Android Geek
O maior site de Android em Português

Quão à prova d'água é meu telefone? O que significam as certificações IP?

Telefones mais resistentes Os fabricantes estão a tornar os telefones Android mais robustos do que costumavam ser. É um grande argumento de venda.

As classificações de IP referem-se à classificação de Marcas de Proteção Internacionais que é dada após uma série de testes realizados para verificar quanto pó e água podem entrar no telefone e sob que circunstâncias. Cada número e letra representa um nível diferente de proteção, a lista completa segue abaixo.

Telefones mais resistentes

Os fabricantes estão a tornar os telefones Android mais robustos do que costumavam ser. É um grande argumento de venda. Os telefones da Samsung, Huawei,LG, Motorola e até do Google agora vêm com algum grau de resistência à água e poeira. O que esses números representam pode ser importante ou até mesmo um fator decisivo ao gastar dinheiro num novo telefone.

Normalmente verão "robustez" descrita com uma classificação IP ou uma classificação MIL-STD ou ambas. Esses são padrões que determinam como algo é resistente aos elementos - coisas como resistência à água, choque (elétrico e físico), temperatura, pressão do ar e uma série de outras coisas que podem estragar o vosso telefone. .

As classificações e certificações foram desenvolvidas muito antes da invenção dos smartphones - estas cobrem coisas como válvulas e caixas elétricas. E agora aplicam-se a telefones e não apenas àqueles que são construídos como tanques. Vamos detalhar cada classificação para saber o que realmente significam.

Ingress protection / International Protection

Proteção contra entrada refere-se à capacidade de um produto impedir que objetos estranhos - especificamente partículas de líquido e poeira - entrem. E apesar de geralmente pensarmos que o termo IP significa Ingress Protection, na verdade significa International Protection, como uma certificação internacional de proteção.

O Código IP é designado pelo IP inicial, seguido por dois dígitos e possivelmente uma letra. A maioria das designações de letras é algo que nunca encontraremos em pequenos dispositivos electrónicos portáteis; eles são usadas em dispositivos que possam suportar jatos de alta pressão e jatos de alto fluxo, como um bocal pulverizador para lavagem de carros. Os produtos electrónicos de consumo não são fabricados para resistir a essas condições, mas as classificações de IP cobrem mais do que os produtos electrónicos de consumo, portanto, são incluídos na certificação IP.

Cada dígito representa uma classificação de resistência. O primeiro número representa o nível de proteção de partículas sólidas (poeira). O segundo número significa proteção de entrada de líquidos. Um fabricante não precisa testar os dois, mas se não o fizer, o número será substituído por um X, podemos ver algo algo como IPX7 ou IP6X. vejam como os números se acumulam.

Proteção de partículas sólidas

Número IP resíduos sólidosQuão eficaz é?
Número IPDescrição
0Não protegido de forma alguma contra partículas de qualquer tamanho.
1Protegido contra partículas maiores que 50 mm
2Protegido contra partículas maiores que 12,5 mm
3Protegido contra partículas maiores que 2,5 mm
4Protegido contra partículas maiores que 1 mm
5Protegido contra Poeira : A poeira não consegue entrar em quantidade suficiente para afetar a operação normal.
6Protecção total contra poeira: A poeira não consegue entrar, mesmo no vácuo.

Proteção de entrada líquidos

Número IP líquidoQuão eficaz é?
Número IPDescrição
0Não está protegido de todo.
1Protegido contra pingos de água.
2Protegido contra o gotas de água quando inclinado até um ângulo de 15 graus da sua posição normal.
3Protegido contra a pulverização de água quando inclinado até um ângulo de 60 graus da sua posição normal.
4Protegido contra salpicos de água em qualquer ângulo.
5Protegido contra água pulverizada de  6,3 mm a 12,5 litros / minuto e 30 kPa (pressão) a três metros de distância durante três minutos.
6Protegido contra água pulverizada de um bocal de 12,5 mm a 100 litros / minuto e 100 kPa (pressão) a três metros de distância durante três minutos.
6KProtegido contra água pulverizada de um bocal de 6,3 mm a 75 litros / minuto e a 1.000 kPa (pressão) a três metros de distância durante três minutos.
(1.000 kPa é uma quantidade padrão de pressão de água).
7Protegido contra imersão em água até um metro a pressão normal por 30 minutos.
8Protegido contra imersão em água a um metro ou mais nas especificações detalhadas pelo fabricante.
9XProteção contra água pulverizada em jatos de alta pressão a alta temperatura.
Volume de água de 14 a 16 litros / minuto
Pressão de água de 80 a 100 bar (até 1.451 Psi)
Temperatura da água de 80 graus
Distância de 0,10 a 0,15 metros.

 

Além disso, o Código IP tem designações de letra para proteção adicional. Como a classificação K, nunca veremos isso num telefone, mas já que estamos a falar do tema, deixo aqui toda a informação:

Designação adicional de proteção

Código da letraO que significa
CódigoDescrição
fResistente a óleo
HProteção de alta tensão
MProtecção contra movimento
SProtecção total contra movimento
WResistente a condições atmosféricas

Sim, o "f" não é em maíuscula, e "resistente a condições atmosféricas" não diz nada. Nós não escrevemos a especificação, não sei porque lhe chamam assim, e como já disse este tipo de certificação não é aplicável a telefones.

Já sabemos tudo o que precisamos?

Quando compram um telefone que tem uma classificação de IP68, podem colocá-lo no vácuo e a poeira não vai entrar, ou deixá-lo ficar mergulhado em mais de um metro de água para sempre, certo?  Não.

A classificação de proteção contra poeira deixam espaço de manobra zero. IP68 significa poeira sob quaisquer condições em que um ser humano possa estar. A proteção de entrada de líquido  8 é "especificada pelo fabricante" e será necessário saber qual é essa especificação. A Samsung, por exemplo, diz que a certificação cobre submersão até 1.5mts  por até 30 minutos.

 

Podemos ir brincar com o telefone para a piscina sem riscos?

Não é bem assim. A Samsung também diz o vosso dispositivo não é impermeável a danos causados ​​pela água em qualquer situação, que é uma contradição total. Mas não é a única - quase todos os dispositivos electrónicos incluem texto na garantia ou no manual do utilizador que diz que a garantia não cobre contra danos causados ​​pela água, mesmo se o dispositivo em questão for classificado com uma classificação IP.

Isso ocorre porque os dispositivos usados ​​para teste e certificação foram capazes de resistir à invasão de poeira em qualquer circunstância até e onde se incluem vácuo, e imersão em água a 1,5 m de profundidade por meia hora. O vosso telefone talvez não sobreviva. O recurso de certificação não pode testar todos os telefones. A certificação IP é uma protecção adicional e não uma certeza absoluta que podem mergulhar o equipamento sem danos.

Certificação MIL-STD

Este é um padrão militar dos EUA que especifica como algo se comportará contra o meio ambiente, durante a sua vida útil. Telefones Android, relógios e outros electrónicos podem trazer uma certificação MIL-STD 810G, o que significa que foram testados num laboratório sob condições que simulam uma lista gigantesca de variáveis ​​ambientais e continuaram a funcionar. Algumas das coisas que são testadas incluem temperaturas extremas, altitude, choque térmico, entrada de fungos e sólidos congelados. Está aqui uma lista exaustiva.

Se o modelo do vosso telefone passou em todos os testes quer dizer que estão à vontade para fazerem o que quiserem?

Não.

Esta certificação parece fazer pouco sentido na verdade. Para começar, os procedimentos de teste indicam claramente que um fabricante só precisa testar ambientes simulados, o que não significa que irá aguentar um cenário real. Se isso não é o suficiente para vos deixar desconfiados, o facto de que quem faz o teste poder decidir como quer fazer a simulação diz tudo.

Dr. Conrad H. Blickenstorfer, Ph.D. explica perfeitamente ao discutir os padrões MIL-SPEC para laptops.

O MIL-STD-810G não exige padrões ou estabelece metas mínimas para os vários testes; na maior parte, descreve simplesmente como o teste deve ser conduzido. Isso deixa um espaço considerável para interpretação e, portanto, é importante que os fabricantes de notebooks robustos forneçam informações detalhadas sobre quais os testes que foram conduzidos, como exatamente  foram conduzidos, quais foram os resultados e o que esses resultados realmente significam. A alegação de que um produto é "certificado pelo MIL-STD-810G" não é suficiente, e os possíveis clientes devem pedir mais detalhes.

Dizer que um equipamento tem certificação MIL-STD 810G sem fornecer uma cópia dos parâmetros de teste e os resultados significa a mesma coisa que "este smartphone é rápido" ou "tem uma excelente câmara". Nunca pensem que o vosso dispositivo eletrónico suportará esse tipos de condições, a menos que tenham visto os parâmetros e resultados do teste.

Ver classsificações IP e avaliações de certificação de nível militar num telefone geralmente é uma coisa boa. Nem todos os dispositivos passarão em todos os testes da vida real, mas há uma probabilidade significativa de correr bem.

Ter um telefone com certificação IP é uma ótima proteção contra acidentes como entornar água ou usá-lo num ambiente poeirento, e um telefone com certificação MIL-STD 810G terá mais protecção que um sem. Tenham apenas em atenção que levar o vosso smartphone para mergulhar ou em actividades mais agressivas pode correr mal e a garantia não vos vai salvar.

 

Fonte

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais