Mercado global de smartphones inicia recuperação no terceiro trimestre

O mercado de smartphones está a recuperar no terceiro trimestre de 2023, com uma queda anual de apenas 1%. Samsung lidera, seguida da Apple. A Huawei faz um retorno forte na China.

Mercado global de smartphones recupera no terceiro trimestre de 2023

Canalys: Mercado global de smartphones está se recuperando no terceiro trimestre

O mercado de smartphones teve um período difícil nos últimos trimestres, mas o pior pode finalmente ter ficado para trás, revela o último relatório da Canalys. A queda anual é de apenas 1% no terceiro trimestre de 2023, embora os fabricantes devam permanecer cautelosos em relação à recuperação, uma vez que as incertezas geopolíticas ainda não acabaram e as empresas ainda estão a reajustar os seus canais de vendas e stocks de componentes.

Líderes de mercado

A líder do mercado continua sendo a Samsung, seguida pela Apple. A Xiaomi permaneceu como a terceira maior empresa de smartphones do mundo no terceiro trimestre, enquanto a Transsion, proprietária das marcas itel, Infinix e Tecno, está a caminhar para ultrapassar a OPPO em remessas globais.

Fora do Top 5, a Canalys revelou que a Huawei fez um forte retorno nos últimos três meses com o lançamento da série Mate 60; por enquanto, pode estar limitada à China, mas operadoras e lojas correram para aumentar o stock de smartphones Huawei para responder à crescente procura.

Participação de mercado no terceiro trimestre de 2023

EmpresaParticipação de Mercado no 3º trimestre de 2023Participação de Mercado no 3º trimestre de 2022
Samsung20%22%
Apple17%18%
Xiaomi14%14%
Oppo9%10%
Transsion9%6%
Outras32%31%
Vai gostar de saber:  Honor Magic V3: Um Smartphone que é um Verdadeiro Mágico

De acordo com Amber Liu, a Xiaomi e a Transsion conseguiram aproveitar a recuperação nos mercados emergentes. Essas vitórias de curto prazo podem se transformar em um sucesso sustentável a longo prazo, desde que ambas as empresas “joguem as suas cartas corretamente”.

Canalys: Mercado global de smartphones está se recuperando no terceiro trimestre

Toby Zhu, analista da Canalys, afirmou que é esperado um aumento nos custos da cadeia de suprimentos e que os fabricantes de smartphones estão a adaptar-se à situação em constante mudança. No entanto, o aumento atual nos pedidos de componentes, combinado com a redução na capacidade de fornecimento, pode causar escassez de componentes, o que representaria um desafio para o planeamento e a produção.

Conclusão

O mercado global de smartphones está a recuperar gradualmente no terceiro trimestre de 2023, com uma queda anual de apenas 1%. A Samsung continua a liderar o mercado, seguida pela Apple e Xiaomi. A Huawei fez um retorno impressionante, mesmo que limitado à China por enquanto. A recuperação nos mercados emergentes está a beneficiar a Xiaomi e a Transsion, que estão capitalizando essa tendência. No entanto, as incertezas geopolíticas e os desafios na cadeia de fornecimentos ainda devem ser monitorizados pelos fabricantes.

Para mais informações sobre as últimas notícias e tendências em tecnologia, visite o AndroidGeek.

Fonte: Canalys

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!