MI5: Serviços secretos Britânicos dizem que aceitar a Huawei não muda relação com os EUA

Os EUA alegam (sem provar) que a Huawei pode usar os seus equipamentos de rede para roubar informações, o que a Huawei negou repetidamente. Uma informação revelada na semana passada aponta que os EUA estão a preparar-se para fazer um ultimato ao Reino Unido sobre a participação da Huawei no 5G, alegando que a partilha de informações entre os dois países pode ser afetada.

O chefe do MI5, serviços secretos do Reino Unido, diz estar confiante de que a relação de partilha de inteligência dos EUA não mudará se a Grã-Bretanha optar por permitir a Huawei na sua 5G rede. 

Já imaginaram os Gadgets do 007 com 5G? 
MI5: Serviços secretos Britânicos dizem que aceitar a Huawei não muda relação com os EUA 1

Os EUA alegam (sem provar) que a Huawei pode usar os seus equipamentoa de rede para roubar informações, o que a Huawei negou repetidamente.

Uma informação revelada na semana passada aponta que os EUA estão a preparar-se para fazer um ultimato ao Reino Unido sobre a participação da Huawei no 5G, alegando que a partilha de informações entre os dois países pode ser afetada.

De acordo com o FT, Andrew Parker, chefe do MI5, afirma que a relação EUA-Reino Unido é "muito próxima e confiável", acrescentando: "Esta relação é , obviamente, de grande importância para nós. e, ouso dizer, também para os EUA."

Andrew Parker Director MI5
MI5: Serviços secretos Britânicos dizem que aceitar a Huawei não muda relação com os EUA 2

Andrew reconheceu que as preocupações com segurança nem sempre devem "dominar e ditar" uma decisão e que Boris Johnson e o conselho nacional de segurança ficaram com uma decisão difícil para tomar porque há poucos fornecedores no mercado.

Relacionado:  ZTE Axon 30 5G foi visto em fotos reais, revelando o seu ecrã frontal

Todas as quatro principais redes móveis do Reino Unido, onde se incluem Vodafone, BT, EE e Three, lançaram serviços 5G usando equipamento de rede da Huawei e o bloqueio da Huawei custará demasiado aos consumidores.

Apesar da pressão dos EUA, algumas fontes apontam que Boris Johnson deve permitir a Huawei na infraestrutura de rede 5G. No entanto, um anúncio oficial só deve ser feito no final do mês.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!