã, reflectância, uniformidade, controlo da exposição, mudança de cor e redução do brilho.

A OPPO continuará a concentrar-se na sua investigação e desenvolvimento da concepção de hardware e capacidades de processamento algorítmico para optimizar ainda mais a sua tecnologia de câmaras sob o ecrã com o objectivo final de oferecer uma experiência de visualização verdadeiramente completa e mais imersiva aos utilizadores em todo o mundo.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!