Android Geek
O maior site de Android em Português

Nokia lidera ranking global em atualizações de software e segurança nos seus smartphones

LONDON, UNITED KINGDOM - NOVEMBER 9, 2014: Nokia Lumia Windowsphone smartphone display with Welcome Back text. Microsoft has announced that it will stop using Nokia branding on all future mobile phones

o link perdido para smartphones (Software and Security Updates:

Quase 96% dos smartphones  Nokia, vendidos desde o terceiro trimestre de 2018, já funcionam com Android Pie ou foram atualizados com Android Pie, tornando-se na marca a alcançar este nível com maior rapidez. Estas são as conclusões do mais recente relatório da Counterpoint Research, intitulado Atualizações de software e segurança: o link perdido para smartphones (Software and Security Updates: The Missing Link for Smartphones).

Nokia lidera ranking global em atualizações de software e segurança nos seus smartphones 1
LONDON, UNITED KINGDOM - NOVEMBER 9, 2014: Nokia Lumia Windowsphone smartphone display with Welcome Back text. Microsoft has announced that it will stop using Nokia branding on all future mobile phones

 

  • As principais marcas atualizaram com a versão mais recente de Android menos de um terço dos seus smartphones com um preço inferior a US$200. A Nokia lidera com mais de 90% dos seus dispositivos atualizados nesta gama de preços.
  • Apenas cerca de um quarto dos principais modelos Android são atualizados para a versão mais recente do SO.

Acreditamos que os fabricantes de dispositivos precisam de intensificar os seus esforços para oferecer aos seus utilizadores atualizações periódicas de software e segurança. Com exceção para a Nokia e Lenovo, os resultados de outros fabricantes de dispositivos foram baixos. Os consumidores começaram a utilizar os seus smartphones por um maior período de tempo. Também gastam um pouco mais quando decidem adquirir um dispositivo novo. O tempo médio durante o qual os consumidores utilizam um smartphone topo de gama antes de comprar um novo dispositivo tem aumentado gradualmente. Em mercados tão diferentes como a China, Europa e EUA , este período aproxima-se dos 30 meses. Claramente, a manutenção do software e segurança atualizados é importante para garantir que os consumidores continuem a desfrutar de um bom rendimento e da maior segurança durante todo o tempo em que utilizam o seu dispositivo. Os fabricantes que não tenham isso em consideração quando planeiam o período de suporte para os seus dispositivos com as atualizações correspondentes podem falhar junto dos seus clientes.

Para destacar as conclusões do relatório, Peter Richardson, diretor de investigação, referiu: “As atualizações do sistema operativo e a segurança são um aspeto dos smartphones Android que recebem relativamente pouca atenção. Segundo a nossa experiência em investigação do setor, verificámos que poucas marcas se centram nesse tema. E, como provavelmente, os fabricantes não falam nisso, o conhecimento sobre o assunto por parte dos consumidores é escasso e não surge entre as dez funcionalidades que mais interessam aos consumidores, como aparece refletido na nossa pesquisa. “

“Não surpreende, por isso, que os principais fabricantes se esforcem apenas na altura das atualizações periódicas do sistema operativo e de segurança dos dispositivos, apesar de ser um fator crítico para garantir o funcionamento seguro dos smartphones.  Muitas das principais funcionalidades, incluindo a duração da bateria, o processador, a câmara e a memória, estão relacionados ao desempenho do sistema operativo subjacente. Acreditamos que isto é importante para a experiência geral do consumidor e muito provavelmente se tornará amplamente reconhecido como tal”, acrescentou Richardson.

Gráfico 1: Quota da versão Android para os 10 principais fabricantes (vendas totais)

 

 

Nokia lidera ranking global em atualizações de software e segurança nos seus smartphones 2

Fonte: Relatório Counterpoint Research: “Software and Security Updates:  The Missing Link for Smartphones”

 

Tarun Pathak, diretor associado, referiu quando comentava o rendimento das marcas de smartphones: “Entre os 10 principais fabricantes de smartphones, quase 96% de smartphones Nokia vendidos desde o terceiro trimestre de 2018 já funcionam com Android Pie ou foram atualizados com Android Pie. A Samsung surge a seguir à Nokia com 89% e a Xiaomi com 84%. A Xiaomi é boa a assegurar que os seus produtos de gama média são lançados com a última versão de Android”.

 

Pathak acrescentou: “um grande número de fatores contribui para a distribuição de atualizações de software, mas algumas marcas colocam muito mais esforço para reduzir o tempo entre o lançamento da última versão de Android e a distribuição de atualizações em todos os seus smartphones. Apenas algumas marcas se comprometem a que os seus smartphones funcionem sempre com a última versão. A Nokia foi a marca mais rápida na altura de distribuir as últimas atualizações de software, já que abrangeu 94% do seu portefólio de dispositivos um ano após o lançamento da última versão de Android”.

 

Gráfico 2: Tempo que os 10 principais fabricantes necessitam para atualizar os seus portefólios com a última versão de Android

 

Nokia lidera ranking global em atualizações de software e segurança nos seus smartphones 3

Fonte: Relatório Counterpoint Research: “Software and Security Updates:  The Missing Link for Smartphones”

 

 

Segundo o Research Analyst Abhilash Kumar, “Os dispositivos de gama alta são os que mais frequentemente são atualizados em primeiro lugar,  mas ter o software mais atualizado é importante quer para  produtos de gama média e baixa como para os dispositivos de gama alta. Por isso, analisamos o rendimento dos fabricantes no momento de atualizar o software em todas as gamas de preços.  Neste estudo, a Nokia destaca-se, novamente, como a marca que com maior frequência atualiza todo o seu portefólio com maior rapidez. A Xiaomi e a Lenovo também surgem em posições de destaque. Marcas como  a Alcatel e a Tecno são as que ocupam as posições mais baixas.  Isto acontece porque estas marcas têm portefólios muito abrangentes, com a maioria dos dispositivos abaixo dos US$200, e o ciclo de vida dos seus modelos tende a ser curto.  Os seus produtos passam da fase de lançamento ao final do ciclo em apenas seis meses, o que significa que há menos incentivo em proporcionar atualizações a longo prazo”

 

O relatório completo “Software and Security Updates: The Missing Link for Smartphones” encontra-se disponível para download aqui

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!