Android Geek
O maior site de Android em Português

O que significam as letras e números nas atualizações Samsung?

O código de cada versão do software para smartphone Samsung é composto por uma série de números e letras. Explicamos o que exatamente eles significam.

As actualizações são fundamentais para que o nosso smartphone receba as funções mais inovadoras e patches de segurança que o protejam de possíveis falhas e ameaças.

Se são donos de um smartphone Samsung atualizar o vosso smartphone é simples: Configurações> Atualização de software.

É neste menu que podem ver a vossa versão do software  no momento, mas o que significam todas as letras e números que o compõem?

Neste guia, explicamos por que a Samsung usa um código diferente para cada atualização de software e o que exatamente esses grupos de números e letras significam.

Com estas informações, podemos saber muito mais informações sobre o smartphone, por exemplo, o seu código de firmware ou quando foi construído.

 

Este é o significado das letras e números da versão de atualização do seu Samsung.

Por que há um código diferente para cada atualização?

Se têm um smartphone Samsung, sabem que a empresa geralmente atualiza com certa frequência a versão do software.

Melhorias de desempenho, integração de novos recursos, melhorias de estabilidade do dispositivo, correção de bugs e melhorias de segurança são alguns dos objetivos dessas actualizações.

Além de receber as novidades, ao atualizar o software o utilizador também pode conhecer o código que a Samsung atribuiu à nova versão que vamos instalar.

Este código é um conjunto aparentemente indecifrável de números e letras.

Como as actualizações da Samsung para os seus smartphones são numerosas, a empresa sul-coreana criou um código especial para cada versão.

Além disso, esses códigos individuais servem para fornecer informações sobre algumas das características da versão do software que vão instalar.

Mas para saber quais são essas características, vamos explicar o significado das letras e números que compõem cada código.

O significado do código de atualização Samsung

Todas as versões de software, independente do fabricante do telefone, possuem um nome que serve para diferenciá-las das demais.

No entanto, é surpreendente que a Samsung use um código tão longo que, aparentemente não tem significado.

Este não é o caso, uma vez que cada número e letra que compõem os códigos atribuídos a uma versão do software Samsung têm um motivo.

Ao saber ler este código, o utilizador tem acesso a informações muito importantes sobre o telefone, como o tipo de modelo ou a versão do firmware.

Para explicar em detalhes o significado do código de atualização da Samsung, basta aceder à Configurações> Atualização de software> Última atualização.

 

Assim, Podem saber a versão do software do seu Samsung.

Além de saber o tamanho da atualização do software ou quando o último patch de segurança foi instalado, na secção "Última atualização" Podem descobrir algo muito importante: o código da versão actual do software do vosso Samsung.

Relacionado:  Samsung Galaxy Z Fold 3 pode ser o primeiro da marca com câmara sob o ecrã

No caso, do código ser “J530FXXS7CTF1”, a leitura é a seguinte.

J530F

Os primeiros cinco números e letras do código de atualização da Samsung correspondem ao tipo de modelo do vosso telefone.

Neste caso, o código do Samsung Galaxy J5 é “J530F”, embora possa variar dependendo da região.

Outro exemplo é o caso do Samsung Galaxy S10 Plus, cujo número do modelo é "G975F".

XX

O segundo grupo que compõe o código de atualização da Samsung é "XX" e refere-se ao Código Regional em que o telefone é comercializado.

No caso de Portugal, Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Hungria, Itália, Espanha e Reino Unido, o código é "XX", como vemos no nosso exemplo.

Outros códigos existentes são "XF" para Bulgária, Croácia e Romênia, “ZC” para China o “DT” para Australia.

S7

O terceiro grupo dentro da versão do software é “S7”, que corresponde à versão de firmware que está atualmente a ser instaladoma no telefone.

Como a Samsung não permite a reversão para uma versão anterior do firmware, sabemos que este código na próxima atualização será "S8".

C

Desvendando o código de atualização da Samsung encontramos este "C", um termo formado por uma única letra e que explica quantas vezes o Android foi atualizado no dispositivo.

Por exemplo, A seria a primeira versão do Android, enquanto este C representa a terceira versão.

Saber mais: o smartphone receberá o Android 11? Estes são os 133 smartphones com a atualização confirmada

T

No caso de "T", o quinto termo do código, refere-se ao ano em que a atualização foi lançada para o telefone.

É uma lista que segue em ordem alfabética e que começou em 2001 com A, portanto, este T corresponde a 2020.

F

Se o termo anterior se referia ao ano da atualização, este "F" representa o mês de lançamento do mesmo.

Como no caso anterior, cada letra corresponde a um mês. O ano começa com janeiro, que é A, e este F representa junho, o mês do firmware.

1

O último número a destacar ao analisar o código da versão do software é "1" e refere-se a tempo em que o firmware que o telefone foi desenvolvido.

Neste caso, apenas uma fase foi suficiente para o desenvolvimento de uma versão estável para este smartphone Samsung.

Sabendo o significado de todas as letras e números que compõem a atualização de versão do vosso Samsung, deixa de haver segredos.

Embora pareçam insignificantes, estes códigos ajudam o utilizador a saber muito melhor como o smartphone funciona.

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!