Android Geek
O maior site de Android em Português

Huawei Mate 30 Pro pode correr Google Apps novamente com esta nova solução alternativa

Nós prometemos ficar atentos a todos os desenvolvimentos e trazer assim que fosse possível uma alternativa fácil e efectiva. Vamos cumprir metade.

É incrível como um telefone que não saiu ainda em Portugal causa tanto interesse e discussão (saudável). Isto, por si só, mostra bem que a Huawei é reconhecida pelos consumidores como uma das fabricantes com melhor hardware e que inclui nas suas novas ofertas tecnologia diferenciadora.

Mas como a maior parte de vocês sabe, os novos Huawei Mate 30 têm uma pequena grande diferença. Não vêm com serviços Google instalados.

Nós aqui no AndroidGeek já instalámos com sucesso os Google Services e Apps num Mate 30 Pro, no entanto o método que usámos foi invalidado posteriormente. Para além de algumas questões de segurança, o método em questão usava umas APIS que no entretanto foram desativadas.

Nós prometemos ficar atentos a todos os desenvolvimentos e trazer, assim que fosse possível u,ma alternativa fácil e efectiva. Vamos cumprir metade.

A opção que temos para partilhar com vocês, ainda é uma prova de conceito (funciona!), mas não é tão simples como instalar um APK. Na nossa opinião está ao alcance de todos, mas vejam e deixem-nos a vossa opinião.

 

Método LZPlay já não funciona na instalação de Google Apps nos Mate 30

A Huawei, já disse que ignorava a existência do LZPlay como um site para distribuir o apk do Google Services Assistant. A Huawei emitiu a seguinte declaração quando questionada sobre o LZPlay:

A mais recente série Mate 30 da Huawei não está pré-instalada com o GMS e a Huawei não teve nenhum envolvimento com www.lzplay.net

Como seria de esperar à luz do cenário político complexo, a existência do Google Services Assistant e da LZPlay não ia durar muito. À medida que a solução alternativa ganhou popularidade, as partes interessadas aparentemente notaram e intervieram. O site que hospeda os Google Services Assistant, LZPlay, foi colocado offline, e fazer a instalação manual da aplicação já não funciona para instalar as aplicações do Google. Também é possível que a permissão especial que a aplicação tinha da Huawei também tenha sido revogada. O Google também deve ter feito algo do seu lado, pois o SafetyNet também recebeu uma atualização que revogou a impressão digital do Huawei Mate 30 da lista de permissões, o que significa que o SafetyNet irá falhar neste modelo impedindo que as unidades  consigam instalar Google Apps como o Google Pay da forma tradicional.


Nova solução alternativa instalar Google Apps no Mate 30 Pro: HiSuite Restore

Os ficheiros para download foram retirados, nós não vamos confirmar neste momento se os temos em nossa posse ou não (mas temos!) . No entanto, o método continua funcional no seu conceito, presumindo que tenham em mãos os ficheiros necessários.

A capacidade de executar aplicações do Google é muito importante para os utilizadores; este método pode ser efectivamente a diferença entre comprar um Huawei Mate 30 Pro ou não.

Um membro sénior do XDA descobriu uma solução alternativa , que envolve essencialmente restaurar uma imagem de backup de um dispositivo Mate 30 Pro que conseguiu instalar aplicações do Google com o Google Services Assistant quando o método anterior funcionava.

Além disso, salientamos que o método parece ser específico para o Huawei Mate 30 Pro pois a imagem de backup é desse dispositivo - não foi possível confirmar se o mesmo iria funcionar no Huawei Mate 30.

Embora esse método não seja tão simples como instalar um Google Services Assistant e deixá-lo fazer tudo,  funciona - com a ressalva de que o SafetyNet continuará a falhar, uma vez que é uma alteração no servidor do Google.

  1. Os utilizadores precisam fazer backup dos seus arquivos no HiSuite num PC e redefinir o telefone de fábrica.
  2. Instalar as aplicações do Google fornecidas no zip para download (quando e se o equipamento for vendido em portugal divulgamos os ficheiros).
  3. Descompactar o zip da imagem de backup fornecida na pasta de backup do HiSuite no PC. (quando e se o equipamento for vendido em portugal divulgamos os ficheiros).
  4. Restaurar o backup no dispositivo, garantindo que também restauram as “configurações do sistema” da imagem de backup para o telefone.
  5. Depois do backup “restaurado” no telefone, será necessário reiniciar o dispositivo.
  6. Em seguida, vão ás  Configurações das aplicações, limpem todos os dados das aplicações do Google e concedam todas as permissões solicitadas por essas aplicações.
  7. Reiniciem o dispositivo.
  8. Iniciem a Google Play Store com uma conexão ativa com a Internet.

Salientamos que o SafetyNet ainda irá falhar e provavelmente continuará a falhar até que a situação política melhore. Por enquanto, se desejam instalar as Google Apps no vosso novo dispositivo Huawei Mate 30, esta nova solução alternativa é a a melhor aposta.

Fonte

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais