Governo dos EUA pede ajuda à Huawei para condenar a Qualcomm

Tanto a Huawei quanto a Lenovo declararam que a Qualcomm ameaçou parar de fornecer Chipsets a menos que continuassem a pagar as taxas de licenciamento da Qualcomm. Em depoimento em vídeo no tribunal, o conselho geral da Huawei, Nanfen Yu, explicou que em 2013 a Qualcomm disse à Huawei que, se quisesse continuar a receber Chipsets CDMA, teria que estender o seu contrato de licenciamento com a Qualcomm.

O julgamento sem júri de dez dias começou na sexta-feira. Neste momento a Federal Trade Commission (FTC) dos EUA tenta convencer a juíza Lucy Koh de que a Qualcomm age como um monopólio anticoncorrencial na forma como licencia suas patentes. Tanto a Huawei quanto a Lenovo declararam que a Qualcomm ameaçou parar de fornecer Chipsets a menos que continuassem a pagar as taxas de licenciamento da Qualcomm.

Governo dos EUA pede ajuda à Huawei para condenar a Qualcomm 1

Em depoimento em vídeo no tribunal, o conselho geral da Huawei, Nanfen Yu, explicou que em 2013 a Qualcomm disse à Huawei que, se quisesse continuar a receber Chipsets CDMA, teria que estender o seu contrato de licenciamento com a Qualcomm. Nanfen disse que a fabricante de Chipsets "deixou claro que temos que assinar um contrato de licença de alguma forma. Não tivemos escolha". A Qualcomm respondeu no tribunal que nunca reteve Chipsets da Huawei ou da Lenovo, mesmo quando ambos estavam a negociar um novo acordo para componentes a serem usados ​​nos equipamentos de rede da empresa.

No passado, a Qualcomm retaliou com os clientes que tentaram contestar os seus termos legais atrasando ou interrompendo o fornecimento de chips. Não sabemos se a Qualcomm seguiria com a sua ameaça de cortar o fornecimento, mas não podemos correr esse risco ". - Ira Blumberg, vice-presidente de propriedade intelectual da Lenovo disse.

Relacionado:  Novos Huawei FreeBuds 4 Oficiais sem carregamento wireless, mas mais baratos

O julgamento está a ocorrer em San Jose, Califórnia, e vai até 28 de janeiro. Se a FTC vencer, a Qualcomm terá que fazer mudanças radicais na maneira de licenciar a sua propriedade intelectual.

 

Fonte

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!