MediaTek Kompanio 520 e 528 anunciados para Chromebooks de gama de entrada

Ambos estes chipsets vêm com um melhor suporte para o ecrã, capacidades de imagem melhoradas e uma melhor gestão de energia, bem como algumas outras funcionalidades, para os Chromebooks.

No que diz respeito à seleção de processadores que podem ser encontrados nos Chromebooks de nível de entrada, o MediaTek é um dos concorrentes mais proeminentes. Agora, a empresa está a aumentar o seu foco neste mercado, expandindo as suas ofertas de produtos para incluir não um, mas dois novos chips: o MediaTek Kompanio 520 e o MediaTek Kompanio 528.

Ambos estes chipsets vêm com um melhor suporte para o ecrã, capacidades de imagem melhoradas e uma melhor gestão de energia, bem como algumas outras funcionalidades, para os Chromebooks.

MediaTek Kompanio 520 e 528 anunciados para Chromebooks de gama de entrada 1

Tanto os chips MediaTek Kompanio 520 como 528 contêm um total de oito núcleos, sendo dois desses núcleos ARM Cortex-A76. A velocidade de clock do 520 é de 2,0 gigahertz, enquanto a velocidade de clock do 528 é de 2,2 gigahertz. Além disso, os chips vêm com uma GPU de dois núcleos melhorada e uma APU integrada, ambas concebidas para melhorar o desempenho das aplicações alimentadas por IA.

No que diz respeito às melhorias feitas no suporte ao ecrã, os novos MediaTek Kompanio 520 e 528 têm suporte para um ecrã Full HD+ que possui uma resolução de ecrã de 2520 x 1080 pixels, bem como suporte para a adição de um ecrã Full HD secundário que tem uma resolução de ecrã de 1920 x 1080 pixels.

MediaTek Kompanio 520 e 528 anunciados para Chromebooks de gama de entrada 2

Ambos os processadores incluem suporte para o tipo de memória LPDDR4x, bem como o tipo de armazenamento eMMC 5.1. O suporte está incluído para sensores de câmara com resoluções até 32 mega pixels, e o vídeo de alta-definição completo pode ser gravado a 60 fps por segundo. Além disso, dispõe de um HiFi-5 DSP para processamento de microfone melhorado. Ambos os chips oferecem opções de conectividade, com suporte para Wi-Fi 6 disponível em ambos.

A empresa afirmou que os primeiros Chromebooks alimentados pelos Kompanio 520 e 528 vão começar a aparecer no mercado durante o primeiro trimestre do ano de 2023. Esta informação diz respeito à disponibilidade do produto.

Lembramos que a MediaTek conseguiu pela primeira vez a primeira posição na plataforma de benchmarck, AnTuTu. Esta popular plataforma de benchmarking, divulgou a lista dos 10 melhores telefones flagship para o mês de setembro na China. A lista foi bastante preenchida por telefones equipados pelo chipset da Qualcomm Snapdragon 8+ Gen 1. No entanto a maior surpresa, foi o Dimensity 9000+ da MediaTek, presente no ASUS ROG Phone 6D, conseguiu bater o Snapdragon 8+ Gen 1 para ocupar o primeiro lugar.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!