Android Geek
O maior site de Android em Português

Huawei. Embaixador dos EUA ameaça Portugal de forma execrável

Antes de entrar em detalhes sobre o que foi dito pelo Embaixador norte-americano em Lisboa, relembro que se houvesse provas que alguma empresa chinesa, a operar em Portugal, pusesse de alguma forma a segurança do país e dos seus aliados em risco, bastava aos EUA apresentar evidências. Mas como a verdade não coincide com o que alegam, optam por pressionar e ameaçar.

Como sabemos os EUA estão em guerra comercial com a China e aparentemente aos olhos dos Estados Unidos todas as outras nações são peões que eles querem jogar para pressionar o inimigo, China.

Antes de entrar em detalhes sobre o que foi dito pelo Embaixador norte-americano em Lisboa, relembro que se houvesse provas que alguma empresa chinesa a operar em Portugal pusesse de alguma forma a segurança do país e dos seus aliados em risco, bastava aos EUA apresentar evidências. Mas como a verdade não coincide com o que alegam, optam por pressionar e ameaçar.

Huawei. Embaixador dos EUA ameaça Portugal de forma execrável 1

O embaixador norte-americano afirmou que Portugal tem de escolher entre os “amigos e aliados” ou os EUA ou o “parceiro económico” China. Basicamente é dizer que ou estamos com os EUA nestas loucuras e injustiças ou estamos contra eles.

George Glass, Embaixador dos EUA em Portugal diz que escolher a China em questões como o 5G pode ter consequências em matéria de Defesa.

Em Portugal as decisões são tomadas pelas autoridades portuguesas!

O Governo português já respondeu, expondo os EUA ao ridículo das suas imposições: “Em Portugal as decisões são tomadas pelas autoridades portuguesas competentes”, disse Augusto Santos Silva ao Expresso.

George Glass, embaixador dos EUA disse também em entrevista ao Expresso, que pode haver consequências em matéria de segurança e Defesa para Portugal se o país escolher trabalhar com a China. Estão a ameaçar-nos por não tomarmos decisões sem estarem devidamente fundamentadas.

O ministro do Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva respondeu à altura e reafirmou que Portugal é um Estado independente em que as “decisões são tomadas pelas autoridades” competentes “nos termos da Constituição e da lei portuguesa, de acordo com os valores nacionais com a concertação no seio da União Europeia quando pertinente e com o sistema de alianças em que nos integramos”.

EUA não querem que Portugal use 5G da Huawei

O Se. Glass chegou mesmo a ter a audácia de dizer que os EUA preferiam que Portugal não tivesse qualquer equipamento da Huawei na rede de 5G.

“Se não tivermos parceiros confiáveis na rede de telecomunicações portuguesa, mudará a forma como interagimos com Portugal em termos de segurança e Defesa. Temos feito chegar esta mensagem alto e bom som.

Huawei não é a única empresa na mira

Há outras empresas chinesas com posições de capital em empresas portuguesas – como a China Three Gorges na EDP e a CCCC que recentemente entrou no capital da Mota-Engil, o embaixador norte-americano admite mesmo a possibilidade de sanções.

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!