Android Geek
O maior site de Android em Português

Mensagens do WhatsApp que se autodestroem são oficiais

Mais tarde, tivemos acesso a mais informação sobre como o recurso funciona e agora, quando 2020 já está na sua reta final, O WhatsApp oficializou as mensagens com funcionalidade de autodestruição… mais ou menos. “Mensagens que desaparecem”, a nova função do WhatsApp Através do seu página da web , o WhatsApp anunciou a chegada deste novo recurso – Não sabemos se acidental ou intencionalmente–, a tradução literal é  “Mensagens que desaparecem” ou “Mensagens temporárias”.

Há já algum tempo sabemos que o WhatsApp estava a trabalhar em "conversas autodestrutivas", que permitiriam aos utilizadores da plataforma enviar mensagens que, depois de um tempo, iriam desaparecer completamente da conversa.

Mais tarde, tivemos acesso a mais informação sobre como o recurso funciona e agora, quando 2020 já está na sua reta final, O WhatsApp oficializou as mensagens com funcionalidade de autodestruição… mais ou menos.

"Mensagens que desaparecem", a nova função do WhatsApp

 

Através do seu página da web , o WhatsApp anunciou a chegada deste novo recurso – Não sabemos se acidental ou intencionalmente–, a tradução literal é  "Mensagens que desaparecem" ou "Mensagens temporárias".

O funcionamento é o que já conhecíamos: será possível ativar uma opção que fará com que nossas mensagens enviadas para um chat desapareçam após sete dias.

Essa opção afetará todas as mensagens do chat, embora as que foram enviadas anteriormente não sejam excluídas.

O WhatsApp especifica que qualquer utilizador pode ativar as mensagens temporárias num chat individual, embora em conversas em grupo tenham que ser os administradores a ativar ou desativar esta opção.

A empresa também aproveitou para tirar algumas dúvidas, como o que aconteceria no caso de um utilizador não abrir o WhatsApp durante esses sete dias, apesar de ter uma mensagem temporária à espera.

Nessa situação, a mensagem será apagada, embora o WhatsApp indique que o seu conteúdo pode permanecer visível na visualização –Por exemplo, em notificações de mensagens do WhatsApp–.

Além disso, no caso de citar uma mensagem temporária numa conversa, o seu conteúdo permanecerá mesmo após os sete dias..

Também não será removido no caso de a mensagem ser encaminhada para uma conversa diferente.

Mensagens que se autodestruem no WhatsApp

A interface das mensagens temporárias do WhatsApp.

A empresa de Mark Zuckerberg tamb+me confirma que se for feito um Backup do WhatsApp onde uma conversa com mensagens temporárias, elas permanecerão na conversa quando a cópia for restaurada.

Finalmente, é importante mencionar que no caso de terem ativo o download automático de arquivos , o conteúdo multimédia de mensagens temporárias será guardao automaticamente no smartphone apesar de tal conteúdo desaparecer do chat em conjunto com a mensagem passado o prazo limite.

Os riscos das mensagens temporárias

O WhatsApp aproveita para frisar que os utilizadores devem usar as mensagens temporárias apenas com pessoas em quem confiem.

A própria empresa indica alguns dos riscos DE usar esta função, uma vez que não é infalível.

As vossas mensagens temporárias serão permanentes se:

  • O destinatário encaminhar a mensagem temporária ou faça uma captura de ecrã e guarde antes que desapareça.
  • O destinatário copie e guarde o conteúdo de uma mensagem temporária antes que ela desapareça.
  • O destinatário tire uma foto de uma mensagem temporária com outro dispositivo antes que ela desapareça.
  • O destinatário guardrae arquivos anexados em mensagens temporárias

Como ativar ou desativar as mensagens temporárias do WhatsApp

No da publicação deste artigo este recurso ainda não está disponível, mas já conhecemos os passos para  ativar as mensagens temporárias do WhatsApp ou desativar esta função num chat individual e num grupo.

Estes são os passos a seguir

  1. Abram a conversa do WhatsApp onde quiserem ativar ou desativar a função.
  2. Toquem no nome do contato ou grupo.
  3. Toque na opção “Mensagens temporárias” e depois toque em “Continuar” - isso só aparecerá na primeira vez que usarem esta função.
  4. Seleccione a opção "Ativado" ou "desativado" dependendo se se quiserem ativar ou desativar as mensagens que desaparecem.

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!