Android Geek
O maior site de Android em Português

Novo ARM Cortex A78C será o músculo dos próximos notebooks

não é nada de especial. Pelo menos se compararmos com o novo recorde de velocidade, que acaba de ser registado de 178 terabits por segundo.

A família Cortex-A78 Em maio deste ano, a ARM anunciou oficialmente a sua última geração de processadores móveis com arquitetura Cortex A78, e também estreia  a GPU Mali-G78. A A78 suporta configurações híbridas big-little como 4 núcleos grandes e 4 núcleos pequenos (Cortex-A55), que é obviamente para equilibrar desempenho e consumo de energia.

A ARM é provavelmente mais conhecida pelos processadores que alimentam alguns smartphones e muitos tablets, mas espera-se que os laptops MacBook de próxima geração da Apple tenham Chipsets baseados em ARM, seguindo os já muitos Chromebooks de geração actual e alguns tablets Windows que também usam processadores projectados por ARM.

A família Cortex-A78
A família Cortex-A78

Em maio deste ano, a ARM anunciou oficialmente a sua última geração de processadores móveis com arquitetura Cortex A78, e também estreia  a GPU Mali-G78. A A78 suporta configurações híbridas big-little como 4 núcleos grandes e 4 núcleos pequenos (Cortex-A55), que é obviamente para equilibrar desempenho e consumo de energia. Mas para alguns dispositivos, como laptops, a capacidade de energia é maior e o A78 terá liberdade para correr à vontade.

Novo ARM Cortex A78C

Nesse sentido, a ARM atualizou esta semana a arquitetura Cortex A78C, otimizada para computação de alto desempenho, principalmente para notebooks e outros produtos. O fabricante de Chipsets pode configurar até oito grandes núcleos Cortex A78C ou seis grandes núcleos, e o cache de três níveis também foi aumentado para 8 MB para satisfazer totalmente as cargas de alto desempenho, como jogos de grau 3A, produtividade e outros cenários de aplicações exigentes.

Relacionado:  Samsung Galaxy Z Flip e Z Flip 5G já recebem One UI 3.0 beta
Suporte de núcleo de até 8 'grande' com braço Cortex A78C
Suporte de núcleo de até 8 'grandes' com Cortex A78C

Ao mesmo tempo, o ARM Cortex A78C também apresenta actualizações ao nível de segurança de dados e dispositivos. Um recurso importante é a verificação de ponteiro de função (PAC), o que significa que a CPU verifica se o ponteiro de função está correto (usando o algoritmo MAC) ao executar um salto de função para evitar que o ponteiro de salto seja modificado. Ele minimiza a superfície de ataque, reduzindo as vulnerabilidades de programação orientada a regresso (ROP) em mais de 60% e as vulnerabilidades de programação orientada a salto (JOP) em mais de 40%.

Especificações ARM Cortex A78C
Computação multicore escalável e segura através do Cortex A78C

Anteriormente, a ARM também anunciou outra variante A78 que é o A78AE, que é uma arquitetura otimizada para piloto automático e assim por diante.

Fonte

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!