Android Geek
O maior site de Android em Português

Como nos podemos proteger em redes WiFi públicas? Com estas dicas

Sempre que nos conectamos a redes WiFi públicas devemos que tomar uma série de precauções. Graças a elas, evitaremos problemas de segurança que podem põr em risco a nossa privacidade.

Seja num hotel, aeroporto ou estação, é comum que nos liguemos a redes WiFi públicas através do nosso smartphone Android ou outros dispositivos. É uma opção que tem muitas vantagens, como evitar o consumo de dados móveis, mas também tem certos riscos, pois uma rede pública não tem a protecção que uma rede privada oferece.

Sempre que nos conectamos a redes WiFi públicas devemos que tomar uma série de precauções. Graças a elas, evitaremos problemas de segurança que podem põr em risco a nossa privacidade. São truques simples, mas podem ajudar-nos com esse tipo de conexão.

Mas antes de metermos a mão na massa, vamos esclarecer alguns pontos.

 

As redes WiFi públicas são realmente perigosas?

Porque ser uma rede WiFi é pública não significa automaticamente que seja um perigo para nós, utilizadores. É verdade que tendem a ser mais vulneráveis ​​a certos ataques ou problemas, por isso temos de usá-las com mais cautela, mas isso não significa que devamos abster-nos de nos ligar a essas redes: só devemos fazê-lo com maior cuidado para evitar possíveis problemas que possam surgir. Este tipo de redes pode ser usado para distribuir malware, interceptar dados do utilizador e até capturar senhas bancárias e acesso a aplicações. O facto de ser uma rede pública, e de acesso livre, é uma tentação para quem precisa de uma conexão. Os problemas podem ser maiores se a conexão mencionada não estiver criptografada. No passado, houve sérios problemas neste tipo de redes WiFi públicas, embora pareça que esse tipo de ataque ou problema tenha diminuído. Isso não significa que possamos deixar de tomar precauções.

Aceder apenas a páginas HTTPS

Como nos podemos proteger em redes WiFi públicas? Com estas dicas 1 Navegadores como o Google Chrome já alertam sobre as páginas que não são seguras, mas é bom garantir que vamos sempre usar páginas da web que usam HTTPS. Esse tipo de página faz uso do protocolo de segurança SSL / TLS para criptografar dados, por isso são a opção mais segura quando estamos a navegar na Internet. A maioria das páginas atualmente já usa esse protocolo.

Se, por alguma razão, o utilizador precisar aceder a páginas não seguras com o Wi-Fi público, é melhor evitá-lo. Este tipo de páginas torna muito mais fácil para um invasor interceptar os dados. A combinação de rede Wi-Fi pública e web em HTTP deixa-nos duplamente expostos.

Não insiram dados sensiveís

É senso comum, mas muitas vezes nos esquecemos. Quando estamos ligados a redes WiFi públicas devemos ter muito cuidado com os dados que introduzimos. Fazer upload de uma foto numa rede social ou enviá-la no WhatsApp para alguém não é muito perigoso, mas inserir uma password ou um número de conta , sim, pode ser.

Os dados confidenciais só devem ser inseridos quando ligados a um ponto de acesso seguro, e não durante o uso de redes WiFi públicas. O melhor é evitar logins e evitar inserir dados complicados, como senhas ou números de conta. É um gesto de bom senso que pode poupar muitos desgostos.

 

Conexão VPN

VPN Android Mais e mais utilizadores do Android usam uma VPN para navegar na Internet de maneira segura e privada. O uso de uma VPN é mais recomendado do que nunca quando estiverem emredes WiFi públicas; evitam assim a exposição a que estamos sujeitos quando as utilizamos. É uma proteção adicional, pelo menos se usarem uma VPN segura e privada.

Em muitos casos, este tipo de aplicações é pago, mas é algo que pode valer o dinheiro ; especialmente se, em viagem, usarmos frequentemente redes Wi-Fi públicas em locais como aeroportos ou hotéis. É melhor verificar o plano de pagamento de cada VPN e ver qual é mais interessante para vocês.

Desativar o WiFi quando não estiverem a usar

O que é um telefone Android e por que escolher? Um erro básico que muitos utilizadores fazem é deixar a opção WiFi ativada no telefone Android quando estão longe de casa. Recomenda-se desligá-lo: para evitar que nos conectemos automaticamente a redes inseguras já armazenadas e também para  economizar bateria. com ligações WiFi públicas é melhor ativar o WiFi somente quando o quiserem usar a rede. Quando o uso terminar, é melhor desligar o WiFi no telefone. É comum esquecer isso, mas devemos tentar que seja um hábito com redes WiFi públicas.

 

Excluir redes WiFi públicas da lista de ligações

 

Redes Wi-Fi salvas Quando usamos uma rede WiFi específica num hotel ou estação, é provável que não nos voltemos a ligar a ela, especialmente depois de regressar de uma viagem. Uma vez que esta conexão tenha sido usada,  não será mais necessária, muitos especialistas recomendam remove-la da lista de redes memorizadas. É uma medida de precaução adicional. O Android geralmente armazena todas as redes WiFi às quais nos conectamos além das suas senhas.

É aconselhável fazer uma limpeza de vez em quando e remover da lista todas as ligações que nunca mais usaremos. A possibilidade de remover antigos WiFis é encontrada nas configurações do telefone. Todos os telefones Android nos dão essa opção, o utilizador só precisa fazer o seguinte:

  • Abra as configurações.
  • Entre na secção WiFi.
  • Vá a configurações / menu.
  • Redes guardadas
  • Eliminem aqui as redes WiFi públicas que não usarão mais.

 

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais