Android Geek
O maior site de Android em Português

Huawei e Linaro lançam a board HiKey 970 com o Kirin 970 (ao estilo Raspberry Pi)

O Raspberry Pi foi um dispositivo inovador, pois mostrou aos utilizadores o que era possível criar uma board de desenvolvimento por $35. Nos anos seguintes, vimos surgir muitas alternativas ao Raspberry Pi. No ano passado, a Huawei e a Linaro lançaram uma board de desenvolvimento, a HiKey 960, por $239. A board apresentava o SOC HiSilicon Kirin 960, e foi considerado uma alternativa high-end ao Raspberry Pi.

Agora, a Huawei e a Linaro lançaram uma nova board desenvolvimento, a HiKey 970, na Linaro Developer Conference. A board, que tem muitas semelhanças ao Raspberry Pi, mas é significativamente mais poderoso. Isso ocorre porque ele é baseado no SOC HiSilicon Kirin 970, que possui quatro núcleos ARM Cortex-A73 sincronizados a 2,36GHz e quatro núcleos ARM Cortex-A53 com clock máximo de 1,8 GHz, emparelhados com o GPU Mali-G72MP12.

O Kirin 970 possui hardware dedicado para AI sob a forma de uma Unidade de Processamento Neural. A placa HiKey 970 possui 6GB de RAM e um slot microSD. Ele suporta ecrãs 4K via HDMI 2.0a, tem 2 portas USB 3.0 e 2 USB Type-C, e executa Ubuntu, Debian e Android.
Huawei e Linaro lançam a board HiKey 970 com o Kirin 970 (ao estilo Raspberry Pi) 1

O painel de desenvolvimento foi projetado para criar aplicações, especialmente aplicações Android. Ele usa o mesmo chip que o Huawei Mate 10 / Mate 10 Pro e o Honor View 10, o que significa que o seu desempenho está a par de um smartphone Android high-end. Ele também vem com o HiAI SDK da Huawei.

O HiKey 970, portanto, vem com maior poder de computação, e também suporta algumas AI. A eficiência energética é dita ser de até 50 vezes mais do que a das operações da CPU, enquanto o desempenho é até 25 vezes maior. Possui gestão de recursos heterogéneos e a sua NPU dedicada pode permitir que os desenvolvedores desenvolvam algoritmos de aprendizagem profunda, robôs inteligentes, software automotivo e muito mais.

O seu preço ainda não foi revelado, mas é justo esperar que seja igual ao preço de venda do HiKey 960, ou seja, algo em torno dos $239, devido às suas especificações de ponta.

Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!
Através de xda

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!
close-link