MediaTek poderá ter os seus chips flagship equipados com GPUs Nvidia em 2024

É difícil para o flagship da MediaTek, Dimensity 9200, acompanhar as principais soluções da Qualcomm; portanto, essa integração seria mais benéfica para o principal produto da MediaTek. Se a MediaTek conseguir obter uma ligeira vantagem de desempenho sobre a Qualcomm, isso poderia ajudar a empresa a conquistar o setor premium, o que tornaria seus SoCs mais atraentes para os fabricantes de marcas de smartphones.

De acordo com fontes da indústria próximas ao DigiTimes, é possível que as GPUs de IA da Nvidia em breve sejam integradas aos principais SoCs móveis da MediaTek. Este movimento seria um passo significativo para a Nvidia, pois demonstraria que as arquiteturas de GPU de desktop estabelecidas também podem ser adaptadas aos SoCs de smartphones. Este seria um passo importante para a Nvidia. O novo plano que a Nvidia elaborou visa aumentar o poder computacional de IA da empresa no ano de 2022 e ajudar a empresa a sair de sua atual situação financeira. A incorporação das GPUs da Nvidia nos SoCs da MediaTek também se beneficiaria de um melhor desempenho de IA. No momento, os SoCs da MediaTek ficam atrás do Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm nesse quesito.

É difícil para o flagship da MediaTek, Dimensity 9200, acompanhar as principais soluções da Qualcomm; portanto, essa integração seria mais benéfica para o principal produto da MediaTek. Se a MediaTek conseguir obter uma ligeira vantagem de desempenho sobre a Qualcomm, isso poderia ajudar a empresa a conquistar o setor premium, o que tornaria seus SoCs mais atraentes para os fabricantes de marcas de smartphones. Apesar do fato de que a MediaTek negou tais rumores, não é completamente inacreditável, considerando o fato de que a empresa já emparelhou as GPUs da Nvidia com alguns SoCs baseados em Arm que foram projetados para Chromebooks.

Nvidia

Essa mudança também pode ser benéfica para os clientes, pois permitiria que eles aproveitassem o mesmo nível de poder de inferência de IA que estava disponível nos núcleos Tensor que foram integrados às gerações anteriores de GPUs GeForce RTX. É possível que a incorporação das GPUs da Nvidia nos SoCs da MediaTek traga recursos de inteligência artificial semelhantes aos smartphones. Este seria um importante passo em frente para a indústria de smartphones. Seria interessante ver se a Nvidia poderia ajustar a intrincada arquitetura Ada Lovelace e reduzi-la para fornecer ganhos de desempenho significativos em relação às soluções concorrentes. Este seria um teste para a destreza de engenharia da Nvidia.

No geral, esta notícia é muito empolgante tanto para a Nvidia quanto para a MediaTek porque tem o potencial de transformar completamente a indústria de dispositivos móveis. Resta saber se os rumores são verdadeiros, mas a possibilidade de ver GPUs fabricadas pela Nvidia integradas em SoCs fabricados pela MediaTek é um desenvolvimento encorajador que tem o potencial de beneficiar toda a indústria de tecnologia.

Vai gostar de saber:  Huawei lança smartphone dobrável Nova acessível em agosto

A MediaTek é uma empresa taiwanesa de semicondutores que projeta e fabrica processadores, sistemas em chips (SoCs) e outros componentes para dispositivos móveis, sistemas de entretenimento doméstico, equipamentos de rede e outros dispositivos eletrónicos.

MediaTek poderá ter os seus chips flagship equipados com GPUs Nvidia em 2024 1

Fundada em 1997, a MediaTek cresceu e tornou-se um dos maiores fornecedores de chips para smartphones do mundo, com uma participação de mercado de cerca de 25%. Os processadores da MediaTek são amplamente utilizados em smartphones, tablets, smart TVs e outros produtos eletrónicos de consumo, particularmente em mercados emergentes onde o custo é um fator importante.

Os produtos da MediaTek são conhecidos por seus preços competitivos, alto desempenho e eficiência energética, o que os tornou populares entre fabricantes de dispositivos e consumidores. A empresa está sediada em Hsinchu, Taiwan, e tem escritórios e centros de pesquisa na China, Singapura, Índia, Japão, Coreia, Europa e Estados Unidos.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!
Através de notebookcheck