Android Geek
O maior site de Android em Português

Huawei e Linaro lançam a board HiKey 970 com o Kirin 970 (ao estilo Raspberry Pi)

O Raspberry Pi foi um dispositivo inovador, pois mostrou aos utilizadores o que era possível criar uma board de desenvolvimento por $35. Nos anos seguintes, vimos surgir muitas alternativas ao Raspberry Pi. No ano passado, a Huawei e a Linaro lançaram uma board de desenvolvimento, a HiKey 960, por $239. A board apresentava o SOC HiSilicon Kirin 960, e foi considerado uma alternativa high-end ao Raspberry Pi.

Agora, a Huawei e a Linaro lançaram uma nova board desenvolvimento, a HiKey 970, na Linaro Developer Conference. A board, que tem muitas semelhanças ao Raspberry Pi, mas é significativamente mais poderoso. Isso ocorre porque ele é baseado no SOC HiSilicon Kirin 970, que possui quatro núcleos ARM Cortex-A73 sincronizados a 2,36GHz e quatro núcleos ARM Cortex-A53 com clock máximo de 1,8 GHz, emparelhados com o GPU Mali-G72MP12.

O Kirin 970 possui hardware dedicado para AI sob a forma de uma Unidade de Processamento Neural. A placa HiKey 970 possui 6GB de RAM e um slot microSD. Ele suporta ecrãs 4K via HDMI 2.0a, tem 2 portas USB 3.0 e 2 USB Type-C, e executa Ubuntu, Debian e Android.
Huawei e Linaro lançam a board HiKey 970 com o Kirin 970 (ao estilo Raspberry Pi) 1

O painel de desenvolvimento foi projetado para criar aplicações, especialmente aplicações Android. Ele usa o mesmo chip que o Huawei Mate 10 / Mate 10 Pro e o Honor View 10, o que significa que o seu desempenho está a par de um smartphone Android high-end. Ele também vem com o HiAI SDK da Huawei.

O HiKey 970, portanto, vem com maior poder de computação, e também suporta algumas AI. A eficiência energética é dita ser de até 50 vezes mais do que a das operações da CPU, enquanto o desempenho é até 25 vezes maior. Possui gestão de recursos heterogéneos e a sua NPU dedicada pode permitir que os desenvolvedores desenvolvam algoritmos de aprendizagem profunda, robôs inteligentes, software automotivo e muito mais.

O seu preço ainda não foi revelado, mas é justo esperar que seja igual ao preço de venda do HiKey 960, ou seja, algo em torno dos $239, devido às suas especificações de ponta.

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma 😉
Através de xda

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma ;)
close-link