Android Geek
O maior site de Android em Português

Se o Google rastreasse o vosso telefone para ajudar a solucionar crimes, permitiam?

O suspeito foi encontrado depois das forças policiass usaram um mandado de busca que forçou o Google a divulgar informações sobre todos os dispositivos perto da cena do crime sobre os quais havia dados. Mas essa informação muito raramente é prova irrefutável de algo, mas ajuda a policia a investigar na direcção certa.

O New York Times informa que o Google está a receber mais solicitações de forças policias para fornecer dados de localização de utilizadores dos seus serviços. O Times menciona uma detenção feita numa investigação em Phoenix acerca de um assassinato. O suspeito foi encontrado depois das forças policiass usaram um mandado de busca que forçou o Google a divulgar informações sobre todos os dispositivos perto da cena do crime sobre os quais havia dados. Mas essa informação muito raramente é prova irrefutável de algo, mas ajuda a policia a investigar na direcção certa.

Se o Google rastreasse o vosso telefone para ajudar a solucionar crimes, permitiam? 1

O Google salienta que a empresa raramente responde aos pedidos de dados de localização com informações de um único telefone. Às vezes, os dados que fornece Às forças policias são relacionados a centenas de dispositivos.

Embora as forças policias estejam empolgadas com a perspectiva de usar dados de localização para encontrar suspeitos numa investigação criminal,  não podem acusar alguém só porque aparece na base de dados do Google. O Sensorvault do Google supostamente contém dados de localização de centenas de milhões de dispositivos que datam de há quase 10 anos. Pensem nos crimes que poderiam ser resolvidos se esta informação fosse usada para o bem.

A Apple diz que não tem recursos para fornecer esses dados de localização. Mas um analista de inteligência do condado de San Mateo, na Califórnia, diz que, com base na sua experiência, o Google tem os dados de localização disponíveis para a maioria dos telefones Android e de alguns iPhones também.

As informações fornecidas pelo Google não apenas ajudam os policias a encontrar suspeitos, mas podem levá-los a testemunhas que podem ter visto ou ouvido algo importante durante a prática de um crime. Apesar da aparente utilidade dA base de dados da Sensorvault, alguns funcionários do Google apontam que A base de dados não foi criadA para atender às necessidades da aplicação da lei e pode gerar informações que não são precisas.

Com o crescente número de solicitações de informações, a unidade do Google que fornece os dados para a aplicação da lei está sobrecarregada. Como resultado, pode levar até seis meses para que os policias obtenham as informações desejadas. Um funcionário do Google diz que recebeu 180 solicitações numa semana para fornecer dados da base de dados Sensorvault.

Os dados de localização do Google "não são 100% fiáveis"

Os especialistas legais também observam que pessoas inocentes estão a ser apanhadas nos dados de localização que o Google fornece aos policias. Enquanto as informações do Google são protegidas em alguns estados, em outros, os dados podem ser obtidos pela imprensa e uma pessoa inocente pode ser apontada na comunicação social como vinculada a um crime.

Não se sabe quantos desses mandados levaram a uma prisão ou condenação. Um promotor que trabalha para o estado de Washington, Gary Ernsdorff, já lidou com vários desses mandados e ele observa que os dados do Google "não mostram a resposta com uma fiabilidade de 100%". Os suspeitos precisam ser investigados e Ernsdorff acrescenta que "não acusaremos ninguém só porque o Google aponta que eles estavam lá".

Excerto de um mandado de pesquisa solicitando dados de localização do Google

Excerto de um mandado de busca solicitando dados de localização do Google:

Se o Google rastreasse o vosso telefone para ajudar a solucionar crimes, permitiam? 2

 

Fonte

Gostaram? Podia ter sido melhor?
Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Gostaram? Podia ter sido melhor?
Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!
close-link