O Android está agora ainda mais seguro com 5 novas funcionalidades

Mas a Google gosta de estar ocupada e hoje mostramos seis das actualizações mais recentes Google que irão tornar os telefones Android mais seguros e convenientes — para todos.

Não foi há muito tempo que A Google apresentou aos utilizadores do Android funcionalidades como Emoji Kitchen e audiolivros com narração automática. Mas a Google gosta de estar ocupada e hoje mostramos seis das actualizações mais recentes Google que irão tornar os telefones Android mais seguros e convenientes -- para todos.

O Android está agora ainda mais seguro com 5 novas funcionalidades 1

1- Mantenha as suas contas seguras com a verificação de palavras passe no Android

O Android está agora ainda mais seguro com 5 novas funcionalidades 2

No Android, pode guardar senhas na sua conta Google e tornar mais rápido e fácil fazer o registo em aplicações e serviços recorrendo ao preenchimento automático. As credenciais de registo são uma das suas primeiras linhas de defesa contra intrusos e, por isso, a Google integrou a verificação de palavra-passe nos dispositivos Android 9 e superiores que permite saber se a palavra-passe que usámos ficou comprometida anteriormente e o que fazer.

Agora, quando inserir uma palavra-passe numa aplicação do telemóvel através do preenchimento automático a Google vai comparar essas credenciais com a lista de palavras passe comprometidas conhecidas -- ou seja, senhas potencialmente roubadas e publicadas na internet. Se as credenciais aparecerem numa destas listas, a Google vai alertar e guiar-nos sobre como verificar a palavra-passe e como alterá-la.

Saibam mais na página de apoio sobre como alterar palavras-passe inseguras. Vão encontrar informações adicionais sobre como este produto funciona nesta publicação no blog.

2- Usar o agendamento de envio de mensagens para escrever uma mensagem agora e enviá-la mais tarde

O Android está agora ainda mais seguro com 5 novas funcionalidades 3

Mais de meio milhar de milhões de pessoas em todo o mundo usam a aplicação Mensagens mensalmente para manter contacto de forma contínua e segura com familiares, amigos e outras pessoas. Para continuar a melhorar a forma como comunicamos e ajudar a manter contacto, a Google está a começar a implementar o agendamento de envio de mensagens para telefones com Android 7 e mais recentes.

Com o agendamento de envio, podem escrever uma mensagem com antecedência -- quando for conveniente -- e programá-la para ser enviada no momento adequado. Bastará escrever a mensagem como fariam normalmente e depois segurar e pressionar o botão enviar para selecionar uma data e hora para entregar a mensagem. Descarreguem a aplicação Mensagens ou atualizem para a versão mais recente para agendar a próxima mensagem.

3- Tudo no seu telemóvel sem ter de olhar para o ecrã com o TalkBack

O Android está agora ainda mais seguro com 5 novas funcionalidades 4

Para as pessoas com deficiência visual ou com dificuldades para ver o ecrã, a nova versão do TalkBack, leitor de ecrã do Android, já está disponível. Recorrendo a voz e gestos, o TalkBack torna o Android ainda mais acessível e proporciona uma experiência completa sem a necessidade de olhar para o ecrã. Nesta reformulação do TalkBack a Google  conseguiu incorporar as funcionalidade mais solicitadas, onde se inclui: gestos mais intuitivos, um menu unificado, um novo menu de controlo de leitura e muito mais. Aceda ao TalkBack descarregando ou a atualizar as aplicações de acessibilidade do Android na Google Play Store.

Relacionado:  Garmin partilha truques para cuidarem do vosso smartwatch

4- Realizem mais tarefas com o Assistente Google

O Android está agora ainda mais seguro com 5 novas funcionalidades 5

Quem não quer mais formas de usar o telefone sem a necessidade de usar as mãos? Podemos fazer coisas como usar a voz para fazer chamadas, definir temporizadores ou alarmes e reproduzir música. Agora, as atualizações mais recentes do Assistente Google tornam mais fácil realizar tarefas no telefone e sem a necessidade de estar próximo dele.

O Assistente agora funciona melhor mesmo quando o telefone está bloqueado ou do outro lado da sala com novos cartões visíveis. Basta dizer “Ok Google, defina um alarme” ou “Ok Google, toque música pop no Spotify”. Para aproveitar ao máximo o Assistente quando o telefone está bloqueado, basta ativar os resultados pessoais no ecrã nas definições do Assistente e dizer “Ok Google '' para enviar mensagens de texto e fazer chamadas

5- Tema escuro no Google Maps

O Android está agora ainda mais seguro com 5 novas funcionalidades 6

Com o Tema escuro a expandir-se a todos o utilizadores do Google Maps em todo o mundo também podemos fazer uma pausa e economizar bateria durante os momentos em que não conseguimos encontrar um carregador. Basta aceder às Definições, clicar em Tema e, Logo de seguida,, em Tema Sempre Escuro para diminuir a intensidade das luzes quando estiver a navegar, explorar ou realizar tarefas com o Maps. Para voltar atrás basta clicar em Tema Sempre Claro para repor.

6- Melhor condução com Android Auto

O Android está agora ainda mais seguro com 5 novas funcionalidades 7

As novas funcionalidades do Android Auto ajudaM-nos a usufruir mais da condução. Com wallpapers personalizados podem selecionar uma variedade de fundos inspirados em carros. Para viagens longas, condutor e ocupantes poderão divertir-se com jogos ativados por voz. Basta dizer: Ok Google, play a game.

Também é mais fácil manter o foco e fazer as coisas. Os atalhos no ecrã inicial dão um conveniente acesso aos contactos e permitem usar o Assistente para realizar tarefas como ver o tempo ou ajustar remotamente o termostato com um simples toque no ícone no ecrã do carro, como faria no telefone. Para carros com ecrãs maiores poderá fazer mais com um ecrã dividido que apresenta uma visualização em tempo real do Google Maps e controlos de media. E se tiver familiares e amigos no carro poderá agora definir um ecrã de privacidade para controlar quando o Android Auto aparece no ecrã do carro.

Estas funcionalidades do Android Auto* passarão a estar disponíveis nos próximos dias em telefones com Android 6.0 ou superior quando ligados com um automóvel compatível.

* Países onde Android Auto está disponível

 

Fonte

 

 

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!