Android Geek
O maior site de Android em Português

[Opinião] Deixaram as grandes fabricantes de apostar nos tablets?

Como em quase tudo na tecnologia, no início foi um grande boom, mas parece que os tablets há muito que perderam o seu charme. Mas porque será que isso acontece?

Apesar de não possuir números oficiais, aposto que as vendas de tablets têm caído de ano para ano de forma significativa, e o deverão desaparecer num futuro muito próximo, pelo menos tal como os conhecemos. Com a chegada dos modelos convertíveis, e com a súbita popularidade dos smartphones com ecrãs significativamente grandes, a meu ver vai fazer com que os tablets despeçam do mercado em meia dúzia de anos.

O interesse do consumidor por esse tipo de gadget parece ter diminuído muito nos últimos anos, e não vemos as grandes fabricantes dar muito importância a um objeto que era muito solicitado num passado que não é assim tão distante. O smartphone hoje em dia faz tudo aquilo que um tablet prometia fazer, e de forma muito mais eficaz. Grande parte dos programadores dedicam as suas aplicações (especificas) para trabalhar com dispositivos realmente móveis. E tirando aquele turista chinês que vemos a passear pela nossa cidade, de tablet na mão a tirar fotografias, raramente vemos utilizadores a usa-los no dia a dia.

Quando o assunto é mobilidade, o smartphone acabou por arruinar um produto que à 4 ou 5 anos era muito solicitado. Com a facilidade com que se mete no bolso, e em geral com melhores características técnicas, ninguém trocaria um smartphone por um tablet quando vai visitar algo, ou mesmo no uso diário.

Depois o tablet tentou ocupar aquele que eu chamo o "espaço caseiro"... ou seja para usar em casa. Mas com a chegada dos chamados modelos convertíveis, um novo formato que se transforma em tablet ou portátil, dependendo da necessidade do utilizador, também contribuiu para o declínio dos tablets.
Com a massificação dos convertíveis, até o espaço "caseiro" os tablets perderam. Se à 2 anos os convertíveis era caros, hoje em dia custam sensivelmente o mesmo que um tablet, e com o passar do tempo, acredito que os mesmos substituam definitivamente os tablets, num futuro não muito distante.. e se olharmos um pouco mais alem, talvez venham mesmo a substituir os computadores portáteis.

Esta é a minha opinião sobre os tablets. O que achas? podes dar-nos a tua opinião?

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais