MediaTek pisca o olho ao mercado de computadores com chip ARM

O sucesso da empresa foi determinante para persuadir outros fabricantes de chips a competirem no mercado dos PC ARM. Uma das empresas em questão é a MediaTek, que tem o mercado para o Windows em computadores pessoais com chips ARM, na mira.

Os processadores concebidos para serem utilizados em smartphones baseados na arquitetura ARM estão continuamente a ser melhorados. Na verdade, só recentemente atingiram o nível de poder necessário para competir com os computadores. Em particular, a Apple introduziu modelos de computador portáteis e pessoais muito poderosos que são equipados pelos processadores da série M.

O sucesso da empresa foi determinante para persuadir outros fabricantes de chips a competirem no mercado dos PC ARM. Uma das empresas em questão é a MediaTek, que tem o mercado para o Windows em computadores pessoais com chips ARM, na mira.

A MediaTek, uma das fabricantes de processadores mais conhecidas do mundo, mantém a sua posição como líder da indústria no mercado dos smartphones. A empresa, por outro lado, espera replicar o seu sucesso na indústria da informática pessoal. A empresa discutiu os seus planos para o futuro num evento que acolheu. De acordo com um dos executivos da MediaTek, a empresa estima que há uma oportunidade de 40 mil milhões de dólares no mercado dos computadores pessoais.

MediaTek pisca o olho ao mercado de computadores com chip ARM 1

O mercado dos Chromebooks será inicialmente o principal foco da MediaTek. A empresa apresentou recentemente os novos Kompanio 520 e 528, que são chipsets para Chromebooks que são considerados de nível de entrada. Ambos os processadores destacam-se devido ao seu elevado nível de eficiência e capacidade de atender às necessidades diárias de processamento. Lamentavelmente, há falta de informação disponível sobre as especificidades dos planos futuros da gigante tecnológica.

Apesar disso, Vince Hu, vice-presidente da MediaTek, afirmou que a empresa precisa de fazer maiores investimentos para reforçar as suas capacidades fundamentais nas áreas da CPU e GPU. É possível tirar a conclusão desta frase que a empresa atribui uma importância significativa ao Windows no mercado ARM.

MediaTek pisca o olho ao mercado de computadores com chip ARM 2

Além disso, em vez de comprar CPUs e GPUs mais avançados de fabricantes de terceiros como a Qualcomm, a MediaTek desenvolverá estes componentes internamente. Esta semana vimos o lançamento de dois novos chipsets para chromebooks: o Kompanio 520 e o 528. Ambos são chipsets de nível de entrada. Adam King, que atualmente exerce as funções de Vice-Presidente da MediaTek e Diretor Geral de Computação de Clientes, ficará encarregue das operações de PC da MediaTek. King teve uma carreira de 10 anos na Intel, onde ocupou cargos-chave durante o seu tempo lá.

Por tudo isto é seguro dizer que a gigante de chips MediaTek, continuará a sua ascensão meteórica nos próximos anos, quer no mercado de smartphones, quer no mercado de computadores pessoais. O que é bom, pois a concorrência melhora muito e quem vai beneficiar de tudo isto será sempre o consumidor final.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!