Google vai pôr um ponto final nas aplicações mais antigas da Play Store

Eis o que precisa de saber sobre a mudança e como esta irá afectar o seu dispositivo. Houve uma altura em que relatavámos obsessivamente o número de aplicações na Play Store, mas isso foi sobretudo antes mesmo de ser chamada de “Play Store”.

Se é um utilizador de Android, então sabe que a Play Store é o seu ponto de venda único para todas as aplicações e jogos que possa querer. Mas sabia que o Google planeia esconder aplicações antigas em nome da segurança? Eis o que precisa de saber sobre a mudança e como esta irá afectar o seu dispositivo.

Houve uma altura em que relatavámos obsessivamente o número de aplicações na Play Store, mas isso foi sobretudo antes mesmo de ser chamada de “Play Store”. Depois de todos estes anos, há mais aplicações do que alguma vez se poderia precisar – tantas, de facto, que podemos passar honestamente sem as mais antigas. A segurança tem sido uma característica importante das recentes actualizações do Android, mas essas aplicações abandonadas não suportam necessariamente todos os novos requisitos. Ainda este ano, a Google está a tomar medidas para assegurar que as aplicações de antigamente não tenham um impacto negativo na sua segurança.

Google vai pôr um ponto final nas aplicações mais antigas da Play Store 1

Actualmente, o Google requer que as novas aplicações e actualizações de aplicações visem uma API não mais do que uma versão atrás da mais recente. No entanto, há uma tonelada de aplicações antigas que não foram atualizadas durante anos. A Google não vai remover essas aplicações da Play Store, mas provavelmente não as vão ver com tanta frequência. Mais tarde este ano, as aplicações que estão mais de dois níveis de API atrás já não serão instaláveis nem aparecerão em pesquisas. O Google diz que a maioria das aplicações na loja obedecem a estes padrões e não serão afetadas.

Há aqui algumas advertências importantes. As aplicações que tiver instalado ou adquirido anteriormente continuarão funcionais, mesmo após a mudança. São apenas novos utilizadores que ficarão protegidos do software antigo. Além disso, verá aplicações mais antigas se estiver a usar um telefone ou um tablet a executar uma versão correspondente do Android. Por exemplo, um telefone a executar o Android 9 Pie (API 28) continuará a poder ver aplicações que visam a API 28. Se estiver em 10 ou mais tarde, essas aplicações ficarão escondidas.

Google vai pôr um ponto final nas aplicações mais antigas da Play Store 2

De acordo com o Google, a justificação para esta mudança é simples. Se estiver a utilizar um telefone com uma versão atualizada do Android, esperaria naturalmente que todas estas características avançadas de segurança funcionassem. As aplicações que visam níveis API mais antigos ignoram muitas destas características. Aplicativos que tenham passado sem actualização durante quase uma década podem ser perigosos de executar em 2022.

A mudança terá lugar a 1 de Novembro de 2022. Isto dá aos programadores algum tempo para se prepararem, mas como muitas das aplicações afetadas estão na verdade abandonadas, muito provavelmente desvanecer-se-ão na obscuridade.

Como desenvolvedor, é importante manter-se atualizado sobre as últimas mudanças na Política de Desenvolvedores do Google Play. Recentemente, a Google anunciou que todas as novas aplicações e actualizações de aplicações devem visar um nível de API não mais do que uma versão por detrás do último lançamento. Esta alteração da política foi concebida para melhorar a segurança dos utilizadores e proteger os utilizadores de dissabores com aplicações vulneráveis a ataques. Se tiver uma aplicação existente que não cumpra este requisito, terá de atualizar a sua aplicação ou esta será condenada à obscuridade na Loja Play do Google.

 

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!