Android Geek
O maior site de Android em Português

Smartphone caiu em água salgada e água doce: diferenças e o que fazer

waterproof smartphone

A primeira coisa que devem saber é que o tipo de água tem uma influência importante na reparação do telefone. Não, não é o mesmo que o seu telefone se molhar com água fresca do que com água salgada. DescubraM as principais diferenças e como devem agir em cada caso.

A água é um dos principais inimigos do vosso smartphone, por mais que o coloquem rapidamente em arroz. Nenhum telefone é 100% submersível em água é por isso que devem saber como tratar um smartphone molhado para qualquer emergência.

A primeira coisa que devem saber é que o tipo de água tem uma influência importante na reparação do telefone. Não, não é o mesmo que o seu telefone se molhar com água fresca do que com água salgada. DescubraM as principais diferenças e como devem agir em cada caso.

É assim que o sal e a água doce afetam o seu smartphone

Molhar o Smartphone com água fresca pode afetá-lo de duas maneiras: causa um curto-circuito ou corrosão dos seus elementos. No primeiro caso, como mencionado no uBreakFix, a presença de água dentro do dispositivo resulta num curto-circuito que termina com um incorreto funcionamento das peças de hardware. Além disso, a água fresca que molhou o seu smartphone também pode causar danos aos elementos devido à corrosão. O líquido causa a oxidação dos materiais metálicos e, portanto, deve ser removido o mais rápido possível. Quanto mais tempo a água passa lá dentro, pior é a condição dos elementos, e alguns componentes podem ficar com danos irreparáveis.

Smartphone caiu em água salgada e água doce: diferenças e o que fazer 1
waterproof smartphone

Tudo piora se o telefone se molhar com água salgada, por exemplo, se cair no mar. O sal faz com que o processo de corrosão seja ainda mais rápido, deteriorando todos os elementos internos num tempo muito curto. Essa é a principal diferença: a água salgada leva menos tempo para danificar o telefone do que a água doce. Dado esse esclarecimento, podem pensar que o fabricante do que o vosso smartphone possui IP67 ou IP68, dois graus de proteção contra poeira e líquidos estão protegidos.

Porém, não podem mergulhar o telefone em água salgada, nenhuma dessas duas classificações garante que sobrevive ao mergulho. Como vimos, o sal leva apenas alguns minutos para corroer os elementos dentro do dispositivo. Não se arrisquem e afastem o telefone o máximo possível do mar, Porque uma queda pode sair muito cara.

O que fazer para tratar o seu smartphone molhado

É claro que a principal diferença entre sal e água doce é a velocidade da corrosão, mas ambos podem danificar seriamente o telefone. O que querem saber é certamente o que devem fazer para corrigir a situação se o seu smartphone estiver molhado.

O primeiro passo deve ser em ambos os casos para remover rapidamente a água, certificando-se de que não resta líquido lá dentro. Podem optar por um dos truques mais populares: colocar no arroz para absorver a humidade. Antes de fazê-lo, desmontem todas as peças do telefone que puderem. Em seguida, deixem secar por pelo menos 24 horas. Este método funciona em alguns casos, mas não em todos.

Smartphone caiu em água salgada e água doce: diferenças e o que fazer 2
Teenager girl in the shower obsessed with the smart phone under a water jet

A eficácia do arroz depende da quantidade de líquido no dispositivo. A corrosão causada pela água salgada pode ocorrer em apenas alguns segundos.Um outro método que pode ajudá-lo é o uso de álcool isopropílico. Embora também seja um líquido, Este liquído é responsável por mover a água. Portanto, podem mergulhar o telefone - com os elementos removidos - em álcool por alguns segundos. Em seguida, sequem o terminal completamente com um pano (esqueçam secadores!) e verifiquem se não há vestígios de líquido. Mas não haverá nada a fazer nada se algum item já estiver danificado.

De qualquer forma, o que devem evitar é aplicar calor ao móvel húmido, isso só danificaria ainda mais os materiais do mesmo. Esqueçam os secadores, aquecedores, radiadores e outros emissores de calor, porque eles não podem ajudá-lo a salvar um telefone que caiu na água, seja ela salgada ou doce.

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais