Android Geek
O maior site de Android em Português

Huawei lança Chipset HiSilicon ATV de 28nm com suporte para LiteOS

Mas ainda assim, a divisão de Chips da gigante chinesa de telecomunicações HiSilicon lançou oficialmente um novo Chipset de 28m ATV (Televisão Avançada) com suporte para o LiteOS a 24 de julho. A Huawei é conhecida pela sua competente divisao de Chipsets, HiSilicon, que alimentam quase todo o hardware que a empresa fabrica, como equipamentos de rede e smartphones, para citar alguns.

Na semana passada, a TSMC confirmou que a partir de 15 de Maio derivado dos novos regulamentos do governo dos EUA, não vai poder aceitar encomendas DA Huawei. Mas ainda assim, a divisão de Chips da gigante chinesa de telecomunicações HiSilicon lançou oficialmente um novo Chipset de 28m ATV (Televisão Avançada) com suporte para o LiteOS a 24 de julho.

Hisilicon

A Huawei é conhecida pela sua competente divisao de Chipsets, HiSilicon, que alimentam quase todo o hardware que a empresa fabrica, como equipamentos de rede e smartphones, para citar alguns.

A maioria dos Chipsets da empresa são desenhados e desenvolvidos internamente e depois eram fabricados pela TSMC, a maior empresa de fabrico de semicondutores do mundo.

Infelizmente, os EUA continuam a atacar os negócios da Huawei com um novo conjunto de regras de exportação que vão obrigar a empresa a encontrar alternativas.

De momento, a Huawei está sem um fabricante de Chipsets de última geração. Possui um parceiro doméstico com o nome de SMIC, que atualmente produz em massa o chipset Kirin 710F de 14nm.

Acreditamos que devesser a SMIC a fabricar o novo Chipset HiSilicon 28nm ATV. 

De acordo com It Home, este novo Chip da Huawei é direcionado a TVs não inteligentes com ecrãs de 1080p (FHD) ou com resolução mais baixa. Diz-se que é 20% poderoso do que outros Chipsets convencionais que são baseados principalmente na arquitetura de 40nm.

Além disso, este Chipset HiSilicon também inclui um módulo TCON (Timing Control) integrado para reduzir ainda mais o custo total da TV. Além disso, suporta o sistema operativo da empresa, chamado LiteOS.

Para quem não sabe, este sistema operativo baseado em kernel ultra pequeno (<10KB) requer pouca memória para operar e, portanto, economiza energia. Ele inicializa mais rapidamente em apenas milissegundos, além de oferecer suporte à sincronização de vários processos, carregamento dinâmico, acesso a diferentes plataformas na nuvem e muito mais. Normalmente,  é encontrado nos dispositivos Wearable da Huawei e nos produtos IoT.

Além disso, este Chipset Huawei ATV suporta várias portas de entrada, como analógica, HDMI, VGA, CVBS, USB e outras. Por último, mas não menos importante, também inclui suporte aos efeitos sonoros SWS (Super Wide Sound) da empresa oferecendo uma melhor experiência do áudio.

Dito isto, a disponibilidade deste novo Chipset HiSilicon ATV de 28 nm não é conhecida. 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!