Android Geek
O maior site de Android em Português

Os melhores recursos Android Power que precisam conhecer

O Android já existe há mais de uma década e cada atualização trouxe novos recursos. Algumas funcionalidades são desconhecidas para a grande maioria dos proprietários de smartphones, seja porque as opções não são bem divulgadas ou porque o uso que dão aos seus equipamentos é limitado.

O Android já existe há mais de uma década e cada atualização trouxe novos recursos. Algumas funcionalidades são desconhecidas para a grande maioria dos proprietários de smartphones, seja porque as opções não são bem divulgadas ou porque o uso que dão aos seus equipamentos é limitado. 

Neste post, compilamos alguns dos melhores recursos avançados que o Android tem a oferecer.

Substituir aplicações por atalhos específicos

Os atalhos de aplicações para Android raramente são utilizados, provavelmente porque não são facilmente acessíveis. Se visitam sempre o mesma ecrã numa determinada aplicação, substituí-lo pelo ícone correspondente no ecrã inicial por um atalho pode ajudar.

Os melhores recursos Android Power que precisam conhecer 1

Vejam um exemplo: se na maioria das vezes, o utilizador abre a Play Store para verificar se há atualizações de aplicações. Nesse caso, remover o ícone da Play Store do ecrã inicial e adicionar o atalho "Minhas aplicações" pode economizar alguns toques. Alguns outros exemplos incluem a substituição da aplicação Arquivos por um atalho directo para o armazenamento interno ou a substituição do ícone do YouTube pelo atalho Subscriptions.

Se nunca usaram atalhos antes, basta segurar numa aplicação (na gaveta de aplicações ou no ecrã inicial) para ver quais os atalhos que oferece. A API de atalhos foi adicionada no Android 7.1, portanto, se tiverem um dispositivo mais antigo, talvez esse recurso não esteja disponível.

Ligue dispositivos USB

A capacidade do Android de se ligar a dispositivos USB não é novidade, mas é incrivelmente subestimada. Precisam transferir arquivos de / para uma unidade flash ou fazer backup de fotos da vossa câmara? Basta ligá-lo e uma notificação aparece no gestor de arquivos do telefone.

Os melhores recursos Android Power que precisam conhecer 2 Os melhores recursos Android Power que precisam conhecer 3 Os melhores recursos Android Power que precisam conhecer 4

Importando fotos de uma câmara Sony Alpha para a aplicação Adobe Lightroom

O suporte do Android para dispositivos externos não termina aí. Podem ligar fones de ouvido USB (eu faço isso quando espero estar numa chamada longa), Controladores Xbox, Leitores de cartões SD, discos rígidos, Adaptadores Ethernet, e até mesmo drives de disquete.

No passado, usar dispositivos USB com Android geralmente exigia a compra de adaptador microUSB OTG. Agora que estamos na era do USB Type-C, há uma abundância de unidades externas e acessórios que podem ser ligadas a telefones Android sem um adaptador.

Desça para ver as configurações rápidas

Como provavelmente sabem, deslizar para baixo na barra de status mostra as notificações e outro deslize para baixo serve  para aceder às configurações rápidas. Para economizar tempo, podem deslizar para baixo com dois dedos para abrir instantaneamente as configurações rápidas.

Os melhores recursos Android Power que precisam conhecer 5

 

Desativar otimizações de bateria

O Android coloca limites ao que as aplicações podem fazer em segundo plano, especialmente com a atualização Android Pie. Embora a maioria das aplicações ainda funcionem normalmente com o gestor de bateria do Android, há algumas que definitivamente funcionam melhor com as otimizações desativadas. Isso é especialmente verdadeiro para aplicações complementares que podem ser usadas, como Fitbit e Wear OS.

Os melhores recursos Android Power que precisam conhecer 6

Caso seja necessário, o utilizador pode facilmente desativar as otimizações de bateria para uma determinada aplicação. Basta manter pressionado a aplicação desejada no ecrã inicial, tocar no botão / ícone Informações e procurar uma opção do menu Bateria. O texto e a localização exatos variam de acordo com o tipo de dispositivo que o utilizador tem, mas o devem ver uma opção para "otimização da bateria".

Configurar Night Light

A maioria dos telefones Android tem um recurso "Luz Noturna", em que a quantidade de luz azul no visor diminui gradualmente à medida que o sol se põe. Isso serve para neutralizar o efeito negativo que a luz azul tem no olho humano, especialmente ao usarem o telefone na cama.

Os melhores recursos Android Power que precisam conhecer 7 Os melhores recursos Android Power que precisam conhecer 8 Os melhores recursos Android Power que precisam conhecer 9

Configurações de luz noturna no Pixel 3 XL

O processo de configuração varia um pouco dependendo do smartphone / tablet Android que o utilizador está a usar, mas as opções  Night Light devem estar no menu "Display" na aplicação Configurações. Também podem tentar pesquisar "luz noturna" nas configurações.

Abrir a câmara rapidamente

Este pode parecer óbvio, mas vale a pena mencionar de qualquer forma. Em quase todos os telefones Android, o utilizador pode clicar duas vezes no botão On / Off para abrir a câmara. Alguns dispositivos têm outros atalhos para executar a mesma ação, como rodar na maioria dos telefones Motorola, mas o botão On / Off é quase universal.

Mudar todo o áudio para mono

Se costumam ouvir música com apenas um fone de ouvido, o Android tem um recurso útil que mistura os canais de áudio esquerdo e direito. Dessa forma, o utilizador pode ouvir toda a música com apenas um fone de ouvido.

A localização exata dessa configuração varia de acordo com o dispositivo, mas se o pesquisarem "mono" na aplicação "Configurações", deverá aparecer uma opção para áudio mono no menu "Acessibilidade".

Terminar chamadas com o botão de energia

Outro excelente recurso de acessibilidade no Android é encerrar chamadas pressionando o botão On / Off. Isso permite que o utilizador desligue sem procurar o botão Finalizar chamada na aplicação do telefone. Essa opção pode ser encontrada na seção Acessibilidade da aplicação Configurações ou na pesquisa de "botão On / Off" nas configurações.

Fixar o ecrã

A possibilidade de fixar o ecrã foi adicionada no Android 5.0 Lollipop, mas muitas pessoas ainda não estão conscientes disso. Este recurso permite que o utilizador bloqueie uma determinado aplicação, exigindo uma password de bloqueio de ecrã para fechá-la ou alternar para outra aplicação. Isso é extremamente útil quando alguém pega no vosso telefone - o convidado só terá acesso à aplicação que o utilizador abriu para ele.

Os melhores recursos Android Power que precisam conhecer 10 Os melhores recursos Android Power que precisam conhecer 11 Os melhores recursos Android Power que precisam conhecer 12

Captura de ecrã no Pixel 3

Para configurar, pesquisem por "fixação de ecrã" na aplicação Configurações. O método exato para fixar / soltar uma aplicação depende da versão do Android que o utilizador está a usar, mas o painel "Configurações" deve explicar como funciona no vosso dispositivo.

Limpar arquivos em cache / backup

Como a maioria dos sistemas operativos, o Android mantém muitos arquivos em cache armazenados no dispositivo, para evitar o download novamente mais tarde. Se o estão a ficar sem espaço no telefone, ou algumas aplicações estão a comportar-se de forma estranha, podem tentar excluir esses arquivos em cache usando o Google Files (antigo Files Go).

Os melhores recursos Android Power que precisam conhecer 13 Os melhores recursos Android Power que precisam conhecer 14 Os melhores recursos Android Power que precisam conhecer 15

A aplicação pode apagar vários tipos de arquivos, incluindo dados de lixo / cache, downloads e media com backup no Google Fotos. Também pode enviar arquivos para outros dispositivos Android próximos.

Adicionar uma mensagem ao ecrã de bloqueio

Outro recurso pouco conhecido do Android é que o utilizador pode adicionar uma mensagem curta ao ecrã de bloqueio. Por exemplo, podem deixar as informações de contacto de um amigo ou parente, caso o vosso telefone esteja perdido.

Os melhores recursos Android Power que precisam conhecer 16 Os melhores recursos Android Power que precisam conhecer 17

Na maioria dos dispositivos, esta opção pode ser encontrada em Configurações> Segurança e localização> Toque em configurações ao lado de "Bloqueio de ecrã"> Mensagem do ecrã de bloqueio. Também podem procurar por "mensagem" na aplicação "Configurações".

Reduzir o consumo de bateria do smartphone

Em alguns dispositivos Android, uma conexão de dados móveis está sempre ativa, mesmo quando o utilizador está ligado ao Wi-Fi. Isso faz com que a comutação de Wi-Fi para uma conexão de smartphone seja muito mais rápida, mas também tem um efeito negativo na duração da bateria. Essa configuração pode ser ativada ou desativada nas Opções do programador.

Se o utilizador ainda não tem o menu Opções do programador visível na aplicação Configurações, toquem em "Sobre o telefone" (ele deve estar perto da parte inferior) e  toquem em "Número da compilação" até receber a mensagem "Agora o utilizador é um programador ! ' alerta. Isso fará com que um novo menu "Opções do programador" apareça no ecrã principal Configurações.

Os melhores recursos Android Power que precisam conhecer 18

Depois disso, abram as Opções do programador e encontrem a opção para "Dados móveis sempre ativos". Aqui o utilizador pode ativar ou desativar o recurso.

O menu partilhar do Android não é perfeito. O Google promete corrigi-lo no futuro  Mas, enquanto isso, fixar aplicações e acções usadas ​​regularmente pode torná-lo um pouco mais utilizável. Quando o utilizador fixar uma aplicação, ela aparecerá no topo do menu, para que o utilizador não precise navegar muito para encontrá-la.

Os melhores recursos Android Power que precisam conhecer 19 Os melhores recursos Android Power que precisam conhecer 20 Os melhores recursos Android Power que precisam conhecer 21

Observem como a fixação do Google Keep a move para o topo do menu.

Para fixar uma aplicação, mantenha-a premida e toquem em "Fixar". Para remover uma aplicação fixada, mantenha pressionado novamente e toque em "Desmarcar". O problema é que não funciona em menus de partilha personalizados, como os usados ​​pelo YouTube e pelo Google Fotos.

Alterar a escala de animação

Uma das maneiras de fazer um dispositivo Android mais antigo parecer mais rápido é desacelerar (ou desativar completamente) todas as animações. Isso pode fazer com que algumas aplicações se comportem de maneira estranha, mas pode ajudar no desempenho de smartphones e tablets antigos.

Se ainda não têm o menu Opções do programador visível na aplicação Configurações, toquem em "Sobre o telefone" (deve estar perto da parte inferior) e tocar em "Número da compilação" até receber a mensagem  "Agora o utilizador é um programador ! ' alerta. Isso fará com que um novo menu "Opções do programador" apareça no ecrã principal Configurações.

Os melhores recursos Android Power que precisam conhecer 22 Os melhores recursos Android Power que precisam conhecer 23

Depois disso, abram o novo menu Opções do programador (no ecrã principal das Configurações) e procurem a seção 'Drawing'. Aqui o utilizador pode alterar a velocidade das animações de janela e transição. Mudar para 'off' irá desabilitar completamente as animações, e alterá-las para '.5' irá torná-las duas vezes mais rápidas.

 

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais