Mediatek arrasa Qualcomm e é a rainha dos Chipsets

Há um novo rei na àrea quando se trata de chips para smartphones. A MediaTek assumirá a liderança com uma quota de mercado de 39% no primeiro trimestre de 2022, enquanto a Qualcomm cai para o segundo lugar com 29%. Esta é uma mudança dramática em relação aos anos passados, onde a Qualcomm tem sido o actor dominante neste mercado.

Há um novo rei na àrea quando se trata de chips para smartphones. A MediaTek assumirá a liderança com uma quota de mercado de 39% no primeiro trimestre de 2022, enquanto a Qualcomm cai para o segundo lugar com 29%. Esta é uma mudança dramática em relação aos anos passados, onde a Qualcomm tem sido o actor dominante neste mercado. O que causou esta mudança, e o que significa para o futuro da tecnologia dos smartphones? Continue a ler para descobrir.

Mediatek arrasa Qualcomm e é a rainha dos Chipsets 1

A MediaTek alcançou uma receita recorde de 17,6 mil milhões de dólares em 2021, com a margem operacional a aumentar pelo quarto ano consecutivo, impulsionada pelo investimento em 5G, Wi-Fi 6 e tecnologia de baixa potência. As receitas durante 2020 foram de 11,5 mil milhões de dólares, o que torna as receitas do ano passado cerca de 53% mais altas do que as de 2020.

No entanto, as receitas do 4T 2021 diminuíram 2% no QoQ, principalmente devido à redução de 9% no QoQ das receitas dos smartphones. No entanto, foi ainda 33,5% superior ao mesmo trimestre em 2020 (via Counterpoint).

MediaTek-Revenue-by-segment-4Q-2021Source: MediaTek

O declínio nas receitas dos smartphones foi devido à redução das vendas de chipsets de smartphones, o que pode ser devido a uma procura superior à habitual pelos OEMs chineses na primeira metade. Devido a restrições de fornecimento, tais empresas construíram um inventário de chipset para se prepararem para futuras incertezas.

Além disso, a MediaTek tem alguns grandes planos para 2022. Espera-se mais uma vez que as receitas aumentem até $4,7-$5,1 mil milhões, o que é cerca de 2-10% superior ao 4º trimestre de 2021. Espera-se que a força motriz para isto seja o processador Dimensity 9000 e uma maior penetração de 5G. O Dimensity 9000 assegurou clientes como OPPO, vivo, e Xiaomi, e espera-se que o primeiro modelo com o chip seja lançado em Março.

MediaTek Dimensity 9000

Espera-se que as receitas para todo o ano de 2022 sejam 20% mais elevadas em relação a 2022, com um objectivo de margem bruta de 48% a 50%, devido a um melhor mix de produtos e a uma forte migração tecnológica. A MediaTek assegurou a capacidade necessária com a TSMC e 2022 parece estar pronta para ser mais um ano forte.

Além disso, espera-se que a MediaTek lidere o mercado de chipsets de smartphones com uma quota de 39% em volume no 1T 2022, superando a Qualcomm com o seu número de 29%. O fabricante de chips de Taiwan tem guiado o crescimento das receitas a longo prazo, mas a maioria ainda será impulsionada pelos smartphones.

A Qualcomm tem vários truques na manga, embora já tenha diversificado para os sectores automóvel, IoT, e RF (radiofrequência). Para melhor competir e ganhar relevância numa gama mais vasta de produtos, a MediaTek terá de assegurar mais investimento ou novas parcerias.

Actualmente, a MediaTek tem o design vencedor com aplicações de infoentretenimento no segmento automóvel e a empresa está também a concentrar-se na Realidade Alargada (XR). No entanto, a maioria dos investimentos têm sido feitos em tecnologia de núcleo, que inclui modem 5G com baixa latência, suporte mmWave, next-gen. Wi-Fi, 6G, IP de segurança, etc. Os ganhos também foram registados no segmento notebook/PC, graças aos modems 5G, Wi-Fi 6/6E, chipsets Kompanio (para Chromebooks) em parceria com a Intel e AMD.

A Qualcomm é uma potência na indústria da tecnologia com muitos truques na manga. Embora já tenha diversificado para os sectores automóvel, IoT, e RF (radiofrequência), a MediaTek precisará de assegurar mais investimento ou novas parcerias, se quiser acompanhar o ritmo. Fique atento a todas as últimas novidades tecnológicas no AndroidGeek!

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!