O que é o WiFi 7 e o que significa para smartphones?

Os smartphones beneficiariam muito com a mudança para o WiFi 7. O WiFi 7 será lançado, de acordo com o previsto, por volta de Março de 2024, e seria capaz de atingir a incrível velocidade – teórica, por enquanto – de 48 Gbps, ultrapassando de longe os padrões actuais e abrindo todo um mundo de possibilidades em termos de ligações sem fios.

O Wi-Fi 7 será a futura norma nas comunicações sem fios, e com uma data de chegada prevista de 2024, promete mudar radicalmente as ligações sem fios, ultrapassando em muito as velocidades actuais. Irá sem dúvida aumentar exponencialmente as possibilidades dos smartphones e tablets, e mais tendo em conta as possibilidades da domótica e da Internet das Coisas, bem como a tendência de muitos serviços para o streaming, tanto em termos de jogos de vídeo como de entretenimento.

O que é o WiFi 7 e o que significa para smartphones? 1

Velocidade considerável

Os smartphones beneficiariam muito com a mudança para o WiFi 7. O WiFi 7 será lançado, de acordo com o previsto, por volta de Março de 2024, e seria capaz de atingir a incrível velocidade – teórica, por enquanto – de 48 Gbps, ultrapassando de longe os padrões actuais e abrindo todo um mundo de possibilidades em termos de ligações sem fios. O 5 Ghz WiFi atinge velocidades de 867 Mbps, o que é seis vezes mais rápido do que o WiFi 6 pode atingir 9,6 Gbps.. O novo padrão multiplicaria a velocidade deste último por cinco, mas não é a única novidade. Uma das mais marcantes é a possibilidade de os dispositivos terem acesso a vários pontos de acesso simultaneamente para realizar downloads de forma mais rápida.

O que é WiFi Direct?

Este WiFi 7 utiliza completamente a banda de 6 GHz, e a largura do canal é de 380 Mhz, muito superior aos 60 MHz do WiFi 6. Os blocos poderiam ser divididos em até 16, o que contribuiria significativamente para melhorar essas velocidades. Além disso, as suas ondas serão capazes de medir distâncias e detectar movimentos, algo que pode ser muito útil em termos de segurança.

O WiFi tornará o Android ainda melhor. Como está a acontecer com WiFi 6, os routers lentos e outros dispositivos serão adaptados para WiFi 7 e serão compatíveis em maior ou menor medida com as suas velocidades, e isso inclui os telefones Android.

 

Jogos, um dos pontos fortes do WiFi 7

A velocidade que este padrão atingiria corresponderia à do USB 4.0, pelo que poderia oferecer a capacidade de executar um grande número de transmissões em simultâneo. E isso vai desde chamadas de vídeo a jogos de vídeo até ao controlo da domótica, entre uma miríade de utilizações. Isso poderia significar muitas alterações ao modelo de entretenimento actual, e também facilitaria a implementação de ecrãs de resolução 8K e conteúdo em termos de entretenimento.

Para se ter uma ideia, os 48 Gbps com que o WiFi 7 teria velocidade máxima poderiam transmitir um sinal de vídeo 8K com uma latência de menos de 5 ms. A realidade virtual e o streaming de jogos de vídeo também seriam vistos positivamente afectados pela chegada do Wi-Fi 7, uma vez que podem desfrutar do streaming no seu smartphone com uma latência significativamente menor e maior qualidade. Serviços como a GeForce NOW beneficiariam grandemente, uma vez que ofereceriam uma melhor experiência aos utilizadores durante a reprodução em streaming.

Ainda há momentos em que ligações de WIFI são insuficientes quando falamos de fazer trabalho pesado, e o WiFi 7 promete acabar com isso. O controlo da automação residencial também seria melhorado ao desfrutar de velocidades de conexão mais altas, uma vez que grandes redes de dispositivos podem ser geridas com mais facilidade.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!