Android Geek
O maior site de Android em Português

Impressionante ecrã OLED flexível da LG será apresentada na CES 2021

Ao comprar um monitor Gaming, uma das primeiras coisas que é preciso decidir é se queremos plano ou curvo, segundo as necessidades. Os dois têm prós e contras.

Ao comprar um monitor Gaming, uma das primeiras coisas que é preciso decidir é se queremos plano ou curvo, segundo as necessidades. Os dois têm prós e contras. ecrãs curvos oferecem mais imersão em jogos e podem reduzir o cansaço visual, mas são propensas a reflexos e não são ideais se forem, por exemplo, um designer que trabalha com linhas retas.

Impressionante ecrã OLED flexível da LG será apresentada na CES 2021 1

Os especialistas em ecrãs da LG têm outra sugestão. Na CES 2021, a LG Display fará uma demonstração de um monitor Gaming OLED de 48 polegadas que pode mudar de plano para curvo com o pressionar de um botão: o display Bendable CSO (Cinematic Sound OLED).

Dado que a LG faz das melhores TVs OLED, este é um desenvolvimento empolgante. A LG promete que o ecrã oferecerá “uma distância de visualização uniforme do meio de ecrã até à sua margem”.

Além de se desdobrar num raio de curvatura de até 1.000 R, o ecrã tem alguns outros truques na manga, onde se inclui 'som cinematográfico'. Por baixo do painel está uma película de 0,6 mm, que transforma o ecrã num alto-falante. A LG sugere que o som que chega até o utilizador diretamente do ecrã tornará as suas sessões de jogo ainda mais envolventes.

A tecnologia OLED vai de vento em popa no mercado de TV e telefones, mas não é padrão em monitores para jogos de PC. O OLED oferece certas vantagens, porém, como cada pixel emite a sua própria luz para uma relação de contraste infinita a qualidade de imagem é excelente (embora ao custo de um brilho geral menor). Aqui, a LG promete um tempo de resposta de 0,1 milissegundos, o que deve ser suficiente até mesmo para os mais inquietos.

Relacionado:  Afinal devo ou não deixar o meu telemóvel carregar durante toda a noite?

No entanto, há um ponto fraco para os jogadores mais exigentes: as taxas de atualização. O Bendable CSO da LG Display suporta uma taxa de atualização variável de 40 Hz a 120 Hz, e Ainda que esteja a par das melhores TVs (onde 120 Hz apenas está disponível via HDMI 2.1), os melhores monitores Gaming tendem a chegar a um mínimo de 144 Hz, e chegam a 360 Hz. A taxa de atualização impacta diretamente os quadros por segundo que podem ser exibidos (ou seja: um ecrã de 120 Hz terá um limite de 120 fps), por isso é um grande detalhe para jogadores de alto desempenho.

Ainda assim, 120fps não é exatamente lento, e muitos jogadores podem aceitar essa desvantagem pela capacidade de alternar entre jogos em ecrã curvo e ecrã plano com o toque de um botão. Por enquanto, porém, este é apenas um conceito sem preço ou data de lançamento à vista. Mas se fizer sucesso no CES 2021, o OLED dobrável da LG Display poderá tornar-se comercialmente disponível em breve.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!