O que é a IA? Uma abordagem passo a passo para compreender a Inteligência Artificial

Os computadores estão a ficar cada vez mais inteligentes e poderosos, mas ainda não são tão inteligentes como os humanos.

Os computadores estão a ficar cada vez mais inteligentes e poderosos, mas ainda não são tão inteligentes como os humanos. Ainda.

A inteligência artificial é o futuro da informática, e vai mudar tudo. A inteligência artificial será capaz de fazer coisas que ainda nem sequer podemos imaginar.

A pergunta de Alan Turing "Podem as máquinas pensar?" inspirou os avanços da Inteligência Artificial nos dias de hoje.

O que é a IA? Uma abordagem passo a passo para compreender a Inteligência Artificial 1

A aprendizagem das máquinas é uma técnica de IA que ensina os computadores a aprender com os dados, em oposição a programá-los com instruções rígidas sobre o que eles devem fazer ou como se podem comportar. A Aprendizagem Automática permite a um sistema informático aceder a grandes quantidades de informação e tomar decisões baseadas nestes dados sem ser explicitamente programado para qualquer tarefa em particular.

A melhor maneira de se preparar para este futuro é aprender sobre inteligência artificial agora, para que saiba o que está para vir nos próximos anos. Este artigo explica como funciona a inteligência artificial, de onde ela veio, e porque é que em breve estará em todo o lado à nossa volta.

O que é IA ?

A Inteligência Artificial (IA) é um ramo da ciência da computação, que se esforça por construir máquinas que executam tarefas que tipicamente requerem inteligência humana. O futuro parece promissor para a IA enquanto os cientistas continuam a pesquisar e a construir algoritmos e sistemas mais eficientes.

A Inteligência Artificial tornou-se um dos tópicos mais proeminentes na computação moderna devido às suas potenciais aplicações que vão desde a auto-condução de carros ou avisos sobre ataques terroristas antes que estes aconteçam até à prestação de assistência com diagnósticos médicos.

O que é IA ou inteligência artificial? "Artificial Intelligence" em inglês, significa capacidade de raciocínio e de aprender. Por isso, a inteligência artificial nada mais é do que um mecanismo computacional que tem a capacidade de aprender de forma autónoma ou através da sua programação.

A inteligência artificial é uma das áreas mais importantes da ciência. Devido aos recentes avanços, a IA atingiu um ponto de viragem - as suas aplicações práticas estão tão disseminadas que pode ser encontrada em todo o lado, desde o seu smartphone até aos laboratórios de investigação médica e mais além!

Porque a IA é o futuro da computação ?

A inteligência artificial é o futuro da informática, e vai mudar tudo. A inteligência artificial será capaz de fazer coisas que ainda nem sequer podemos imaginar em áreas tão distintas como saúde e educação e entretenimento.

O que é a IA? Uma abordagem passo a passo para compreender a Inteligência Artificial 2

A inteligência artificial está a tornar-se a espinha dorsal do que está a moldar o nosso futuro, e continuará a sê-lo durante anos. A inteligência artificial tem impacto em todas as indústrias agora; desde a grande análise de dados até à robótica, a inteligência artificial tem sido o principal motor das tecnologias emergentes que estão a mudar a forma como os humanos interagem com a informação e a vida tal como a conhecemos hoje.

Relacionado:  WhatsApp testa recurso que mostra os serviços e espaços comerciais mais próximos

Quais os benefícios de utilizar a IA na educação ?

A IA não é apenas software, IA é um programa de computador que pode aprender por si mesmo. Imaginem um futuro onde a IA poderia ser usada em escolas e salas de aula para dar aos alunos formação personalizada com resultados mais precisos do que nunca. A IA pode ajudar os alunos a trabalhar os seus pontos fortes, desenvolver os mais avançados, e acompanhar os outros, com uma grande amplitude dos estilos e interesses de aprendizagem. A IA tem a capacidade de ajudar os professores, oferecendo conhecimentos sobre o progresso dos seus alunos que são difíceis ou impossíveis de avaliar de outra forma.

Como se preparar para o futuro com a tecnologia da IA ?

No futuro a IA será capaz de fazer coisas que são inimagináveis agora.

A inteligência artificial é a capacidade que se tornou possível para uma máquina ou computador de aprender, analisar informação e tomar decisões sozinho . A inteligência artificial já é capaz de resolver um problema matemático, reconhecer um rosto, ler um texto. É muito semelhante à inteligência humana e vai permitir ás máquinas trabalhar sem precisar de seres humanos para lhes dizer o que fazer.

A inteligência artificial é um sistema informático que pode executar tarefas que normalmente requerem inteligência humana. Máquinas alimentadas pela aprendizagem de máquinas são capazes de aprender com os seus erros e melhorar com o tempo, máquinas alimentadas por algoritmos de aprendizagem profunda usam algoritmos inspirados nas redes neurais do cérebro para maior eficiência, enquanto que aquelas com programação baseada apenas em regras dependem de comandos predefinidos.

"A melhor maneira de se preparar para este futuro é aprender sobre inteligência artificial agora!"

Conclusão

Pessoalmente, este é um dos meus temas favoritos, porque IA é um tema pelo qual sou apaixonado. A IA oferece uma excitante oportunidade de melhorar a forma como ensinamos e aprendemos.  Pode ser usada pelas escolas para adaptar os cursos às necessidades de cada aluno, o que permite aos alunos tirar melhor partido dos seus próprios interesses e estilos de aprendizagem únicos. A IA também ajuda os professores a avaliar os hábitos de estudo dos seus alunos para que possam conceber um currículo alinhado com as suas necessidades. IA é a tecnologia do futuro, mas devemos estar preparados quando tudo começar a mudar!

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!