A versão mais recente do Quick Charge suporta o carregamento rápido de 18W. As tecnologias concorrentes, como o SuperCharge da Huawei, oferecem um carregamento rápido de até 40W, o carregamento Super VOOC da OPPO suporta até 50W de carregamento rápido e a tecnologia mCharge da Meizu oferece um carregamento rápido de até 55W. De acordo com a Qualcomm, a sua tecnologia de carregamento rápido de próxima geração será equipada com um sistema de câmara tripla que permitirá suportar carregamento rápido de até 32W e carregamento sem fios de 15W. Esta tecnologia pode ser chamada de Quick Charge 5.0.

O Quick Charge 5.0 pode suportar carregamento rápido de 32 W e carregamento sem fios de 15 W 1

A tecnologia Quick Charge 4+ existente actualmente no mercado oferece um sistema Engine Fast Charging que divide a linha de energia em duas partes em vez de uma. Isso permite que o telefone evite o super-aquecimento durante o carregamento rápido. Além disso, o carregamento de tecnologia QC 4+ mantém o dispositivo arrefecido em menos 3 graus Celsius durante o carregamento. É até 15% mais rápido e 30% mais eficiente que seu antecessor. O sistema de carga tripla permite que o telefone suporte o carregamento rápido de 32W sem ficar quente. Espera-se que ele chegue com recursos mais avançados do que o QC 4+.

Especula-se ainda que o Quick Charge 5.0 poderá chegar com o novo Snapdragon 855 (ou Snapdragon 8150) que pode ser oficializado até ao final deste ano. As especificações exactas do chipset não estão disponíveis. Mas será um SoC de 7nm que vem para rivalizar com outros SoCs de 7nm como o Apple A12 e o Kirin 980.