Android Geek
O maior site de Android em Português

O primeiro smartphone do mundo que desenhou e produziu uma coleção de alta costura

Aurélie Fontan, uma jovem fashion designer premiada, conquistou um marco no mundo da moda ao criar a primeira coleção cápsula de alta-costura do mundo desenhada e produzida através de um smartphone. A Aurélie juntou-se à Samsung para utilizar o Galaxy Note9 nas sete principais etapas de criação e produção da primeira coleção de ‘Mobile Couture’ do mundo.

Aurélie Fontan, uma jovem fashion designer premiada, conquistou um marco no mundo da moda ao criar a primeira coleção cápsula de alta-costura do mundo desenhada e produzida através de um smartphone.


O primeiro smartphone do mundo que desenhou e produziu uma coleção de alta costura 1

A Aurélie juntou-se à Samsung para utilizar o Galaxy Note9 nas sete principais etapas de criação e produção da primeira coleção de ‘Mobile Couture’ do mundo.

 

O dispositivo foi utilizado para criar os esboços, comunicar via wireless com novas ferramentas de produção, imprimir em 3D os acessórios de fixação e pintar remotamente os padrões dos tecidos desta coleção peculiar. Permitiu ainda à Aurélie acelerar todo o processo de prototipagem e desenvolvimento através da sincronização de apps com fornecedores, bem como através da capacidade de conexão com os mesmos, ou alterar as suas criações onde quer que esteja.

O primeiro smartphone do mundo que desenhou e produziu uma coleção de alta costura 2

 

O primeiro smartphone do mundo que desenhou e produziu uma coleção de alta costura 3

·         A premiada estilista Aurélie Fontan utilizou o novo Samsung Galaxy Note9 para criar uma coleção cápsula completa

·         Tecnologia de ponta foi utilizada para criar as peças – incluindo impressão 3D, robots e protótipos de esboços controlados através do equipamento

 

 

Com foco no design, as peças da Mobile Couture oferecem uma alternativa ao rápido sistema do mundo da moda e maximiza o poder e potencial da tecnologia digital e móvel. As peças finais foram feitas com uma combinação de peles recicladas e acessórios de fixação de plástico 3D biodegradáveis, tendo o processo inteiro de criação durado em seis semanas.

 

A S Pen do superpoderoso Note9 ofereceu à estilita precisão e controlo durante a criação dos esboços, enquanto que as poderosas capacidades de processamento e armazenamento do dispositivo permitiu conectar-se diretamente com ferramentas tecnológicas inovadoras para acelerar, editar e inovar nas fases de desenvolvimento e produção final – tudo através de um equipamento que cabe num bolso. A título de exemplo, o Note9 acelerou o processo de prototipagem em aproximadamente 40% e a coleção foi criada em oito dias, em vez dos habituais 14 dias.

 

Como o Galaxy Note9 foi utilizado

 

Procurar inspiração

·         A câmara e a S Pen foram utilizadas para procurar, anotar e manter a inspiração do sketchbook digital da Aurélie.

·         Graças à bateria com duração de um dia inteiro e a grande capacidade de armazenamento, a Aurélie pode aceder e trabalhar no seu sketchbook em movimento, onde quer que a inspiração surgisse.

 

Esboçar designs, padrões e acessórios de fixação

·         As formas das peças, os padrões do tecido e os acessórios de fixação foram desenhados com a S Pen, tal como um lápis numa folha de papel, no amplo ecrã de 6,4” do Note9.

 

Produzir acessórios de fixação para impressão em 3D

·         Os desenhos dos complexos sistemas de fecho das peças foram recriados numa app chamada OnShape* que cria desenhos digitais que podem ser impressos em 3D.

·         Estes ficheiros foram enviados diretamente do telemóvel para a impressora Ultimaker 3D. Por norma, um computador seria necessário nesta fase.

·         O processo de impressão 3D foi monitorizado em tempo real através do dispositivo, permitindo à Aurélie editar o desenho quando necessário.

 

Pintar padrões remotamente

·         Os padrões dos tecidos foram enviados via wireless para uma Joto X – um dispositivo robótico de desenho digital altamente avançado que transferiu os padrões para a pele das peças.

 

Os looks finais

·         Os acessórios de fixação impressos em 3D foram utilizados para unir as peças e criar os looks finais.

·         Em seguida, a Aurélie criou o seu look book digital utilizando a S Pen atraves de Bluetooth para tirar fotografias sem tocar no smartphone, deixando-a livre para fazer os ajustes finais e ter as fotografias perfeitas.

·         Para facilitar ainda mais, as funcionalidades inteligentes da câmara do Note9 tal como o Flaw Detection, alertou-a com possíveis problemas nas imagens antes das fotografias serem tiradas.

 

O Note9 foi pensado para oferecer poder, desempenho e produtividade aos criadores que procuram um smartphone que lhes permita trabalhar e entreter durante todo o dia. Com a bateria com duração para um dia; armazenamento de 512GB, que pode ser expansível para 1TB (mais do que a maioria dos portáteis); um processador de 10nm; suporte para as velocidades de rede mais rápidas; e a icónica S Pen com controlo por Bluetooth, os limites deste smartphone foram testadas na produção desta coleção.

 

Aurélie Fontan diz; “Como uma pessoa cuja criatividade é orientada pelo potencial da tecnologia e ciência, foi uma experiência muito interessante descobrir que havia uma smartphone que tinha as capacidades de controlar todo o processo de produção de uma coleção. As minhas ideias eram ambiciosas e visavam desafiar os processos tradicionais, por isso, enquanto jovem estilista, foi libertador vê-las ganhar vida com um dispositivo que esteve sempre na minha mão”.

 

“Quando vimos o trabalho da Aurélie, soubemos que ela representava os nossos clientes da gama Note. O motivo pelo qual são incrivelmente leais deve-se ao facto de os equipamentos serem desenvolvidos para um nível de desempenho e poder que as pessoas sempre em movimento realmente necessitam”, diz Suzanne Smith, Senior Marketing Lead, Samsung Electronics Europe. “Esta coleção é de facto única, e vimo-la como um elevado standard para mostrar o que os smartphones Samsung podem realmente alcançar nas mãos de pessoas ambiciosas e criativas”.

 

 

Visitem www.samsung.pt para mais informação sobre o projeto.

 

 

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!
close-link