iOS em computadores é real. Sim leram bem!

o iOS está agora a funcionar em computadores! Após inúmeras tentativas de programadores que lutavam para imitar o sistema operativo da Apple num computador, um programador finalmente conseguiu pôr a primeira versão do sistema operativo do iPhone a funcionar.

iOS on Computers Is Now a Thing!

Já se passou muito tempo desde que foi tentado pela primeira vez, mas finalmente aconteceu: o iOS está agora a funcionar em computadores! Após inúmeras tentativas de programadores que lutavam para imitar o sistema operativo da Apple num computador, um programador finalmente conseguiu pôr a primeira versão do sistema operativo do iPhone a funcionar. Este grande avanço abre possibilidades emocionantes para as pessoas que querem utilizar o sistema operativo móvel da Apple nos seus computadores

Esta não é a primeira vez que o sistema operativo da Apple é executado em computadores não-Apple. No passado, as ferramentas Hackintosh facilitaram a utilização de macOS em outras máquinas. Mas o iOS é um cenário completamente diferente; pô-lo a funcionar noutra plataforma requer muito mais esforço do que o que era necessário para o macOS. Assim, ser capaz de pôr a primeira versão do iOS a funcionar é algo incrível!

iOS em computadores é real. Sim leram bem! 1

Este sucesso poderia abrir um novo mundo de opções para os utilizadores que querem aceder a aplicações e funcionalidades iOS mas não têm acesso a um dispositivo Apple. Poderia também proporcionar aos programadores mais poder na criação de aplicações, uma vez que podem agora testar as suas criações dentro de um ambiente semelhante ao de um iPhone ou iPad. E por último, isto poderia significar alternativas mais baratas ao acesso a software Apple, uma vez que os utilizadores não terão de comprar um dispositivo caro apenas para utilizar o SO da Apple

As possibilidades são infinitas, e só podemos esperar em antecipação enquanto vemos o que este avanço nos levará a seguir!

Há anos que as pessoas tentam gerir o iOS em computadores; no entanto, a sorte não esteve do lado dos programadores a este respeito. Agora, um programador finalmente decifrou o código e emulou com sucesso a primeira versão do SO do iPhone num computador!

Dito isto, correr o SO da Apple num sistema diferente não é novidade. Por exemplo, é bastante fácil executar macOS em computadores não-Apple, tudo graças às ferramentas Hackintosh. No entanto, quebrar o código para iOS tem sido um desafio para os programadores. Assim, este sucesso na emulação do primeiro iOS é de facto um grande passo!

iPhone OS 1.0 emulado usando QEMU.

Conhecido como devos50, Martin de Vos é o revelador por detrás da emulação de iOS em computadores. Ele usou muita engenharia inversa para emular a primeira versão do SO do iPhone. Agora, caso não saiba, o SO do iPhone é o sistema operativo lançado para a primeira geração do iPod touch. Estreou-se em 2007, e mais tarde o sistema operativo entrou em funcionamento no primeiro iPhone.

DeVos50 trabalhou no projecto durante mais de um ano. Teve de descobrir muitas coisas intrincadas, tais como apoio multi-toque e fazer com que os componentes de hardware comunicassem correctamente.

iOS em computadores é real. Sim leram bem! 2

Porque a versão iPod do iOS?

Numa publicação, De Vos explicou que emular os componentes de hardware era a parte mais complicada; foi por isso que o programador escolheu a primeira construção do sistema operativo do iPhone que foi lançada para o iPod. Em comparação, a versão do iPhone exige a emulação do SO com mais componentes; mas porque é que escolheram a primeira versão do iOS?

Vai gostar de saber:  Apple deixa escapar detalhes sobre futuros modelos de iPad

De acordo com De Vos, a primeira versão do iOS tinha menos mecanismos de segurança. O criador explicou:

Os dispositivos Apple contemporâneos contêm muitos componentes de hardware adicionais, tais como motores neurais, enclaves seguros, e uma variedade de sensores, o que tornará a emulação de tais dispositivos muito mais difícil e demorada.

Dito isto, o projecto tornou-se uma realidade graças ao OpeniBoot; uma implementação de código aberto do carregador de inicialização da Apple que foi descontinuado há muito tempo. No entanto, permitiu aos utilizadores fazer várias coisas interessantes com iOS; por exemplo, instalar o Android nas primeiras gerações de iPod touch e iPhone.

O iOS emulado nos computadores é funcional?

O iOS emulado não é perfeito; tem alguns bugs que podem não lhe dar uma boa experiência geral com o sistema operativo. No entanto, o projecto final é funcional. De facto, pode agora emular com sucesso o SO 1.0 do iPhone com QEMU, uma plataforma de virtualização de código aberto através da qual pode virtualmente correr um SO diferente no seu sistema.

No entanto, o iOS emulado é totalmente navegável. Pode utilizar um teclado e um rato para navegar através de diferentes partes do SO. Além disso, a maioria das aplicações pré-instaladas funcionam sem falhas.

iOS em computadores é real. Sim leram bem! 3

Mas esteja preparado para enfrentar algumas falhas no sistema. Ainda existem algumas situações que o podem tirar da emulação; independentemente disso, ainda é impressionante poder utilizar uma versão do iOS em computadores.

O que se segue para o iOS nos computadores?

De Vos observa que este projecto é provavelmente a primeira tentativa bem sucedida de emular o sistema operativo do iPhone através de ferramentas de código aberto, mas não é a primeira emulação. Por exemplo, Corellium vende dispositivos iOS virtuais que executam iOS através de emulação, mas todo o código e ferramentas são privados e não se pode utilizar esses recursos para criar uma máquina virtual. Por outro lado, de Vos tornou públicos todos os detalhes num post de blogue, para que os interessados em experimentar as coisas possam obter a ajuda apropriada.

Para o próximo projecto de De Vos, ele quer imitar o iPod Touch de segunda geração, que foi lançado com a versão 2.1 do iOS.

Com a incrível notícia de que um programador conseguiu imitar a primeira versão do iOS num computador, é evidente que o AndroidGeek vai ficar atento a desenvolvimentos, somos a fonte de todas as coisas relacionadas com a tecnologia. Desde notícias e fugas de informação sobre os próximos gadgets, a análises profundas das tendências e inovações tecnológicas, o AndroidGeek tem algo para todos os que querem estar à frente da curva e estar a par de todas as coisas tecnológicas. Quer esteja interessado no sistema operativo móvel da Apple ou em qualquer outro sector no mundo da tecnologia, o AndroidGeek tem tudo para si. Com a nossa equipa de escritores especializados a manter os leitores actualizados com artigos diários, não há melhor lugar para saber tudo, desde os mais recentes desenvolvimentos em engenharia de software a guias para a compra de novos dispositivos. Fique de olho no AndroidGeek para tudo relacionado com a tecnologia – desde grandes avanços como correr iOS em computadores a pequenos detalhes sobre os próximos gadgets – e estarão sempre um passo à frente!

VIA : 9to5mac

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!