Android Geek
O maior site de Android em Português

CEO da Huawei aborda as limitações do Mate 30 após evento

Richard Yu, se estás a ler isto, lança isso em Portugal rápido que aqui toda a gente sabe instalar um APK. Obrigado!

Richard Yu, se estás a ler isto, lança isso em Portugal rápido que aqui toda a gente sabe instalar um APK. Obrigado!

A série Mate 30 da Huawei já seria normalmente uma das mais esperadas neste ano de 2019. Historicamente a empresa chinesa guarda os seus maiores e melhores trunfos para esta altura do ano e os Mate 30 conseguiram mais uma vez arrancar rasgados elogios de todos os ligados à industria de tecnologia movel, Mas temos que falar do elefante na sala, os serviços Google e a sua ausência nesta nova série Mate 30.

Richard Yu fala sobre o elefante na sala

Os Huawei Mate 30 têm tudo para encher as medidas até ao mais exigente dos utilizadores, com um sistema de câmara inovador, ecrãs melhorados e tecnologias de carregamento em evolução que mostram que a Huawei se mantêm no topo de inovação e tecnologia. Houve quem tivesse previsto que estes Mate 30 nem sequer saíriam para o mercado por causa da proibição de Trump, mas as aves agoirentas enganaram-se.

Huawei Mate 30
Huawei Mate 30

O facto de não poder contar com os serviços do Google não impediu a Huawei de fazer e apresentar aquilo que tem feito melhor que os restantes, smartphones!

Curiosamente, a Huawei ainda não revelou a disponibilidade europeia para os dispositivos Mate (temos informação que a Portugal deverá chegar antes do final do ano), mas revelou os preços de venda em euros.

A Huawei lançará gradualmente a série Mate numa base de mercado por mercado, mas Yu não revela mercados específicos nem datas concretas.

CEO da Huawei aborda as limitações do Mate 30 após evento 1

Numa entrevista, Richard Yu abordou algumas das preocupações sobre como o Mate 30 será lançado sem os serviços do Google. Quando questionado sobre a disponibilidade, Yu confirmou que a Ásia será o primeiro mercado a receber os telefones. Yu explicou que os clientes nos mercados da Ásia e do Médio Oriente compram os telefones sem os serviços do Google, desde que os produtos sejam bons.

Também mencionou que as operadoras venderão os dispositivos, mesmo com essas limitações.

Huawei Mate 30 e Mate 30 Pro revelados, têm três câmeras de 40MP entre elas

Quando quationado sobre os serviços do Google, Yu responde que “também muitas aplicações e lojasde terceiros nos quais podem instalar qualquer aplicação”. Indiretamente, ele estava a dizer que os utilizadores podem tecnicamente descarregar os serviços do Google no dispositivo, mas, por razões óbvias, a Huawei não pode pré-instalá-los.

A Huawei vendeu cerca de 200 milhões de equipamentos no último ano, ter esta quantidade de utilizadores a descarregar aplicações de fontes alternativas"Isso não é bom para o Google", explica Yu. "... contribuímos muito para muitas empresas americanas".

Para "incentivar os programadores a trabalhar com a Huawei", os programadores vão poder manter 85% da receita quando publicarem as suas aplicações na App Gallery da Huawei. "Não temos outra escolha ... fomos forçados a fazê-lo ... empresas, parceiros, operadoras também nos entendem."

Os Google Services podem aparecer num futuro próximo?

Se a situação mudar da noite para o dia, a Huawei poderia trazer de volta todos os serviços do Google para os mercados afetados tão facilmente quanto enviando uma atualização OTA para os dispositivos, mas dada a guerra comercial entre China e EUA entre os governos, é incerto quando  e se isso poderá acontecer.

Huawei Mate 30 e Mate 30 Pro revelados, têm três câmeras de 40MP entre elas

Ainda que, as vendas da Huawei estejam a corre bem na China, pois os telefones feitos especificamente para a China não precisam do serviço do Google. Yu diz que todo mundo adora um telefone com a melhor câmara, o melhor desempenho, o melhor design e o melhor 5G.

Embora o 5G ainda não esteja disponível em muitos mercados ocidentais, a China está bem adiantada na  corrida, com o 5G disponível na maior parte do país. No próximo ano, a Huawei planeia lançar dispositivos de média gama com suporte 5G, para que mais consumidores possam beneficiar da nova tecnologia.

 

Richard Yu, se estás a ler isto, lança isso em Portugal rápido que aqui toda a gente sabe instalar um APK. Obrigado!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais