Android Geek
O maior site de Android em Português

Como fazer com que o GPS no Android funcione com maior precisão

London, UK - 27 Feb, 2012: Hand holding iPod displaying Google maps application

Isso significa que nos dá um local errado ou que, se usarmos a navegação, isso não funcionará corretamente, por exemplo.

O GPS é atualmente uma ferramenta essencial em telefones Android. Precisamos que funcione bem, embora nem sempre seja esse o caso, porque podemos deparar-nos com falhas mais ou menos. Isso significa que nos dá um local errado ou que, se usarmos a navegação, isso não funcionará corretamente, por exemplo.

 

Nesse caso, precisamos fazer algo para resolver estas falhas. Existem váriosttruques no Android queppodem aplicar para que o GPS funcione novamente de forma correta. Não existe um método único que seja infalível, mas estas opções são as que oferecem os melhores resultados nesse tipos de situações, por isso vamos detalha-los.

 

Configurações do telefone para melhorar o GPS

Acesso ao local Uma das primeiras soluções para as quais podemos recorrer está nas configurações do telefone. Nas configurações do Android, há uma opção de localização, que pode ajudar-nos a fazer o GPS funcionar novamente, isto porque houve um qualquer problema que afetou a precisão da operação. As etapas a seguir são semelhantes em vários modelos, embora dependam da camada de personalização de cada telefone:

  • Abram as configurações do vosso telefone Android.
  • Entrem na secção de segurança e localização.
  • Vão à secção de privacidade.
  • Procurem a opção de localização.
  • Ativem o interruptor de localização nessa guia.
  • Abram as opções avançadas.
  • Ativem as opções que permitem uma melhor localização.

Esse tipos de acções geralmente são o suficiente em muitos casos, e podem fazer com que o GPS no Android funcione melhor. A opção de localização no telefone pode simplesmente ter sido desativada, um erro que pode acontecer com todos nós. Quando ativado novamente, devem voltar a ter uma boa precisão quando se trata de mostrar a localização no telefone.

Hora e fuso horário

Fuso horário É outro aspecto que pode parecer irrelevante, mas em certos casos, especialmente se moram perto de um local que usa outro fuso horário, como alguém que mora perto da fronteira com Espanha, é possível que a hora errada ou o fuso horário definido no Android acabe resultando em uma posição errada no GPS. Portanto, é aconselhável verificar se têm a hora correta ativada no telefone, para evitar confusão.

Isso é algo que é feito da seguinte maneira:

  • Abram as configurações do vosso telefone Android.
  • Entrem na secção do sistema.
  • Vão à secção de data e hora.
  • Ativem as opções de data e hora automáticas.
  • Ativem o fuso horário automático.

Com essas funções ativadas, o telefone irá ajustar-se automaticamente. Portanto, na próxima vez que o GPS for usado, o utilizador irá ver que o local foi corrigido. Embora pareça sem importância, em certos casos pode ser algo que ajuda muito.

 

Calibrar a bússola do telefone

O truque dos oito Problemas com o GPS, como mostrar um local que não está correto, podem ter uma relação clara com um mau funcionamento da bússola, o que podemos resolver ao calibrar a bússola do telefone. Se houver um problema, com aplicações como o Google Maps, geralmente é emitido um aviso que nos diz que devemos calibrar a bússola no telefone. Isso é algo que podemos fazer de uma maneira muito simples, ao fazer o gesto de um número oito no ar, a segurar o telefone, como podem ver no GIF superior. É muito simples de calibrar e isso faz com que funcione corretamente novamente. As razões pelas quais temos que calibrar a bússola no Android são muito variadas, mas geralmente têm como consequência que a posição mostrada no GPS não está correta, quando usamos aplicações de navegação. Então, se a qualquer momento recebemos um aviso de que é necessário fazê-lo, devemos fazê-lo. É muito provável que, uma vez que tenhamos feito isso, resolva esses problemas no telefone.

Calibrar sensores com aplicações

Ajuste rápido Outra solução a que podemos recorrer nestes casos é usar aplicações com as quais calibrar os sensores do telefone as soluções acima podem não ter dado o resultado esperado neste caso e o GPS continua a funcionar incorretamente. Na Play Store encontramos muitas aplicações desse tipo, cuja operação é semelhante, embora já tenhamos falado sobre algumas no passado. O QuickTuneUp é possivelmente a opção mais confortável que podemos usar, o que permitirá calibrar os sensores no Android. Assim, em questão de alguns minutos, os problemas com o GPS vão chegar ao fim e tudo vai funcionar bem novamente. Tudo o que precisamos fazer é colocar o telefone numa superfície plana e ter esses sensores calibrados. Uma vez terminado, reiniciamos o telefone e tudo deve funcionar bem. O download desta aplicação no Android é gratuito, embora existam compras e anúncios lá dentro. A função de calibrar os sensores é gratuita, para que possamos usá-lo sem nenhum problema e assim resolver o que está afetando o GPS do telefone. podem instalá-lo aqui:

Quick TuneUp-Phone Calibration
Quick TuneUp-Phone Calibration
  • Quick TuneUp-Phone Calibration Screenshot
  • Quick TuneUp-Phone Calibration Screenshot
  • Quick TuneUp-Phone Calibration Screenshot
  • Quick TuneUp-Phone Calibration Screenshot
  • Quick TuneUp-Phone Calibration Screenshot
  • Quick TuneUp-Phone Calibration Screenshot
  • Quick TuneUp-Phone Calibration Screenshot
  • Quick TuneUp-Phone Calibration Screenshot
  • Quick TuneUp-Phone Calibration Screenshot
  • Quick TuneUp-Phone Calibration Screenshot
  • Quick TuneUp-Phone Calibration Screenshot
  • Quick TuneUp-Phone Calibration Screenshot

Reset de fábrica

A solução mais extrema de todas, a que podem recorrer se nada mais funcionou. Se o GPS no Android ainda tiver problemas operacionais, restaurar o telefone da fábrica pode ser uma boa opção a considerar. De facto, é muito eficaz nesse tipo de problema, ao fazer com que funcione bem novamente. Se não sabem como é feito, alertamos que antes de usar esta função, devem que fazer uma cópia de backup dos arquivos no telefone, para não perderem nada. Só então, podemos fazer essa redefinição de fábrica, o que fará com que o telefone recupere o seu estado original.Se tudo correr bem, o que geralmente é o caso, o GPS funcionará normalmente e sem falhas.

 

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais